Demorou, mas certamente valeu a pena! Depois de uma espera de cinco anos, a Automobili Lamborghini finalmente lançou o Urus, o seu primeiro utilitário esportivo. O SUV puro sangue da casa de Sant’Agata Bolognese foi apresentado pela primeira vez ainda como concept na edição de 2012 do Salão de Pequim e foi uma das atrações do Councours d’Elegance de Pebble Beach, logo depois.
Aguardado com grande expectativa desde então, o Urus tem especificações que provam que o novo SUV tem claramente o DNA da respeitada marca italiana. Classificado pela Lamborghini como um “utilitário super sport”, o modelo definitivamente não é só um esportivo com carroceria de utilitário, deixando bem claro que valeu a pena esperar. Segundo a marca, ele tem uma dupla personalidade: na cidade e na estrada, se comporta como um super esportivo, mas com muito mais luxo e espaço. E fora da estrada, mostra as características de um versátil off-road.
Uma nova visão
Quem já tem um Lamborghini vai encontrar muitas novidades ao entrar no Urus, como muito espaço interno para cinco ocupantes, facilidade para entrar, posição de pilotagem mais elevada, acabamento luxuoso, bancos com controle elétrico com até 18 ajustes e opção de massagem, sistema de infotainment de última geração e seletor de dinâmica de pilotagem com sete opções.
Mas a verdadeiras novidades estão na plataforma técnica, que abrange direção nas quatro rodas de até 23 polegadas, suspensão a ar adaptativa, tração nas quatro rodas com vetorização de torque e um inédito motor com turbocompressor, componente usado pela primeira vez nos 54 anos da empresa.
Em vez dos motores de 12 ou 10 cilindros instalados na parte traseira de outros modelos da Lamborghini, o Urus possui na dianteira um V8 biturbo 4.0 com 650 hp, que lhe permite acelerar de 0-100 km/h em 3,6 segundos, de 0-200 km /h em 12,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 305 km /h, o que o torna o SUV mais rápido já produzido.
Dependendo do modo de condução selecionado, o motor foi calibrado para variar o som e a sensação do Urus, desde sons de baixa frequência mais baixos e confortáveis no modo Strada, até o ronco emocionante característico de um Lamborghini no modo Corsa. Um sistema de escape especialmente desenvolvido também personaliza a saída de som conforme o giro do motor.
Lamborghini Infotainment System
Como todo bom veículo moderno de luxo, o Urus tem um sofisticado sistema de infotainment, que usa duas telas sensíveis ao toque alojadas na área central do painel. A tela superior gerencia funções como mídia, navegação, informações de status do telefone e do carro. A inferior controla funções ar-condicionado e aquecimento de assentos, além de exibir um teclado e aceitar escrita manual para inserir informações e funções de controle.
O sistema pode acionado por comandos de voz para gerenciar funções como música, chamadas telefônicas ou enviar mensagens de texto e suporta os padrões Apple CarPlay, Android Auto e Baidu-Carlife. O sistema de som padrão tem quatro canais e oito alto-falantes, mas opcionalmente pode ser um high-end Bang & Olufsen 3D com saída de 1.700 watts e 21 alto-falantes.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.