Como seria um monoposto de Grand Prix da Infiniti que tivesse sido criado na década de 40, guardado num armazém e esquecido desde então? E se esse “clássico” construído à mão, como era tradição na época, quase meio século antes da criação da marca de luxo da Nissan, fosse equipado propulsão elétrica, a última palavra em tecnologia automotiva de hoje?
O que começou como um simples exercício de criatividade na área de Design global da Nissan acabou se tornando realidade e tomando a forma do Infiniti Prototype 9, um inédito concept com visual de um monoposto de competição clássico, apresentado em agosto deste ano no prestigiado Concours d’Elegance de Pebble Beach, na Califórnia.
Do papel para o mundo real
O ponto de partida foi criar um esboço conceitual de como seria um carro de corrida com a marca Infiniti, inspirado em roadsters e aeronaves da época, com linhas lisas e carroçaria de inspiração aeronáutica trabalhada em chapa nua.
Inspirado no estilo de aviões clássicos, o design do Infiniti Prototype 9 chama a atenção pelas suas superfícies lisas e aerodinâmicas, pelo capô longo e as saliências curtas, pelo cockpit aberto com um pequeno parabrisas e pelas rodas raiadas expostas.
Inicialmente compartilhada apenas com colegas próximos, a ideia logo superou os limites da equipe de Design e se espalhou por outros setores da Nissan. Perseguindo uma paixão pela beleza do design, a equipe logo tratou para trazer o esboço para o mundo físico.
Logo o que era apenas uma ideia ousada já tinha se transformado em estudos de design de escala em argila e, logo depois, em modelos de tamanho real. Não tardou que o projeto fosse transferido secretamente para uma seção isolada do Nissan Research Center, perto de Yokohama, no Japão, onde uma equipe de mestres artesãos – Takumi, em Japonês – da Nissan foi reunida para transformar o concept em realidade.
Em vez de chapas metálicas moldadas, como nos veículos atuais, o Infiniti Prototype 9 teve a sua carroceria artesanalmente martelada em torno de um chassis tubular metálico. O cockpit foi cuidadosamente acabado manualmente, usando chapa escovada, couro preto com costura vermelha de contraste.
Para deixar clara a origem do projeto, sutis bandeiras japonesas foram costuradas nos apoios de cabeça.
Contrastando com o aspecto retrô e os métodos clássicos de produção, o concept recebeu um conjunto de propulsão elétrico inédito da Infiniti, usando um protótipo de motor elétrico de 120 kW (148 hp), ainda não usado em nenhum veículo de série, alimentado por uma bateria de alta voltagem de 30 kWh.
Com tração traseira e transmissão de apenas uma velocidade, o Prototype 9 chega a 170 km/h e atinge os100 km/h em 5,5 segundos partindo da imobilidade.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.