Já aceleramos o novo Peugeot 208

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Para acabar com preconceito marca investe em leasing com recompra garantida mas falta do motor turbo joga contra o compacto

A Peugeot já teve tempos (bem) melhores no país chegando a ter 5% de Market share na década passada. Até que problemas com a rede de concessionários, assistência e qualidade dos produtos mancharam a reputação “dos franceses”. Agora a marca tem uma nova chance ao estrear no Brasil o novíssimo Peugeot 208. Feito sob uma nova plataforma, a CMP, o compacto tem desenho ousado e é fabricado na Argentina com a missão de resgatar a história da marca mas com preço elevado e sem motor turbo que todos os maiores concorrentes tem.

O que ele tem de diferente?

Vamos além do design mas esse é um ponto interessante. Os “dentes de sabre” são a nova marca da Peugeot e isso é marcante no 208. Além da dianteira ousada a traseira é elegante com uma barra horizontal escurecida com o conjunto tripartido de efeito impressionante. Por dentro, a boa qualidade dos materiais empregados também se destaca. Na versão mais cara, bancos em couro Alcântara tem toque macio. Para o motorista, o i-Cockpit foi mantido com volante abaulado, boa ergonomia e o efeito de projeção 3D no Cluster que também é incomum. Aliás, soluções desse tipo parecem tendência no mercado e podem inspirar novos equipamentos de som e acessórios como as luzes ambiente que também são tendência.

Além do painel o Peugeot 208 traz na versão Griffe testada itens como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção de faixa (com alerta e intervenção no volante), leitor de placas de velocidade e farol alto automático. Mas ele não custa R$ 74,9 mil e sim elevados R$ 94,5 mil. Vale a pena?

Suave e responsivo

No primeiro contato o 208 se mostra arrojado não só pelo estilo mas pela qualidade do material usado. O banco é esportivo e encaixa bem o motorista que encontra sua melhor posição. O motor, convenhamos que não é uma “grande coisa”. É o 1.6 EC5 de 118cv e 15,2 kgfm que não chamam a atenção. Até ligarmos o veículo. O câmbio de seis marchas evolui com suavidade e até a alavanca é diferente e de boa qualidade, acima do esperado.

O Peugeot 208 parece mais leve do que é ao volante e o motor não parece ter “só” 118cv. Ele é estável nas curvas, até pela altura em relação ao solo, e silencioso todo o tempo. Apesar do visual esportivo é justo dizer que um motor aspirado não faz milagre. Em rotações baixas falta-lhe o vigor do motor turbo mas em média rotação e quando exigido ele surpreende ao seu tempo.

Agora é o consumidor que vai dizer se ele vale quase R$ 95 mil. Nesta categoria temos o VW Polo Highline 1.0 TSI por R$ 90.690 e o Chevrolet Onix Premier 1.0 Turbo na faixa de R$ 80 mil bem como o HB20 1.0 TGDI Diamond por R$ 82 mil. O Peugeot é muito bem acabado, bonito e equipado mas falta aquele esperado desempenho de motor turbo. Se o consumidor não liga para isso só o tempo vai dizer.

Marcos Camargo

Share
Published by
Marcos Camargo

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 semanas ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

4 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

4 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

8 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

8 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

8 meses ago