Hyundai HCD-14 Genesis, o concept do ano

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

concept-genesys-ed-72concept-genesys-ed-72

Maníaco por carros que se preze quando fala em concept está se referindo a um veículo conceitual de aspecto futurista e pinta de esportivo, certo? Bom, há quem discorde. Por exemplo, os vinte e tantos jornalistas americanos especializados em automobilismo que integram o júri do prestigioso prêmio para veículos conceito North American Concept Vehicle of the Year Awards.

Na edição de 2013, divulgada em julho, o vencedor da categoria Concept Car do Ano foi o Hyundai HCD-14 Genesis, um luxuoso concept cupê de quatro portas desenvolvido pelo Centro de Design que a empresa sul-coreana mantém no estado da Califórnia. Além disso, o HCD-14 ainda levou um segundo prêmio e ficou com o título na categoria de Concept Mais Significativo.

Por fora

Como em muitos dos concepts apresentados recentemente, esta proposta da Hyundai não não vai muito fundo no quesito visual futurista. Definitivamente é um carro que chamaria a atenção na rua, mas pelo bom desenho e pela harmonia das linhas e não por parecer saído de um filme de ficção científica. Um olhar atento vai identificar no design da carroceria alguns pontos que remetem a alguns belos Aston Martin e Jaguar.

Se para os veículos de outros segmentos, como Azera, Sonata, Elantra e I-35, a fábrica adotou o conceito de estilo que batizou de “escultura fluida”, para o HCD-14 Genesis o design foi revisto e passou a ser “precisão fluida”.

O resultado é um cupê de quatro portas de jeitão esportivo, bonito e equilibrado, que tem na lateral e na traseira os seus pontos fortes, com detalhes que chamam a atenção, tais como os faróis em “escamas”, as portas traseiras, as rodas revestidas de fibra de carbono, as ponteiras de escape extra-largas e as lanternas muito bem desenhadas, aliás, uma característica da maioria dos modelos da marca.

 

Por dentro

É nas soluções técnicas e na parte interna do carro que estão alguns dos grandes achados do HDC-14 Genesis. Num momento em que só se fala em veículos com motorização híbrida ou elétrica, ele vai contra a corrente e apresenta debaixo do capô um possante motor da série Tau, semelhante aos já usados nos modelos de topo de linha da Hyundai, como o Genesis e o Equus.

O Tau é um motorzão V8 5.0 de 430 HP, dotado de injeção direta, duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT) e câmbio automático de nada menos que oito marchas, acionadas por borboletas junto ao volante. Segundo a fábrica, o escapamento é revestido de cerâmica e foi cuidadosamente balanceado para gerar um ronco que ela descreve como “de barítono”, ou seja, grosso. Pode não ser moderno, mas é um ótimo apelo para quem curte automóveis.

Motorista e passageiros entram no Genesis Concept por quatro amplas portas, sendo que as traseiras ainda têm o diferencial de abrirem ao contrário, pois as dobradiças estão localizadas na parte traseira, solução semelhante à utilizada nos modelos quatro portas da Rolls Royce, como o Phantom e o Ghost. O toque especial é que cada porta traseira tem apenas uma dobradiça e ela é aparente, em alumínio escovado, em vez de semi-oculta e pintada, como nos veículos “normais”. Embora chamativa, essa característica talvez seja a que tem menos possibilidades de ser incorporada a um modelo de produção.

Uma vez dentro do carro, começa o show de novidades. A principal não fica à vista, mas é facilmente percebida pelo motorista: graças ao que a Hyundai batizou de Intuitive Connective Concept ( Conceito de Conectividade Intuitiva), o carro reconhece movimentos e gestos de quem está sentado no assento do motorista e reage a eles.

Assim que motorista é identificado óticamente, o carro dá a partida no motor e passa a acompanhar a movimentação dos seus olhos e mãos, com os quais é possível controlar funções de conectividade, informação, navegação ou audio. Não se trata de um mero exercício de futurologia, mas da aplicação de tecnologia já em desenvolvimento pela Hyundai, que a demonstrou na feira CES deste ano, em Las Vegas.

Aliado a um painel HUD (Head-up Display), como nos jatos de combate, o conceito permitiu aos designers da fábrica reduzir drasticamente a quantidade de botões e mostradores no painel e no console central, permitindo uma aparência muito mais “clean” e menos intimidadora.

A interface intuitiva permite ao motorista ter controle total de todas as funções integradas, mantendo os olhos com segurança acima do plano do painel de instrumentos e reduzindo as possibilidades de distração que costumam estar associadas ao uso de controles manuais.

Um dos pontos mais bonitos do carro é o design do habitáculo, que parece envolver motorista e passageiros em áreas próprias, graças a uma série de superfícies onduladas, de aspecto muito agradável.

Integrando e ao mesmo tempo dividindo os espaços de cada um dos ocupantes, um longo console central vai do painel até a base do assento traseiro, com curvas suaves em vez das tradicionais linhas retas. Segundo a montadora, o console foi inspirado em uma dupla onda e parece esculpido, exibindo superfícies graciosas enriquecidas com a aplicação de madeira natural laminada.

 

O Genesis

O HCD-14 Genesis Concept empresta o nome do Genesis, que faz dobradinha com o feioso e pesado Equus na linha de carros de luxo da montadora, posicionada logo acima do Azera. O modelo vem tendo ótimo desempenho de vendas no concorrido mercado americano e já responde por 9% do total de vendas do seu segmento. Quem sabe um dia a montadora resolva importá-lo para o Brasil.

Por Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

7 dias ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

4 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

4 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

8 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

8 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

8 meses ago