Saiba como instalar e conheça alguns modelos disponíveis
Fonte: Doutor Multas
Uma novidade que chama a atenção de muitos condutores há algum tempo é o farol de LED.
Para quem gosta de modificar acessórios em seu veículo, essa é uma tecnologia que está na moda.
Afinal, farol de LED é permitido por lei?
Vamos explicar o que a legislação fala a respeito, mas antes disso, vocês conhecem as características do Farol de LED? Se não, acompanhe abaixo quais são elas:
O farol de LED consiste, basicamente, em um conjunto de diodos emissores de luz. Esses componentes é que são conhecidos pela sigla LED.
Eles parecem pequenas lâmpadas comuns, contudo, são muito mais econômicos.
Atualmente, há no mercado dois tipos de farol que utilizam a tecnologia.
Tem os faróis full LED, que são compostos apenas por LEDs, e outros que possuem os LEDs somente para algumas funções.
O mais comum é o farol que tem apenas LEDs tanto para a luz alta quanto para a luz baixa.
Inicialmente, o farol de LED era um artigo de carros de luxo, usado principalmente com a função de farol diurno.
Com o tempo, e devido à eficiência e ao custo, está passando a ser usado cada vez em mais veículos. É a nova tendência em faróis, se sobrepondo à tecnologia do xenon.
Mas com tanta gente interessada, surge uma dúvida: será que o farol de LED é permitido por lei?
Farol de LED é Permitido?
Vários proprietários fazem uso dos faróis de LED, mas você já parou para se perguntar se eles são permitidos?
Até o momento, ainda é permitido por lei colocar o farol de LED no seu veículo. Contudo, você precisa regularizar essa alteração.
E como fazer isso? Você deve ir até o Detran e informar a modificação que deseja fazer.
Caso ela seja aprovada, você terá que pagar as taxas relativas ao processo de regularização.
Esse custo varia, pois cada Detran é livre para estabelecer os valores em seus estados. Importante: compre um farol de LED com aprovação em órgão certificador.
Muitas pessoas arriscam adquirir produtos sem procedência ou garantia de qualidade. Mas é um tiro no pé. Afinal, acabam tendo a regularização negada na vistoria. Pois, segundo entrevista do diretor da Tech One, Rodrigo Cabral, à TV AutoMOTIVO, um dos passos para a regularização no Detran é o envio da lâmpada para uma certificadora para aprovação da qualidade.
No fim das contas, gastam com uma modificação que depois precisa ser desinstalada. É aquela velha máxima: o barato sai caro.
Ao fazer tudo certo e ter aprovação do Detran, leve a um profissional autorizado para fazer a instalação do farol de LED.
Veja bem: a ordem correta é justamente essa, fazendo primeiro o encaminhamento antes de alterar qualquer mudança no veículo.
Com a substituição realizada, você terá que levar seu veículo novamente no Detran para a vistoria.
O padrão é uma vistoria do Detran e uma do Inmetro. Mas isso pode variar de estado para estado. Informe-se no seu.
Sendo aprovado o projeto executado, você receberá o Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Esse documento é anexado no CRLV (Certificado de Registros e Licenciamento do Veículo) e também no CRV (Certificado de Registro do Veículo), no campo de observações.
É ele que atesta a legalidade da alteração feita no veículo.
Estando o CSV nas observações do CRLV, você não poderá ser multado por trocar o farol do seu carro.
O Doutor Multas ainda disponibiliza um artigo inteiro sobre dados mais técnicos da legislação, caso queira se inteirar completamente do assunto.
A seguir apresentamos uma série de opções de lâmpadas de LED, que foram apresentadas na edição do Guia de Acessórios 2020. Confira!
CASTY TECH
Desenvolvido com LED COB (CHIP ON BOARD), proporciona uma iluminação de alto rendimento, eficiente e com maior vida útil da lâmpada. Possui um circuito de proteção eletrônico interno que controla a tensão aplicada no LED COB e o sistema de dissipação de calor através de um FAN COOLER (ventoinha) de alta velocidade e super silencioso. Todo o conjunto possui proteção IP68, garantindo sua durabilidade contra poeiras e inclusive imersão em água.
