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Independente do porte, todas as empresas podem importar da China

Além de saber localizar um bom fornecedor, é preciso ter um bom plano de negócio

É possível trazer absolutamente tudo da China, e em todos os níveis de qualidade e quantidade. Todo ano há milhares de feiras dos mais diversos segmentos. Algumas, inclusive, só fecham cinco dias por ano, durante o ano novo chinês.

A China fabrica de tudo e em todos os níveis de qualidade. Há empresas que necessitam de preço, já outras de um produto altamente aperfeiçoado.

Entretanto, em se tratando de importação, o mais importante é levar em conta, em primeiro lugar, a saúde financeira da empresa porque essa modalidade implica em pagamento adiantado, diferente das facilidades de 30, 60 e 90 dias para pagar, como é prática do comércio interno.

A China fabrica de tudo e em todos os níveis de qualidade. Há empresas que necessitam de preço, já outras de um produto altamente aperfeiçoado.

Mas, de acordo com Tomaz Carvalho, diretor da Interbrax, quem opta por trazer produtos do oriente, não se arrepende. “Comprando direto da fonte – no caso, da China – há uma economia média de 20 a 30% e, em alguns casos, até mais, o que justifica a importação”, revela.

Mesmo diante de tamanha vantagem financeira, há outra questão desafiadora que trata da confiança no fornecedor. Infelizmente, alguns empresários, por não contarem com a assessoria de profissionais, amargam prejuízos financeiros irreparáveis. “Quando isto ocorre, o resultado é o comprometimento da continuidade do negócio. Afinal, confiar em um fornecedor que está há milhares de quilômetros sem uma assessoria é altamente arriscado”, aponta Tomaz.

Normalmente, um produto chega a custar 80% a mais quando considerarmos frete internacional, nacionalização, taxas portuárias. “Tudo isso é custoso, mas não representa nenhum impedimento para vender produtos com ótimo custo-benefício no Brasil. Apesar da porcentagem assustar, o produto chega no país a um preço muito melhor que o nacional. No geral, é por isso que tem tantas empresas importando da China”, explica o diretor.

Além de saber localizar um bom fornecedor, é preciso ter um bom plano de negócio, isto é, vender o que a empresa trouxe e, ainda, dar continuidade ao projeto.

Contar com parceiros traz tranquilidade para toda a operação. “Além da questão econômica, o cliente deixa de ter um departamento de importação com custo fixo, passando apenas para variável, e passa a comprar direto da fonte”, finaliza.

 

 

Artigo: Tomaz Carvalho
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
Felipe Negri Vicentini

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