A Porsche expandiu a sua oferta de veículos com uma nova classe. O Macan – primeiro Porsche no segmento dos SUV compactos – irá definir novos padrões para a dinâmica e o prazer de condução, tanto em estradas pavimentadas como fora da estrada.
O seu nome deriva da palavra indonésia para tigre. E é precisamente assim que o Macan se vê: forte e pronto para atacar a qualquer momento. Mas, ao mesmo, ágil e persistente no terreno. A tração integral desportiva é uma ideia da Porsche, pensada e concretizada pela primeira vez por Ferdinand Porsche em 1900 com o carro de corrida Lohner-Porsche de quatro motores elétricos e cubos das rodas. Em 1947, a Porsche desenvolveu o tipo 360, mais conhecido como o carro de corrida Cisitalia Grand Prix. Este transformou-se numa lenda não apenas graças ao seu motor compressor de doze cilindros e à consequente construção leve, mas também devido à sua tração integral permanente. A base para esta construção foi a ideia de que, em curvas ou em estradas com valores de fricção reduzidos, a potência de acionamento pode ser convertida em propulsão de forma mais completa e segura.
O Macan reúne as características de condução típicas que compõem um Porsche desde sempre: valores máximos na aceleração e travagem, uma enorme força de tração, agilidade extrema e precisão máxima de condução – tudo isto associado a um elevado nível de conforto e adequação ao uso diário.
A gama de produtos do Macan inclui três modelos para lançamento no mercado
O Macan S está equipado com um motor biturbo V6 de 3 litros com 340 CV (250 kW) e dispõe de uma tração integral ativa com um acoplamento de lamelas com regulação eletrônica e controlado pelo mapa de curvas características do motor. A Porsche Doppelkupplung de 7 velocidades transmite a potência conforme necessário e praticamente sem interrupção da força de tração. Isto permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos (ou 5,2 segundos com o pacote Sport Chrono opcional); a velocidade máxima é de 254 km/h, o consumo situa-se segundo o NEDC entre os 9 aos 8,7 l/100 km, o que corresponde a uma emissão de CO2 de 212 a 2104 g/km.
O Macan S Diesel é o corredor de fundo mais económico do trio Macan e consume com o seu motor tubo diesel V6 de de 3 litros apenas 6,3 a 6,1 l/100 km segundo o NEDC, o que corresponde a um valor de CO2de 164 a159 g/km. Apesar disso, com o seu motor de 258 CV (190 kW), requer apenas 6,3 segundos para chegar dos 0 aos 100 km (6,1 segundos com o pacote Sport Chrono) e alcança a velocidade máxima de 230 km/h.
O Macan Turbo possui motor biturbo V6 de 3,6 litros aplicado pela primeira vez pela Porsche mobiliza 400 CV ou 294 kW inigualáveis e catapulta o veículo dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos. Com o pacote Sport Chrono são necessários apenas 4,6 segundos. Apesar da velocidade máxima ser de 266 km/h, o Macan Turbo alcança um consumo segundo o NEDC de apenas 9,2 a 8,9 l/100km o que resulta num valor de CO2 de 216 a 208 g/km.
O que vem nele
O equipamento de série do Macan é extenso. Este inclui, por exemplo, a tração integral, PDK, volante desportivo multifunções com patilha de mudanças, rodas grandes, um sistema de áudio potente, assim como uma porta da bagageira com acionamento elétrico. A lista de possíveis equipamentos especiais tem outros destaques, nomeadamente a suspensão pneumática, disponível para o Macan enquanto veículo único no seu segmento. Ou um Porsche Torque Vectoring Plus especialmente adaptado para o Macan, uma distribuição variável do binário de acionamento para as rodas traseiras, em combinação com um bloqueio do diferencial do eixo traseiro de regulação eletrónica. Esta também inclui uma opção muito procurada na Porsche – a luz de máximos dinâmica como componente do Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus), que adapta gradualmente o alcance dos faróis ao trânsito que segue à frente ou em sentido contrário.
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