CINOY
O Kit de Lâmpada automotiva – SUPER LED PLUS é fabricado com alto nível de qualidade, garantindo maior alcance e maior segurança. Sua tecnologia de foco não provoca ofuscamento a outros condutores ou pedestres. Econômica, dura até 40x mais do que as lâmpadas comuns. Com 12/24V; 6500K; 6000 Lumens (no par).
E-TECH
O Kit Ultra LED possuiu uma ótima relação custo x benéfico, pois melhora sensivelmente a qualidade da iluminação dos faróis do veículo. O kit pode chegar até 6.000 lúmens de potência aliada ao baixo custo. Compatível com a maioria dos veículos nacionais e importados.
JR8
O LED R8 CREE com temperatura de cor: 6.500k; Fluxo Luminoso: 3.000 Lúmens; Tensão de entrada (Voltagem): 10~30V; Potência de saída: 50W; Voltagem:12-24V; Vida Útil: 30.000 Horas, além de resistência a umidade e dissipador de calor em alumínio de aviação.
MULTILASER
Nova linha de lâmpadas Ultra LED. Luminosidade, potência e durabilidade de alta performance. Seu driver integrado possui iluminação LED SMD, mais eficiente e mais econômica do que a COB convencional. Feitas com liga de alumínio usada em aviação, as lâmpadas são mais econômicas e mais brilhantes (4.000 lúmens), durando até 30.000 horas. Soquetes removíveis facilitam a instalação, basta instalar o soquete e depois encaixar as lâmpadas.
PHILIPS
As lâmpadas LED Philips combinam estilo, visibilidade e durabilidade. Disponível para faróis alto, baixo e neblina os LED Philips dão modernidade e um visual único para o automóvel.
RAY-X
Aqui são dois destaques: O LED Flex que possui LEDs com tecnologia CSP que garantem um brilho mais intenso e bem focado, modelo com IP68 resistente a água e com malhas de cobre dissipadoras de calor; e o Farol de LED com alta potência e multiuso, diversos modelos e funções, disponível para veículos off-road, ATV, caminhão, veículos de engenharia (escavadeira, guindaste, caminhão de mineração e etc).
SHOCKLIGHT
Além das Lâmpadas de LED S14, com dimensões e disposição dos LEDs 1:1 em relação a lâmpadas halógenas equivalentes, com até 2 vezes mais alcance. A SHOCKLIGHT também apresenta os novos Adaptadores H7 da marca. Permitem a instalação perfeita no soquete original. Disponível em 15 modelos, para veículos da BMW, Citröen, Fiat, Ford, GM, Hyundai, KIA, Land Rover, Mercedes Benz, Mitsubishi, Peugeot, Renault e Volkswagen.
SUNS FAROIS
O Kit farol de Milha Led para o Toyota Corolla 2020, com molduras e botão modelo original, o kit contém: 02 Faróis em LED; 02 Molduras do Milha; 01 Botão Interruptor – Modelo Original e 01 Chicote (Com relê se necessário).
TECH ONE
O Super LED Standard, possui chip de LED: CD757, 2 LEDs por lâmpada. Ângulo de emissão: 360º e Voltagem: 12V DC, com classificação: Ip67 (resistente à água). Temperatura de cor: 8000K e Temperatura de operação: -40ºC a 95ºC
TIGER AUTO
A nova lâmpada super LED da Tiger Auto traz excelente iluminação, pois possui tonalidade de 6000K, alta resistência a vibrações e mantem a luz com emissão estável. Contam com voltagem de 12V, consumo de 12W, base de alumínio e lumens Lo/Hl beam: 450/550LM.
TROMOT
O LED Pingo T10 com 6000K e 12V, foi desenvolvido com tecnologia de ponta e qualidade diferenciada, o TLP01 é a solução dedicada as exigências dos instaladores e consumidores. Possui alta resistência a vibrações geradas pelo movimento do veículo. Produto de fácil instalação, que não compromete a garantia do veículo.
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.