A decisão de investir em equipamentos de ponta teve grande importância na história da Mult Engates e mudou de forma significativa a atuação da empresa, permitindo melhoras na qualidade e na produtividade, além de possibilitar o lançamento de novos tipos de produtos.
De acordo com os proprietários da empresa, Raul Júnior e Ana Carolina Hardt, apesar de representar um investimento significativo, a compra de duas máquinas de corte laser mostrou-se uma decisão acertada, que vem dando frutos e ajudando a empresa a crescer.
A Mult Engates iniciou suas atividades em 2001, quando Júnior e Ana Carolina investiram na compra de uma empresa que já produzia engates, decididos a aproveitar a oportunidade, já que a venda desse tipo de acessório estava em alta. Somando os modelos de engates existentes e o desenvolvimento de mais alguns, a linha inicial tinha 20 modelos.
O tempo passou e a Mult cresceu e se expandiu. Os 20 modelos iniciais se transformaram nos mais de 200 oferecidos atualmente, atendendo a modelos de todas as marcas de veículos atuantes no Brasil. Antes uma empresa com atuação regional, hoje a empresa vende para todo o Brasil e é um dos principais players do segmento.
Resposta rápida
Segundo Júnior, a Mult trabalha muito em cima dos lançamentos de veículos, desenvolvendo novos modelos com grande rapidez graças ao know-how de sua equipe técnica e ao investimento em maquinário.
“Quando um novo modelo é lançado, como no exemplo recente da HR-V, nós lançamos o engate na semana seguinte. Com o Jeep Renegade também foi mais ou menos isso: 10 dias depois já tínhamos o engate”, exemplifica.
“Assim que temos a disponibilidade do veículo, conseguimos desenvolver o engate em dois dias. Alguns modelos trazem indicações das montadoras, outros não. Quando não vêm com nenhuma informação, nossos engenheiros trabalham para que o produto se adeque ao veículo com perfeição”, continua.
Júnior destaca dois diferenciais da Mult, a produção e a agilidade: “Temos hoje um engate que é 90% feito no corte a laser e sabemos que somos a única empresa que faz engates dessa maneira. Como o corte é mais preciso, não precisamos de um acabamento posterior. Sobre a agilidade, podemos dizer que trabalhamos hoje com um estoque inteligente para atender o cliente com mais presteza”.
O prazo médio de entrega da Mult é de uma semana, o que, segundo Junior, só muda se o pedido for muito fora do comum. Ele dá um exemplo: “Recebemos um pedido de 220 engates para Hilux e 220 para L200 e, partindo do zero, entregamos em cinco dias úteis. O laser nos dá essa agilidade. Se não temos a peça, programamos a produção e no outro dia estamos com a peça cortada”.
Certificação ajuda a mudar o mercado
Essa eficácia no desenvolvimento das peças foi mantida mesmo com a introdução de exigência de certificação para fabricação de engates. Atualmente todas as peças devem ser submetidas a ensaios para certificar que obedecem às normas da ABNT e do INMETRO.
Segundo Júnior, a introdução das novas normas teve reflexos negativos e positivos: “Foi ruim no primeiro momento, mas acabou limpando o mercado de aventureiros que faziam o engate de qualquer modo e em qualquer lugar. Hoje em dia, só ficaram empresas estabilizadas e quem fabrica engate precisa seguir regulamentos do INMETRO e normas da ABNT. Com isso, o mercado ficou mais direcionado, regulamentado”.
Ele lembra que as vendas chegaram a cair 90% logo que a nova regulamentação foi implantada, mas acha que ela fez com que o mercado evoluísse. “Com essa evolução, quem ganhou foi o consumidor, pois houve uma seleção e só ficaram empresas sérias. As exigências que nos foram feitas nos ajudaram a desenvolver um produto certificado e de qualidade. Antigamente, uma empresa podia pegar um retalho de chapa e fabricar o engate. Hoje é impossível isso acontecer”.
Reflexos positivos do investimento
Com um processo industrial otimizado e o uso das máquinas de corte laser, não há margem de erro e todos os engates de um mesmo modelo são rigorosamente iguais, independente da quantidade produzida. Segundo Raul Júnior, isso trouxe muitas vantagens para a empresa, seja na facilidade de introdução de novos modelos, na eliminação de retrabalhos, na qualidade de cada produto ou no aumento da capacidade de produção. “Começamos com o corte a laser em 2010 e, a partir daí, sentimos um salto em qualidade e produção que nos fez crescer como empresa”.
De acordo com ele, outro reflexo positivo decorrente do aumento da capacidade, foi a possibilidade de explorar novos mercados dentro do país: “Se antes atendíamos praticamente só lojas de São Paulo, hoje o foco está em distribuidores de todo o país”.
Júnior comenta que, durante os quase quinze anos da Mult, o mercado também mudou bastante: “Antigamente o engate era vendido em quase todas as lojas de acessórios. Hoje só as melhores lojas de acessórios vendem o produto, já que cresceu a concorrência das concessionárias, pois o consumidor, muitas vezes, acaba usando a facilidade do financiamento do veículo para acrescentar acessórios. Atualmente, mais de 50% dos nossos produtos acabam sendo vendidos pelos nossos distribuidores para as concessionárias”.
