Categories: Análise

Mercado automotivo continua com números positivos

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

robôs na linha de montagem da Fordrobôs na linha de montagem da Ford

 

O Salão do Automóvel já ficou para trás, as campanhas promocionais baseadas na redução de alíquotas do IPI deixaram de ter sentido com o congelamento das alíquotas até o final do ano e ainda assim o mercado automotivo continua crescendo.

Com quase metade do ano já riscado da folhinha, fica difícil imaginar que o comportamento do mercado nos próximos meses seja muito diferente. Portanto, é bom reforçar os estoques e se preparar para mostrar as novidades aos consumidores, pois o dinheiro promete continuar presente no mercado.

De acordo com os dados da Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionárias de todas as marcas, do início de janeiro até o final da primeira quinzena de abril, foram emplacadas 948.207 unidades de veículos de passeio e comerciais leves no país, contra 906.711 no mesmo período em 2012, representando um crescimento de 4,58%.

À primeira vista pode parecer pouco, mas são 41.496 veículos a mais para equipar do que no ano passado e ainda assim só levando em conta automóveis e veículos comerciais leves. O mercado de caminhões vem mostrando uma constante recuperação, mas ainda não alcançou os números de 2012.

No entanto, como o consultor Stephan Keese já chamou a atenção durante a sua palestra durante o ENAN 2013, esse promete ser um nicho promissor para o mercado de acessórios.

Há mais indicadores positivos: estudos divulgados pela Fecomercio e pela Serasa-Experian mostram que o número de cheques sem fundo vem caindo, que o comércio está otimista e que os consumidores estão otimistas com a economia, planejando ir às compras.

Além disso, um estudo realizado pela empresa especializada IPC revelou que o consumo dos brasileiros deve chegar à cifra de R$ 3,001 trilhões (três trilhões e um bilhão de reais), em 2013. Em termos reais, os cálculos da IPC mostram que as despesas das famílias crescerão acima do PIB, equivalente a 3,8% , indicando um aumento populacional da ordem de 0,84%.

 

Ranking 

No ranking de montadoras, as chamadas “quatro grandes” continuam na liderança do mercado e mantendo as suas posições. A Fiat continua na dianteira, com 21,9% de participação no mercado de automóveis e comerciais leves, seguida pela Volkswagen, com 19,9%, pela General Motors, com 17,9% e pela Ford, com 9,1%.

A Hyundai já é a quinta maior vendedora no mercado brasileiro, com 5,9% dos veículos emplacados, seguidas pela Renault, com 5,7% e pela Toyota (5,3%), pela Honda (3,8%), pela Citroën (1,9%) e pela Nissan, que fecha a lista das dez maiores com 1,6% do mercado.

No que diz respeito aos veículos mais vendidos, como havíamos previsto já no ano passado, o Hyundai HB20 manteve o excelente desempenho e já é o quarto veículo mais vendido no Brasil, logo atrás do Gol, Do Uno e do Palio.

A pequena pick-up Strada, da Fiat, faz muito carro bom de vendas comer poeira e é o quinto veículo mais vendido do país. Além disso, já acumulou 36.244 unidades vendidas, bem à frente da Saveiro, que só vendeu 21.585 no período. Logo em seguida vem o Chevrolet Onix, que já é o carro mais vendido da marca.

A Ford Ecosport deixou a Renault Duster definitivamente para trás na disputa entre os SUVs nacionais. Já entre as pick-ups a Chevrolet S10 acumulou mais de quinze mil unidades vendidas, bem à frente da concorrência. Vale destacar o desempenho da Toyota Hilux, que apesar de ser importada e ter preço final salgado, vendeu quase doze mil unidades no período.

 

CONHEÇA OS 25 VEÍCULOS MAIS VENDIDOS ATÉ ABRIL

*Veículos zero quilometro emplacados até o final da primeira quinzena de Abril de 2013, de acordo com a FENABRAVE

 

Por: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação e Equipe AutoMOTIVO

 

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

1 mês ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

5 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

5 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

9 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

9 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

9 meses ago