Não é necessário dizer que, a cada dia que passa, a internet faz parte da vida de mais brasileiros. O Brasil já tem o quarto maior número de usuários em todo o mundo. Com 120 milhões de pessoas conectadas, só ficamos atrás dos Estados Unidos (242 milhões), Índia (333 milhões) e China (705 milhões), mas superamos países como Japão (118 milhões), Rússia (104 milhões), Nigéria (87 milhões), Alemanha (72 milhões), México (72 milhões) e Reino Unido (59 milhões).
Segundo o NIC.br, braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 61% das pessoas com mais de 10 anos de idade já têm acesso à internet. Em número de domicílios, a Internet conecta hoje 54% dos lares brasileiros, ou seja, 36,7 milhões de domicílios. Na classe A, 98% têm acesso à rede mundial de computadores, enquanto nas classes D/E, ainda são só 23%.
Embora o número de compras feitas pela Internet continue aumentando, pode ser que toda essa multidão de consumidores ainda não esteja pronta para comprar equipamentos de som e acessórios automotivos online.
No entanto, com absoluta certeza, podemos afirmar que a maioria desses consumidores já tornou a pesquisa de preços antes da compra uma parte rotineira do seu processo de compras, seja em lojas físicas ou em virtuais. Muitas vezes, os consumidores fazem pesquisas de preços dentro da própria loja e até na frente dos vendedores que os estão atendendo. Graças aos celulares e smartphones, o brasileiro se acostumou a pesquisar não apenas antes, mas até durante o processo de compra. E esse tipo de comportamento só tende a aumentar.
Segundo a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, o Brasil fechou o ano de 2017 com 236,5 milhões de linhas de telefones celulares, que estão presentes em mais de 64 milhões de domicílios. Ou seja, já há 113,52 linhas ativadas para cada 100 habitantes.
Buscas pelo Google
Para pesquisarem preços e tirarem dúvidas, os consumidores usam mecanismos de buscas como o Google, que é o mais usado no Brasil tanto para buscas por celulares, smartphones e tablets quanto por computadores tradicionais ou portáteis. No resto do mundo, a liderança também é do Google, com exceção de mercados como a China e a Rússia.
A empresa divulgou recentemente um levantamento feito sobre os carros que geraram mais interesse em buscas feitas com o seu aplicativo no Brasil durante o ano de 2017. Entre outros resultados, o levantamento mostra que apenas no mês de dezembro, 62% das buscas por automóveis no Brasil foram feitas por um smartphone, enquanto que no mesmo mês em 2016 essa participação era de 54%.
Embora o levantamento não seja sobre equipamentos de som e acessórios automotivos, já analisados em pesquisa publicada pela AutoMOTIVO na edição de junho de 2017, os dados obtidos pelo estudo do Google permitem obter importantes informações para orientar o planejamento da sua empresa.
Por exemplo, que marcas devem ter preferência na hora de orientar as compras da sua distribuidora ou loja? Ou então, acessórios para veículos de quais marcas a sua fábrica deve produzir?
Segundo a pesquisa, as marcas de veículos mais pesquisadas pelos consumidores brasileiros são Chevrolet, Fiat, Volkswagen, Honda, Hyundai, Ford, Renault, Toyota, Nissan e BMW. Outro dado que pode ser importante é quais veículos são os preferidos pelos consumidores na hora de fazer buscas online, embora resultado do levantamento do Google nem sempre repita o ranking de emplacamentos.
Entre os hatches, os três modelos mais buscados são o Chevrolet Ônix, o Hyundai HB20 e o Volkswagen Gol. Já entre os sedans, o Honda Civic, o Toyota Corolla e o Honda City encabeçam a lista. No caso dos SUVs, os três modelos mais pesquisados pelos consumidores são o Hyundai Creta, o Ford Ecosport e o Nissan Kicks. E entre as pick-ups, o Google mostra que os modelos mais buscados são a Volkswagen Saveiro, a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux.
Outro dado do levantamento que merece ser olhado com atenção é o referente às dúvidas sobre o significado de palavras que muitos de nós provavelmente imaginaríamos serem de domínio de todos, como o que é SUV, arrefecimento do motor, freio ABS e motor aspirado.
Isso nos mostra que devemos tomar cuidado com o conteúdo dos nossos anúncios ou com o texto de embalagens e materiais promocionais, pois pode ser que quem vai lê-los possivelmente não entenda o que estamos desejando comunicar.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.