Como começamos a ver na edição anterior, o estudo Consumer Trends (Tendências de Consumo) da consultoria GfK, permitiu a definição de tendências que representam alterações genuínas e com efeitos que devem se manter a longo prazo em atitudes e comportamentos que moldam as necessidades dos consumidores agora e no futuro próximo.
Depois de abordarmos os reflexos em termos de dois indutores, Confiabilidade e Conectividade, vejamos os das demais:
Simplificado – Os consumidores, que já vivem correndo e sem tempo no dia-a-dia, se deparam com uma oferta a cada dia maior de produtos, serviços e informação. Frente a uma avalanche de produtos inovadores e experiências desejáveis, o público está adotando qualquer coisa que os ajude a encontrar ou descobrir – rapidamente – o que desejam.
Agora somos todos influenciadores – Avanços tecnológicos tornaram mais fácil do que nunca para os consumidores influenciarem uns aos outros. O uso de blogs, fóruns e sites de avaliação e compra de produtos e serviços abre para os consumidores todo um mundo novo de influência. O poder do “boca-a-boca” já foi bem documentado, mas, quando uma mensagem é negativa, o seu impacto pode promover ou quebrar num instante qualquer produto, marca ou serviço, sem importar se a mensagem é baseada numa realidade ou não.
No que isso pode implicar?
Responsabilidade – Os consumidores esperam respostas rápidas de fabricantes e lojistas (seus fornecedores) para seus pedidos e reclamações. O consumidor quer ser ouvido e ter a sua existência reconhecida. Eles também esperam que os fabricantes acompanhem o “pique” rápido do mercado e incorporem novos avanços e atualizações mais rapidamente.
Poder Online – O crescimento de fóruns de discussão e comentários em sites sobre automóveis significa que os consumidores podem saber rapidamente das experiências vividas por outros consumidores. Portanto, fabricantes – e também lojistas – precisam se certificar que os seus canais de comunicação com os seus clientes sejam abertos, honestos e oportunos.
Avaliações Positivas – O “boca-a-boca” é respeitado e pode ser muito influente, especialmente no caso de produtos caros como veículos. As empresas podem usar as avaliações positivas publicadas em sites de notícias automotivas ou avaliação como parte da sua comunicação com compradores em potencial. O mesmo pode ser feito por empresas que fabricam e vendem equipamentos de som e acessórios.
Um bom exemplo são as comunidades online privadas, como a Gen Benz, criada nos Estados Unidos para reunir a “próxima geração” de proprietários de Mercedes-Benz, de modo a gerar entusiasmo, interesse e lealdade através de uma experiência de co-criação de veículos, ao mesmo tempo em que dá aos usuários “acesso VIP” às equipes de design, marketing e engenharia da empresa. Algo mais simples, mas com resultados similares, foi feito no Brasil pela Fiat, com o concept Mio, criado pelos internautas no site da empresa.
Em todo lugar instantaneamente – O que eu quero? Tudo! Quando é que eu quero? Agora! Conveniência e flexibilidade são fatores importantes não só no processo de compra. mas também quando se trata de expectativas de serviços e impactos no estilo de vida. Os consumidores querem tirar o máximo do seu tempo livre e não querem ficar esperando. Então, se um produto ou serviço pode economizar o seu tempo, é altamente benéfico.
Identidade – Esculpindo minha própria identidade e refletindo-a pelas coisas que compro ou uso. Individualidade e senso de identidade estão se tornando cada vez mais importantes. Com a tecnologia permitindo exercer mais controle em todos os aspectos de suas vidas, os consumidores estão demandando produtos e serviço sob-medida para atender às suas necessidades individuais.
No que isso pode implicar?
Refletindo você – Os carros poderiam se adaptar ao seu humor, ao número ou tipo de passageiros, hora do dia ou local. E isso poderia ser refletido através de mudanças na iluminação interna, firmeza ou reclinação dos assentos, tipo e volume da música, odores, etc.
Personalização – Uma maior customização ao comprar um carro pode ser um benefício para quem procura diferenciação ou quer usar o carro para mostrar quem é. Os fabricantes podem oferecer a opção de escolher entre diversos pacotes, cores e configurações baseadas em personalidade, estilo de vida e hobbies.
Economizando tempo – Opções para ajudar motoristas e passageiros a usarem melhor o tempo passado dentro do carro. Em termos de manutenção e consertos, um exemplo seria a retirada e entrega do carro no trabalho ou casa do cliente.
Acompanhamento online – Os consumidores querem poder fazer mais coisas relacionadas com os processos de compra e manutenção de seus veículos e de poderem estar conectados a outros donos de veículos similares.
Consumo considerado – Mais do que nunca, os consumidores querem refletir aquilo em que acreditam em tudo o que fazem. Querem se sentir transparentes a respeito de seus valores e crenças e comprar produtos e serviços de empresas alinhadas com eles é uma maneira segura de fazer isso.
Eco-Cidadania – A educação sobre consciência ambiental fez os consumidores pensarem sobre seu impacto no meio ambiente. Comprar produtos “verdes” ou apoiar empresas comprometidas com o meio ambiente ajuda-os a sentir que estão fazendo a sua parte e a mostrar aos outros seu próprio compromisso com a sustentabilidade.
Redefinindo valor – Os consumidores demandam experiências em vez de meros produtos. Eles percebem cada vez mais que não se trata só do melhor preço, mas do melhor valor. Comprar está deixando de ser só um meio de achar uma solução ou satisfazer uma necessidade e passando a envolver a experiência de compra e a experiência pessoal ou valor agregados a ela.
Satisfação – Seja por indulgência, satisfação, gratificação ou extravagância, os consumidores agora procuram se satisfazer com suas compras. Eles querem dar, compartilhar e ser reconhecidos. Esse é o novo símbolo de status.
No que isso pode implicar?
Em tempo real – Elementos que ajudem os consumidores a ganhar tempo e se sentir no controle ajudam a melhorar a sua experiência. Fabricantes poderiam criar meios que permitam acompanhar online a produção de um produto ou o reparo de um carro na oficina poderia ser monitorado por webcams.
Experiências virtuais – O avanço do online como um canal significa que o varejista pode se tornar mais virtual, “hi-tech” e interativo. Já fábricas podem usar aeroportos e shoppings para demonstrar seus produtos via configuradores interativos em tamanho real.
Benefícios para o consumidor – Test drives em pistas fechadas ou com veículos entregues na casa ou trabalho do cliente, eventos exclusivos e comunidades virtuais de usuários VIP que permitam contato direto com a fábrica são algumas das idéias.
Recompensas adicionais – Os fabricantes têm como oferecer prêmios exclusivos, como visitas à fábrica e encontros com os projetistas. Lojas podem doar produtos ou percentuais das vendas para entidades que beneficiem a comunidade local.
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