Artigo: A importância de medir

Aprender a medir, acostumar-se a medir, é fundamental para o sucesso. Quando um fenômeno qualquer é corretamente medido é sempre mais fácil tomar decisões a respeito dele.

Nós, no Brasil, somos muito carentes de dados. Não temos o hábito, muito comum nos países europeus e mesmo nos EUA de medir quase tudo. Sem termos a exata medida de um problema, dificilmente desenvolveremos ações eficazes para a sua solução. Medir é, pois, um grande facilitador da ação.

Todas as ciências têm como base o medir. Um médico antes de receitar, pede exames laboratoriais que dirão a ele exatamente qual a carência do paciente. Um engenheiro agrônomo faz a análise laboratorial do solo para definir quais corretivos deverá aplicar para que a colheita seja maior.

Se eu souber exatamente quantas pessoas irão a um casamento, poderei preparar uma festa adequada ao número de convidados. Se eu não souber, terei que ficar na expectativa de que os doces sejam suficientes para todos. E o resultado será sempre “sobrar muito” ou “faltar muito”.

É sempre alto o preço de não se ter o hábito de medir. Quando trabalho sem dados, tenho que tomar decisões empíricas. “Vou fazer isso porque ‘acho’ que esse é o problema”, dizem os que não se baseiam em medidas certas para tomar decisões. Esse “achismo” é um grande mal.

Não raramente ficamos surpresos quando o IBGE, por exemplo, nos mostra os dados mais analíticos do CENSO. Quase sempre os dados derrubam nossa percepção que era, muitas vezes, oposta à realidade.

Sem medir ficamos à mercê de nossos preconceitos e modelos mentais que podem estar ultrapassados. Sem medir confiamos numa presumível intuição em coisas que são mensuráveis e quase sempre erramos.

Assim, uma das coisas que precisamos fazer é adquirir o hábito de medir. Quando alguém disser “muitos” pergunte “exatamente quantos”. Quando disser “grande”, pergunte exatamente o tamanho.

Quando disser “todo mundo disse”, pergunte exatamente “quantos falaram”. Trabalhando com dados e medidas, você passará a ter maior domínio sobre a realidade.

Adquirindo o hábito de medir, a pessoa também passará a exigir dados e medidas das coisas que lhe são ditas e aumentará assim a sua consciência cidadã e será menos iludida pelos que falam sem apresentar dados, sem medir.

Faça isso na sua empresa. Acostume-se a medir e a exigir dados exatos sobre os problemas e verá que a solução ficará sempre mais fácil. Pense nisso. Sucesso!

 

O antropólogo Luiz Marins, mais conhecido como Professor Marins, é um dos mais conhecidos e populares palestrantes e consultores do Brasil e colaborador fixo da AutoMOTIVO.
Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhados ao e-mail:
consultores@revistaautomotivo.com.br

fabio codellos

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.