Lojas refletem o crescimento do mercado de pick-ups e SUVs

Av. Duque de Caxias, em São Paulo, mantém tradição na oferta de acessórios para o segmento

A Avenida Duque de Caxias é uma das mais movimentadas do bairro de Santa Cecília, na região central da cidade de São Paulo/SP, e também um grande centro comercial. A Duque de Caixas, em especial, é famosa pelo comércio de acessórios automotivos, principalmente os especializados em pick-ups e utilitários, como capotas, protetores de caçamba, estribos, pisantes, racks, bagageiros, entre tantos outros.

 

 

Durante muitos anos, inclusive, a avenida foi tomada como referência neste tipo de acessório para o país inteiro. As tendências em produtos, chegavam primeiro na Duque, e os lojistas espalhados pelo Brasil que buscavam novidades, iam até lá para buscar. Atualmente, com a tecnologia e o crescimento deste mercado em diversas regiões do país, a avenida não é mais tão procurada por pessoas de outros estados, mas no Estado de São Paulo, continua sendo referência.

Com o mercado de pick-ups em plena expansão, as lojas da região também tem recebido um grande fluxo de clientes. Para se ter uma ideia, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as pick-ups pequenas tiveram um crescimento de 20,6% em relação a 2012, e o segmento de pick-ups médias/grandes registrou um expressivo crescimento de vendas. Foram 15.716 unidades, nada menos que 64% a mais do que em 2012. E pouco mais de 16% em relação a março do ano passado, com 13.516 unidades.

Para os lojistas da região, o aumento de vendas e instalação cresceram na mesma proporção, já que muitas pick-ups, principalmente as médias, não vêm com acessórios básicos e de proteção como os protetores de caçamba e capotas. Segundo os lojistas, o cliente vai à loja buscando um acessório básico, mas se o vendedor e instalador estiver preparado, ele consegue oferecer muito mais produtos.

Conheça um pouco de algumas das lojas da Avenida Duque de Caxias, e o que dizem seus responsáveis:

 

Autos 330

 

 

A loja com essa nomenclatura – Autos 330 – está estabelecida na Av. Duque de Caxias desde 2009, mas antes de chegar ao que é hoje passou por diversos lugares e experiências. Os sócios, por exemplo, se conheceram quando ainda trabalhavam na loja “Rei da Duque” (loja que se localizava no ponto onde hoje funciona a Autos 330), conhecida na região por vender autopeças e acessórios. Em 1992, saíram de lá e iniciaram uma sociedade que hoje está à frente de duas lojas na Duque de Caxias, a Autos 330 e a DK (da qual falaremos mais adiante).

A Autos 330 trabalha com venda e instalação de todo tipo de acessório, para todos os veículos, mas seu forte é o trabalho com as pick-ups e utilitários. “A própria Duque de Caxias faz com que tenhamos esta especialidade, já que ainda é referência em São Paulo neste tipo de atendimento”, afirmou Washington Cardoso, gerente operacional. A loja hoje possui uma equipe focada e especializada no atendimento às pick-ups e atendem cerca de 20 carros/dia.

 

Para manter um atendimento de qualidade, Washington afirmou que realiza reuniões mensais com a equipe de funcionários, nas quais ministra treinamentos e apresenta palestras e textos motivacionais. “Isso é necessário, porque diferente de antigamente, hoje o consumidor chega a loja muito mais informado. Ele encontra tudo na internet, vídeos que o ensinam até como instalar o acessório, por isso precisamos mostrar o nosso diferencial”, afirmou Washington.

O gerente ainda falou da grande dificuldade das lojas atualmente: manter o instalador de qualidade. “Hoje temos uma equipe muito boa, mas fazemos de tudo para mantê-la e, com o assédio do mercado, isso se torna cada vez mais difícil. Assim, estamos sempre em busca de novos instaladores para treiná-los e integrá-los à nossa equipe”, afirmou Washington, certo de que se tivessem mais instaladores, conseguiriam vender mais.

 

DK 136

 

 

A DK 136 está na Duque de Caixas desde 2011. É uma loja que também originou-se da sociedade com a Autos 330 e, por isso, possui grande experiência e clientela fiel, apesar do pouco tempo na avenida Duque de Caxias.

Para Jorge Pereira Braga, gerente operacional, a grande diferença do mercado especializado em pick-ups e utilitários hoje, comparando com alguns anos atrás, é a grande diversidade de veículos. “Antigamente, você conseguia contar nos dedos os lançamentos em pick-ups, atualmente, nem eu que estou no mercado há 20 anos, conheço todos os modelos”.

 

Além da fama da Duque de Caxias, Braga conta que desenvolvem um trabalho especial nos sites de busca para atrair clientela nova. “Com a tecnologia atual, não há consumidor que não pesquise preço na internet antes de ir às lojas, por isso trabalhamos forte nesta área para ter sempre clientes novos. Costumo dizer que tenho o privilégio de conhecer um cliente novo todos os dias, o que não quer dizer que não mantemos uma clientela fiel”.

 

Denise Andrade

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

1 mês ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.