Últimas Notícias

iEV20 estreia como o elétrico mais acessível do mercado brasileiro

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Já é cada vez mais comum vermos as montadoras se posicionando para o mercado de veículos elétricos, aqui no Brasil, as principais empresas lançaram veículos alimentados por energia elétrica, ou anunciaram que em breve apresentarão.

Porém, a JAC MOTORS foi mais longe, apresentou 5 modelos de uma vez, deixando claro a importância que a marca deposita nesse novo segmento que está se desenvolvendo no Brasil.

Um deles, é o Iev20, o carro de entrada, que chega com o menor valor em todos os elétricos do mercado nacional.

Como zero é a emissão de CO2 desse modelo. Dotado de uma unidade motriz com 68 cv e 215 Nm (21,9 kgfm) de torque, o JAC iEV20 possui 41 kWh de capacidade máxima de carga das baterias.

Criado para ser um novo paradigma de “economia de combustível” na China, o modelo oferece uma autonomia de 320 km, de acordo com a norma europeia NEDC.

Mas há como melhorar essa autonomia. No console central, o JAC iEV20 possui uma chave seletora que pode ser retirada do modo convencional, chamado ECO, e colocado no LOW.

Entra em ação um programa eletrônico que altera alguns parâmetros de funcionamento do carro com o objetivo de economizar mais ainda a energia das baterias.

No modo LOW, a velocidade máxima passa a ser de 63 km/h, embora as arrancadas e as retomadas não se modifiquem.

E ocorre um sensível aumento da ação regenerativa do i-Pedal, que aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um “gerador”.

Resultado: se o motorista for cuidadoso nas acelerações e não usar o ar-condicionado, o iEV20 lhe entregará uma autonomia de 400 km.

CARACTERÍSTICAS:

Modelo 100% elétrico de porte compacto da marca, JAC iEV20 esconde a alta tecnologia empregada no projeto em uma carroceria com apenas 3,78 metros de comprimento;

Modelo possui 320 km de autonomia (norma NEDC), mas pode chegar a 400 km com a função Low acionada

Baterias de íon-lithium têm capacidade máxima de 41 kWh;

Com 215 Nm (21,9 kgfm) de torque, ele garante arrancadas vigorosas. De 0 a 50 km/h, gasta menos de 5 segundos;

Provido de refrigeração líquida e sistema de regeneração de carga em favor das baterias, o JAC iEV20 é incrivelmente econômico: em média, o modelo percorre 9,75 km/kWh;

JAC iEV20 possui o menor custo por km rodado dentre todos os automóveis à venda no Brasil (elétricos ou convencionais);

O modelo é 1 dos 5 veículos que a montadora chinesa apresentou para o mercado de elétricos.

Por: Matheus Oliveira
Fotos: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO
Clique aqui e leia a edição na íntegra!

Felipe Negri Vicentini

Share
Published by
Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

1 semana ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

4 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

4 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

8 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

8 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

8 meses ago