A AutoMOTIVO esteve do outro lado do mundo para conferir a força da indústria local.
Taiwan, uma ilha no leste do continente asiático que também é denominada República da China, está cada vez mais presente nos negócios do segmento de som, acessórios e autopeças automotivas.
Com uma população de 23,34 milhões de pessoas, sendo sua capital Taipei como centro urbano, financeiro, administrativo e cultural, o país possui o produto interno bruto de aproximadamente 474 bilhões USD de dólares (dados de 2012) e sua língua padrão é o mandarim. Este definitivamente é um país a ser explorado para quem quer bons negócios e novas possibilidades.
O Conselho de Desenvolvimento do Comércio Externo de Taiwan (TAITRA) convidou, com exclusividade no Brasil, a equipe da revista AutoMOTIVO para visitar algumas das fábricas que participarão da 30ª edição da TAIPEI AMPA, feira que ocorrerá entre os dias 09 e 12 de abril de 2014. A AutoMOTIVO representou a América do Sul, juntamente com outros representantes de outros continentes.
CONHEÇA MAIS QUEM É A TAITRA.
Fundado em 1970, para ajudar a promover o comércio exterior, o Conselho de Desenvolvimento do Comércio Externo de Taiwan (TAITRA) é a organização sem fins lucrativos de promoção comercial principal em Taiwan. Co-patrocinada pelo governo, associações da indústria e várias organizações comerciais, a TAITRA auxilia as empresas de Taiwan a lidarem com os desafios que enfrentam no mercado externo.
A organização apresenta também uma promoção e informação comercial de rede bem coordenada com mais de 600 especialistas treinados em Taipei, quatro filiais locais em Hsinchu, Taichung, Tainan e Kaohsiung, e mais de 50 filiais no exterior espalhadas em todo o mundo.
Juntamente com suas organizações irmãs, Extremo Oriente Serviços Comércio, Inc. (FETS) e Taipei World Trade Center (TWTC), a TAITRA criou uma riqueza de oportunidades comerciais por meio de estratégias de promoção eficazes.
A indústria de autopeças tem um papel vital sobre o desenvolvimento econômico em Taiwan, com as exportações tendo aumentado rapidamente e de forma constante ao longo dos anos. Um dos fatores mais importantes por trás desse sucesso, e os observadores e compradores mais informados concordam, é uma abrangente rede altamente eficiente, que permite que os fabricantes de peças individuais se especializem em certas linhas e alcancem flexibilidade de produção elevada, com ampla gama de produtos, baixo custo de produção, e rápido tempo de desenvolvimento.
A grande maioria das empresas de autopeças e acessórios de Taiwan são de pequeno a médio porte e se concentram na exportação e vendas devido ao mercado interno limitado. 80% das suas exportações vão para o mercado de reposição mundial (aftermarket), tornando Taiwan um dos mais importantes do mundo como base de fornecimento de autopeças de reposição. Existem lá atualmente, cerca de 2.800 fabricantes de autopeças e acessórios, que incluem cerca de 300 modelos de equipamentos originais (OEM) fornecidos, dos quais muitos destes também servem ao aftermarket.
O crescimento é contínuo e aparentemente desafia tendências globais. De acordo com estatísticas da Economia Industrial & Centro de Conhecimento, sob a Tecnologia Industrial, Taiwan tem o valor da produção automotiva, incluindo montadoras de automóveis e autopeças, um recorde de 20.3 bilhões de dólares em 2011, representando 4,2 % do valor total de produção da ilha e mostrando um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
Dados da Associação mostram que as exportações de autopeças e acessórios de Taiwan totalizaram 6,8 bilhões dólares em 2011, um aumento de 7,9% em relação ao ano anterior.
PRINCIPAIS VANTAGENS
Além de alguns fatores incomparáveis lhes darem a vantagem sobre os seus concorrentes de todo o mundo, como a flexibilidade com capacidade de alta produção, produto de amplo alcance, baixo custo de produção e desenvolvimento em curto tempo, os fabricantes de autopeças e acessórios em Taiwan também tem outra vantagem que os ajudam a continuar a consolidar a sua posição no mercado global. É o trabalho de divisão entre Taiwan e China, em que as plantas de ambos os lados do Estreito de Taiwan são capazes de atender a uma ampla gama de necessidades dos clientes em termos de preços, qualidade, quantidade e prazos de entrega .
A FEIRA
30 anos já se passaram desde a sua primeira edição. A TAIPEI AMPA iniciou em 1984, com apenas algumas empresas e de lá para cá muita coisa mudou. Três décadas depois a feira está entre as mais importantes de acessórios automotivos e componentes. A organização da feira através dos anos sempre trabalhou ao lado dos fabricantes.
Em 2013, a TAIPEI bateu recorde de visitação com 6.813 CEO’s de empresas diferentes, seguido de mais de 67.558 profissionais do setor e 1.385 empresas expositoras. Segundo a organização do evento, o sucesso não foi feito somente pela diversidade dos produtos apresentados e sim pelas empresas Taiwanesas apresentarem sempre produtos de alta qualidade e produzi-los mesmo antes do mercado necessitar ou imaginar estes produtos e soluções. Agora em 2014, a expectativa é que mais de 1.500 empresas exponham seus produtos numa área de 60.000 m2 quadrados de infra estrutura para os negócios.
Confira o perfil das empresas visitadas pela equipe AutoMOTIVO.
Acessórios Automotivos, Componentes Eletrônicos, Tuning, Sistema de Motores e Chassis, Manutenção Veicular e muito mais.
O país possui muitas fábricas que fornecem ao mercado mundial (OEM e aftermarket), algumas delas foram visitadas pelo gerente de marketing da revista AutoMOTIVO, Henrique Fanti. “Trata-se de um país incrível, com diversas possibilidades de negócios em nosso setor. Como visitei as fábricas, pude conferir que, em 100% dos processos de fabricação a ideologia das empresas é fornecer produtos de tecnologia e segurança avançadas ao mercado global com um custo extremamente competitivo”. Diversas empresas brasileiras têm visitado o país em busca de parcerias comerciais e produtos para importação, ou até mesmo em busca de novas tendências.
Os fabricantes de peças e acessórios são considerados peça chave para o desenvolvimento industrial. Muitas destas empresas são pequenas ou médias. O governo sabe da necessidade de aumentar a capacidade e eficiência para suportar a demanda no futuro deste setor mantendo-as competitivas mundialmente.
A conclusão é que mesmo sendo um pais tão pequeno territorialmente, o Brasil tem muito que aprender com eles. Principalmente na questão da união do setor e representação por meio de associações, assim eles conseguem apoio e incentivo do governo, o que atualmente não acontece no Brasil. Mas fora esta questão, comercialmente é um país que vale a pena conhecer e prestar atenção, pois eles ganham cada vez mais espaço no setor automotivo.
Confira mais fotos de Taiwan.
Por: Denise Andrade e Henrique Fanti
Fotos: Divulgação , Equipe AM
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