Categories: Para Instaladores

Módulos de Conforto

Por: Serginho e Billa, da Stop Car Audio Design

Os módulos de acionamento de vidros elétricos nada mais são do que centralinas de acionamento. Elas transformam micropulsos do seu alarme em um sinal com corrente satisfatória para alimentar o acionamento do mecanismo de vidro elétrico.

O diagrama abaixo demonstra o sistema mais simples de acionamento de vidros elétricos, que consiste no acionamento de subida de dois vidros elétricos convencionais (vidros que não possuem nenhum tipo de sensorização, ou seja, não sobem nem descem através de um toque). A centralina deverá ser instalada em lugar seco e seguro, utilizando uma boa fixação. Um fato importante é que sempre devemos interromper o fio de subida que vai direto para o motor, observando sempre se não há nenhuma central em seu caminho. Outro fato é o posicionamento do fio de acionamento da central (botão x motor).

A inversão dos mesmos causa danos graves, podendo levar à queima da centralina. Toda central de subida de vidros convencionais possui dois fios: um de entrada de sinal (botão) e o de saída (botão).

A alimentação é um dado primordial para o bom acionamento da central: o fio pós-chave é imprescindível na ligação deste sistema, pois é ele que irá reconhecer a ignição do veículo ligada, interrompendo, assim, um acidente ou mesmo um acionamento indesejado dos vidros. O esquema da figura 1 pode ser aplicado para dois ou quatro vidros elétricos, bastando para isso “dobrar” o sistema indicado (no mercado, possuímos centralinas específicas para acionamento de dois ou quatro vidros).

Como transformar um mecanismo de vidro elétrico convencional em sensorizado.

No mercado, possuímos uma diversidade de centralinas que possibilitam esta ação, como citamos no diagrama abaixo: este sistema não é muito usado por ser muito trabalhoso e com custo muito mais elevado.

Neste sistema, podemos acoplar a subida do vidro pelo alarme e a descida do mesmo pelo auxiliar do alarme, fato muito interessante como argumento de vendas. A figura 2 demonstra a automatização de subida e descida inteligente com o sistema indicado para quatro vidros.

Módulos de conforto específicos para alguns tipos de veículos

A figura 3 corresponde ao acionamento do mecanismo de vidro elétrico da linha Fiat Palio. Este acionamento é idêntico ao acionamento de um vidro convencional, como citamos no 1º diagrama. Este vidro é semi-sensorizado, isto é, possui apenas a descida inteligente

Obs.: Quando o sistema Fiat (família Palio) for totalmente sensorizado, isto é, subida e descida através de um toque, dispensará a instalação de um módulo de conforto, pois a central original já vem predisposta para a acoplagem da função de subida do alarme, salvo exceções de alguns modelos 2009.

A figura 4 demonstra um complexo sistema de acionamento de vidros elétricos via módulo de conforto da nova linha VW Gol Voyage Geração V.

A figura 5 demonstra a instalação de um módulo de conforto para acionamento de vidros da nova L 200 Triton. Em minha opinião, um dos carros mais trabalhosos que já fiz (Serginho).

Importante:

Devemos interromper o fio azul e branco de cada interruptor de vidro, desabilitando, assim, a central eletrônica.

Tornando o módulo de conforto compatível ao sistema.

Outro fato importante é que devemos interromper o fio de subida no pé de cada motor, fato que implicará no transpasse de fios paralelos por todo o carro. Bitola aconselhável: 2mm. A única discrepância neste sistema é que você perderá a descida inteligente dos quatro vidros elétricos. Mas não se pode ter tudo.

Nesta edição, citamos apenas alguns tipos de módulos de subida de vidro e suas instalações, lembrando sempre do grande número de veículos e marcas do mercado, e que seria inviável apresentar a todos em um único artigo. Antes de qualquer instalação de um módulo de conforto, leia atentamente o manual e contate o suporte técnico do fabricante, que lhe indicará como melhor proceder.

 

fabio codellos

View Comments

  • ola bom boa tarde .
    estou precisando de um esquema de instalaçao para a linha vw fox com modolo original pois comprei a maquina de vidro e o modlo separadamente .meu modolo veio com uma parte do chicote e mainas maquinas de vidro tambem vieram com parte do chicote , preciso saber como lgar pois alguns fios estam com cor diferente ou nao posuem cores

  • Se caso ele estiver com defeito ele nao da contato com a igniçao ou seja o carro nao liga?

  • Boa noite gostaria que me ajuda se
    Se vc tem o diagrama de instalação do módulo original de conforto do golf.
    1c0959799b de duas fichas uma preta e outra castanha...

  • Your style is so unique compared to many other people. Thank you for publishing when you have the opportunity,Guess I will just make this bookmarked.2

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