Desde a sua criação, com os que hoje são chamados de SUVs médios, surgiram os SUVs compactos, os SUVs de grande porte, os SUVs de luxo e, mais recentemente, os SUVs esportivos, apelidados de RSUVs (SUVs verdadeiramente esportivos) ou SSUVs (SUVs super esportivos).
No recente Salão de Genebra foi revelado o primeiro integrante dessa última categoria, o Maserati Levante. A assinatura de uma das marcas mais afamadas do mundo dos automóveis e ainda por cima co-irmã da Ferrari, permite que o Levante seja considerado SUV de sangue azul.
Enquanto a Lamborghini continua postergando o lançamento do seu Urus, que teve a primazia na apresentação como primeiro concept de um SUV esportivo no Salão de Tóquio de 2012, mas até agora não virou realidade, a Maserati criou e apresentou o seu Levante já como modelo de produção.
Indo além, o SUV da centenária marca de Modena chega ao mercado em três modelos: o Levante, o Levante S e o Levante Diesel. A opção pelo segmento de SUVs é uma opção da Maserati para atrair um público muito mais amplo que o permitido pelos seus outros modelos, gerar recursos e divulgar a marca.
Como já é tradição da Maserati, o nome Levante foi inspirado em um vento, a exemplo com o que já aconteceu com outros modelos da marca, como o Ghibli, o Bora, o Mistral, o Shamal, o Khamsin e o Karif.
Com mecânica e estilo baseados no Quattroporte e no Ghibli, o quinto modelo da atual gama da fábrica italiana, o novo SUV se destaca pelo estilo equilibrado que preserva os elementos de design da marca, como a entrada de ar pronunciada com o grande tridente na parte central, o capô longo e as três saídas de ar posicionadas em cada uma das laterais dianteiras.
Outras características marcantes do Maserati Levante são o desempenho marcadamente esportivo, o acabamento luxuoso e a exclusividade garantida pela produção limitada e pelo preço para poucos bolsos.
DNA esportivo
Apesar de ter condições de encarar um passeio fora de estrada e de oferecer todo o conforto que se espera de um SUV premium, o Levante tem todos os componentes de quem espera uma pegada esportiva.
É o caso da suspensão eletronicamente ajustável, do centro de gravidade reduzido (o menor da sua classe), distribuição de peso perfeitamente equilibrada entre dianteira e traseira, dos altos níveis de torção dinâmica e rigidez flexional e do diferencial traseiro autoblocante.
Mesmo acoplado a uma caixa de câmbio automática de oito velocidades, o motor V6 bi-turbo de 3 litros herdado do Ghibli não deixa esquecer o DNA esportivo, oferecendo 350 hp na versão básica e 430 hp no Levante S, permitindo uma velocidade máxima de 251 km/h na versão básica e de 264 km/h na superior.
Interior luxuoso
A Maserati não esqueceu de oferecer aos donos do Levante um interior condizente com o preço do SUV e a sofisticação da marca, combinando equipamentos modernos e materiais sofisticados, como couro, madeiras nobres, lã e fibra de carbono.
O interface homem-máquina a bordo usa uma tela capacitiva multifunção de alta resolução com 8,4 polegadas, sensível ao toque e de alta resolução. O sistema Touch Control Maserati foi completamente atualizado para oferecer ainda mais funcionalidade e conveniência, podendo ser operado por toque ou através de um controle giratório posicionado no console central.
Uma grande variedade de sofisticados sistemas de assistência ao motorista inclui controle de cruzeiro adaptativo com função automática start & stop, aviso de colisão dianteira, freio automático auxiliar, aviso de saída da faixa, alerta de ponto cego e câmera com visão 360 graus.
O modelo oferece nada menos que três opções de sistema de áudio. O padrão é um Bose com oito alto-falantes, com opção de upgrade para um Harman Kardon com 14 alto-falantes ou um sistema surround da Bowers & Wilkins com 17 alto-falantes.
Entre as muitas opções de acabamento, a Maserati oferece a exclusiva Ermenegildo Zegna Edition, que combina couro premium com lã de seda especialmente produzida para o modelo.
Os preços do novo SUV foram posicionados no mesmo patamar da Maserati Ghibli, modelo mais acessível (ou menos caro) da marca e começam em US$72 mil para o modelo “básico” do Levante e US$83 mil para o Levante S, sem considerar a vasta gama de opcionais.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.