Há cinquenta anos, o fabricante de tratores italiano Ferruccio Lamborghini lançava o seu primeiro carro. Depois de uma discussão com Enzo Ferrari a respeito de problemas de funcionamento da embreagem da sua Ferrari vermelha, Lamborghini resolveu construir um carro com as características que achava que um verdadeiro carro esportivo devia ter. Construiu uma fábrica, contratou os melhores engenheiros italianos da época e em 1964 apresentou o seu primeiro modelo, o 305 GT.
Para comemorar as cinco décadas de atividade, a fábrica da pequena Sant’Agata Bolognese, nos arredores de Modena, lançou no recente Salão de Genebra a impactante Lamborghini Veneno, um bólido literalmente para poucos.
Como se não bastasse o preço de tabela de nada menos do que 3 milhões de euros, mais impostos – algo por volta de 10 milhões de reais, serão produzidas apenas três unidades da super-máquina, todas já com afortunados compradores.
A fábrica descreve a Veneno como “um carro homologado para as ruas que oferece a experiência de um protótipo de corrida”. Apesar da velocidade máxima não passar de “meros” 355 km/h, é precioso dizer mais para deixar um apaixonado por velocidade com água na boca?
Para acelerar o bólido de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, a Lamborghini dotou a sua nova obra de arte com uma carroceria de fibra de carbono e um motor de 6.5 litros, com 12 cilindros, que desenvolve 760 cavalos.
O seu design é prioritariamente focado na aerodinâmica e numa estabilidade otimizada em curvas, dado que o Veneno trata-se de uma experiência dinâmica real de um protótipo de competição mas podendo, no entanto, ser homologado para a estrada, refere a marca em comunicado.
O nome de batismo do novo carro segue a tradição da Lamborghini, que tem um touro no seu escudo e que costuma batizar suas máquinas com nomes de raças de touros, a exemplo do lendário Miura. Segundo a fábrica, o nome Veneno remete a raça de touros conhecidos for sua velocidade, força e agressividade.
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.