Como vão ser os carros que serão os objetos de desejo daqui a alguns anos? Fabricante de supermáquinas que fazem entusiastas de todo o mundo babar, a Automobili Lamborghini se juntou a dois laboratórios do afamado MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts para criar um modelo conceitual marcante.
Batizado de Lamborghini Terzo Millennio, o concept transforma em realidade palpável as teorias sobre design e tecnologia do amanhã, sem abrir mão do visual agressivo típico dos modelos da Lamborghini e ainda prometendo o desempenho impressionante que se espera de um superesportivo italiano.
Segundo a fábrica de Sant’Agata Bolognese, o objetivo tecnológico do projeto é desenvolver cinco dimensões diferentes do que se imagina que venha a ser um carro de desempenho esportivo de ponta no futuro: sistemas de armazenamento de energia, materiais inovadores, sistema de propulsão, design visionário e emoção.
Numa iniciativa arrojada, as duas primeiras dimensões foram concebidas em conjunto com os dois laboratórios do Massachusetts Institute of Technology: o “Dinca Research Lab”, liderado pelo Professor Mircea Dinca, do Departamento de Química e o “Grupo de Mechanosíntese”, liderado pelo Professor Anastasios John Hart, do Departamento de Engenharia Mecânica.
A parceria foi financiada substancialmente pela Automobili Lamborghini e tem como objetivo levar a uma inovação radical na tecnologia de sistemas de armazenamento de energia e na ciência dos materiais.
Armazenamento de energia e materiais inovadores
A Lamborghini optou por uma abordagem diferente para o armazenamento de energia no Terzo Millennio, apostando no potencial dos supercapacitores de baixa tensão, como no V12 Aventador
A colaboração com o MIT busca superar os limites tecnológicos atuais, aproveitando o alto poder, o comportamento simétrico e o longo ciclo de vida relacionados aos supercapacitores.
Para apoiar esta revolução nos sistemas de armazenamento de energia, os materiais e suas funções também precisam mudar. Por isso, o MIT vai investigar como o uso da fibra de carbono da carroçaria para armazenar energia, permitindo que ela seja usada como se fosse uma grande bateria.
Além disso, o projeto pretende dar à fibra de carbono da estrutura e da carroceria a capacidade de detectar rachaduras e danos causados por acidentes, induzindo um processo de auto-reparação através de microcanais preenchidos com quimioterapia de cura.
Acompanhando a tendência atual de desenvolver veículos elétricos, o Terzo Millennio usa quatro motores elétricos integrados a cada roda, o que permite oferecer tração nas quatro rodas e libera os designers da Lamborghini para desenvolverem uma nova arquitetura, totalmente focada ao aperfeiçoamento do fluxo de ar.
Para domar o concept, o motorista conta com um cockpit virtual que permite que, antes de percorrer uma estrada ou circuito de corrida, ele fazer isso virtualmente, como num bom videogame, com a assistência de um especialista virtual. Parece divertido, não?
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.