Quando as montadoras retornarão suas atividades? Esta é uma das perguntas mais relevantes para quem trabalha direta ou indiretamente no setor automotivo. Na semana passada, as fábricas da Volkswagen em São Bernardo, São Carlos e Taubaté voltaram a operar – a de São José dos Pinhais (PR) havia retornado na semana anterior. Ontem, a CAOA Chery retomou as atividades produtivas. Segundo a montadora, o retorno dos funcionários da área de produção segue protocolos para evitar a propagação do vírus. Além disso, foi estendido o home office a trabalhadores do setor administrativo. Com isso, a maioria das montadoras já está em operação no Brasil ainda que de forma reduzida.
A previsão é que até o final deste mês de junho todas as montadoras já tenham voltado a operar, mesmo que algumas ainda não tenham definido a data de retorno. O volume de produção de cada fábrica ainda não foi divulgado.
A Ford afirmou que as atividades nas plantas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) vão continuar suspensas e informará quando houver previsão de retorno. A empresa mudou os planos, já que havia anunciado o retorno no início deste mês.
Outra que iniciaria a produção no início deste mês, a PSA Peugeot Citroën decidiu manter a paralisação na fábrica de Porto Real (RJ), também sem informar quando voltará a produzir veículos. No mais recente comunicado, a montadora francesa informou “que uma nova data será informada oportunamente, de pendendo da futura situação do País”.
A Nissan também tomou decisão semelhante. A fábrica de Resende (RJ) que deveria ter voltado a operar em 21 de maio, adiou novamente o retorno. Agora, a nova data prevista é 22 de junho.
A General Motors adotou postura distinta. Apenas uma das suas quatro fábricas no País, a de São Caetano do Sul (SP), está em operação. A unidade retomou as operações no dia 18 de maio em apenas um turno, focada na montagem do SUV Tracker, que passou a ser produzido no País. A montadora não informou quando voltam a produzir as demais unidades no Brasil: São José dos Campos (SP), Gravataí (RS) e Joinville (SC).
A FCA Fiat Chrysler já está produzindo em suas três fábricas no Brasil. A primeira a voltar, em 4 de maio, foi a de Campo Largo, no Paraná, onde são produzidos os motores. As unidades de Betim (MG) e de Goiana (PE) foram reabertas no dia 11 de maio. O home office para quase todos os trabalhadores de área administrativa está mantido por tempo indeterminado.
A fábrica da Hyundai, em Piracicaba (SP), voltou a operar no dia 13 de maio com apenas um dos três turnos de trabalho. A montadora informou então que iria “monitorar o desempenho da economia nacional e as orientações das autoridades para o combate à pandemia do novo coronavírus e que outras ações podem ser tomadas, conforme o caso, antecipando o retorno ou prorrogando o afastamento dos demais funcionários”, que estava previsto para 26 de maio. Em novo comunicado, a montadora informou que manterá as operações com apenas um turno até o final de junho.
A Honda já retomou a produção em Manaus, onde produz suas motos, mas segue parada com as unidades de automóveis em São Paulo. Já a BMW e a Renault, localizadas em Araquari (SC) e São José dos Pinhais (PR), retomaram as atividades no mês passado, ambas com todos os requisitos necessários a fim de anular a presença do coronavírus dentro de suas instalações.
A Toyota, desde o início das paralisações provocadas pela pandemia, definiu que as atividades produtivas seriam paralisadas por três meses em todas as suas fábricas brasileiras: Sorocaba, Indaiatuba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo. As datas previstas estão mantidas: a unidade de Sorocaba deve retomar no dia 24 de junho, enquanto as demais voltarão a produzir em 22 de junho.
A Jaguar Land Rover, que mantém fábrica em Itatiaia (RJ), ficou apenas 30 dias com as operações suspensas. As atividades produtivas foram retomadas em 27 de abril. Os funcionários das áreas administrativas continuam em home office.
O complexo industrial Ayrton Senna da Renault, localizado em São José dos Pinhais (PR), retomou as atividades em 4 de maio. Na ocasião, a montadora divulgou que sua proposta de redução de jornada e de salários, previstas na Medida Provisória 936, não foi aprovada pelo sindicato.
Todas as fábricas da Volkswagen no Mercosul já voltaram a produzir. A primeira unidade a retomar foi a de Córdoba, na Argentina, no final de abril. No dia 18 de maio, foi a vez das fábricas de São José dos Pinhais (PR) e de Pacheco, na Argentina. Já as plantas paulistas (São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté) voltaram a produzir no último dia 25 de maio.
A Mercedes-Benz, com atuação no ABC paulista, também voltou recentemente ao trabalho.
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