Ver o produto antes de comprar ajuda bastante o consumidor a se decidir por um produto da Mult e, para ajudar as lojas a venderem mais, a empresa disponibiliza gratuitamente dois modelos de expositor para os pontos de venda: um grande, no qual cabem três engates, e um de balcão, para lojas menores e concessionárias, que são complementados por um folheto com a linha de produtos da Mult Engates.
Segundo os diretores da empresa, entre as principais mudanças que a Mult enfrentou e enfrenta, está a exigência do mercado. “O mercado está mais exigente e mais pulverizado. Antes nós sabiamos que se vendia muito mais com menos distribuição. Hoje precisamos trabalhar a marca, trabalhar com o distribuidor. E, quando vemos as pessoas procurarem por nossa marca nas lojas, ficamos felizes e orgulhosos do trabalho estar dando resultado. São anos trabalhando a empresa, a marca e a qualidade”.
Um dos segredos para alcançar esses resultados é a equipe de profissionais enxuta. Ana Carolina explica como: “Aqui os profissionais e sua funções são respeitadas, e cada um cuida bem do seu processo de trabalho. Para enfrentarmos novos desafios, trouxemos para equipe, há pouco mais de um ano, o Alexandre Prado, que atua na produção junto ao Júnior e nos possibilitou desenvolver uma nova linha de produtos”.
“Aliamos o comercial e o industrial. Com os dois setores trabalhando juntos, conseguimos crescer gradativamente, fomos conquistando mercados de acordo com o industrial desenvolvido”, ela complementa.
Soleiras são novidade
Aumentando o seu leque de produtos, a Mult está lançando uma nova linha de soleiras produzidas em aço inox escovado, que estará disponível para venda a partir do início do mês de julho. Inicialmente serão 20 modelos, mas a ideia é lançar mais 20 modelos a cada mês.
“Conseguimos essa rapidez porque, novamente, o corte a laser nos dá essa facilidade, pois não precisamos de uma ferramenta para fazer uma nova peça, só das medidas, e depois nos preocuparmos com o tempo de produção”, conta Junior.
“O lançamento das soleiras neste momento vem ao encontro disso. Nossa decisão de entrar com produtos novos, e para um mercado crescente, como é o de pick-ups e SUVs, é mirando um futuro lá na frente. A estética sempre foi uma preocupação do consumidor e, com a crise, se eu não posso comprar um carro novo, talvez eu possa comprar uma soleira, melhorar o meu carro”, continua.
Ele revela que a empresa prepara outras novidades, já que, com o aumento da equipe e a otimização da produção, foi possível ganhar tempo para desenvolver novos produtos, uma das armas usadas pela empresa para movimentar o mercado.
Investindo para crescer
Segundo Júnior, a situação atual do mercado oferece muitas oportunidades, que a empresa está aproveitando: “Neste ano estamos mantendo o volume de vendas de 2014, então aproveitamos para melhorar muita coisa na linha de produção, aperfeiçoando o layout, expandindo a linha de pintura e introduzindo novos equipamentos. Poderíamos estar vendendo muito mais se mais carros estivessem sendo vendidos, mas a venda de automóveis não depende da nossa empresa, então atuamos em outras frentes para que nosso crescimento se mantenha”, afirma.
A melhoria da agilidade de entrega e a abertura de novos mercados são dois exemplos de áreas em que esse trabalho está sendo focado: “Hoje os engates representam cerca de 10% do mercado e precisamos encontrar formas de aumentar essa fatia. Uma das nossas ações é a de incrementar a linha de engates para as pick-ups e SUVs, já que este é um segmento crescente no país. Também buscamos vender em regiões onde antes não vendíamos, aumentando a nossa linha de representantes”, ele exemplifica.
O design dos produtos é outra área da Mult Engates que está recebendo investimentos: “Estamos trabalhando no desenvolvimento do produto, nos preocupando com o design, para atrair cada vez mais clientes que queiram colocar o engate no carro. Mesmo que ele seja usado apenas para reboque, o consumidor vai querer um produto bonito para o momento em que não estiver rebocando nada”, conclui Júnior.
“Nós percebemos que crescemos, trabalhamos nossa marca e, com o ENAN, pudemos medir esse crescimento. Como o evento é mais focado, fazemos negócios e fortalecemos o relacionamento, já que muitos distribuidores acabam vindo conhecer a nossa empresa e nos conhecer, pois, no dia-a-dia, o relacionamento é muito virtual. Hoje, se tivermos que fazer uma escolha entre o ENAN e uma feira, com certeza optaremos pelo ENAN, por ser mais objetivo e podermos ter mais tempo com um cliente que já foi para o evento em busca de vantagens, assim como nós.”
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estou com um problema com um produto de voces fui mal atendido na loja que comprei ele quebrou na viaje a loja não quer resolver comigo preciso ir a justiça não gostaria e voces o que acham
Olá Paulo! Contatamos a Mult que nos informou que entrará em contato com você via e-mail o mais breve possível.