Com a realização do primeiro evento dedicado ao varejo, o NETSHOP-SP que teve realização em outubro, ficou evidente que para fortalecer a venda nas lojas é imprescindível a participação dos fornecedores.
Não é de hoje que as empresas têm investido em materiais diferenciados para divulgar seus produtos no PDV. Mas o que os varejistas comentam é que é preciso inovar, diferenciar para que eles consigam vencer a concorrência constante da internet e os magazines.
Por isso, especialistas indicam que é preciso fazer ações diferenciadas para mercados diferentes. Não adianta o fornecedor lançar um novo produto e fazer uma ação única de marketing e enviar a todos os pontos de venda. É preciso que ações ocorram com mais eficiência, realizando, por exemplo, um raio-X adequado do PDV identificando as oportunidades de divulgação dos produtos, de acordo com as características de cada local.
Neste raio-X é possível identificar dados como: o tipo de vitrine, espaço e público. Isso é importante para definir quais os materiais promocionais que serão produzidos.
É claro, que fica inviável construir uma campanha para cada ponto de venda, mas fazendo-se essa análise é possível identificar que tipo de material poderá atender da melhor forma possível a maioria dos PDVs, respeitando suas características em comum. Fique atento às oportunidades, em um PDV um display pode funcionar melhor e em outro apenas um banner. Não basta somente fazer materiais promocionais forrando o ponto-de-venda de informações e poluição visual, tem que haver uma inteligência por trás dos projetos alinhada a uma estratégia eficaz de implementação.
Outra maneira de os fornecedores ajudarem as vendas nas lojas é contar histórias nos pontos de venda para atrair o consumidor. Mas para esta estratégia dar resultados precisará funcionar a parceria entre o lojista e o fornecedor. Como?
PARCERIAS
O lojista precisa ter a disponibilidade e espaço para propôr ao fornecedor um evento que atraia o consumidor. Ele poderá aproveitar o lançamento de um produto para sugerir ao fornecedor que o ajude no desenvolvimento de um evento para promover a marca.
Com isso, ele não só ajudará o seu parceiro, como terá a loja cheia para outras ações de venda.
ESTRATÉGIAS
O fornecedor precisa identificar ali qual a melhor estratégia de destacar a sua marca, se enviando representantes para demostrarem o novo produto, se fazendo uma micro exposição contando a história da marca e a evolução da linha de produtos, e claro poderá contar com a ajuda do lojista que indicará o perfil do seu consumidor.
Outra ideia, e essa independe da parceria do fornecedor, mas se ela acontecer os resultados poderão ser melhores é a oferta de ‘brindes’ para os consumidores em seus pontos de venda. Os lojistas podem oferecer porta copos, chaveiros temáticos ou ainda sacos de lixo personalizados para os consumidores. A princípio parecem mimos, mas o consumidor gosta de ser ‘mimado’, então agrade-o para que ele sempre volte a sua loja.
EXEMPLOS DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Por Denise Andrade
Fotos Equipe RA
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