Destaque

Mustang Mach 1 no dia a dia

Andamos com o lendário esportivo na cidade e na estrada para provar sua vocação para acelerar fundo com um bom motor V8

Depois de oferecer o Mustang Black Shadow na linha 2020, a Ford estreou esse ano um modelo mais apimentado e caro entre os esportivos. O eterno rival do Chevrolet Camaro volta com uma roupagem mais esportiva mas vai muito além disso.

Assim, o Mustang Mach 1 representa um passo à frente no modelo mais longevo entre os esportivos na marca ao resgatar uma versão “custo benefício” que a revista AutoMOTIVO testou ao longo de uma semana rodando na cidade e nas estradas paulistas.Chamativo, indiscreto e instigante o modelo da Ford chama atenção por onde passa mas é muito mais do que um rosto endiabrado.

Mas antes de pisar fundo vale lembrar que o Mach 1 empacota o modelo equipado com motor V8 5,0 litros, que é a motorização mais comum do Mustang, com vários implementos assim como foi lançado em 1969. Naquela época a versão estreava com visual diferenciado e uma grade com dois farois auxiliares redondos em destaque, spoilers e rodas específicas. O preço estava bem distante do GT500 Shelby mas o visual era bem aprimorado por um valor que o consumidor podia pagar naquela época.

Um convite ao protagonismo

Passear com o Mustang Mach 1 pelas ruas é um convite ao destaque. Na cor azul, cheio de emblemas e com o ronco encorpado do motor V8 Coyote é difícil passar despercebido. Ao ligá-lo, pela manhã, o ruído aberto fica mais contido em segundos após se apertar o botão de partidaenquanto os tuchos são carregados, o óleo circula pelo motor e os comandos são acionados. 

O painel pouco mudou e tem somente o emblema Mach 1 numerado diante do passageiro. Também é herança do modelo de 1969 os bancos em couro com costura horizontal e os elementos redondos na saída de ar de inspiração nos clássicos. Mesmo com quatro lugares, o banco traseiro é de difícil acesso e só acomodam bem passageiros pequenos. 

Mesmo sem o foco na tecnologia o Mach 1 tem a multimídia Sync 3 com elementos um pouco antiquados mas com várias funcionalidades eficientes: comando de voz, navegação nativa e FordPass Connect que dá acesso a vários comandos por celular. Em um carro tão instigante há sistema de áudio Bang&Olufsen com 12 alto-falantes e 1.000watts.

Acelerando

Depois de testar o carro em um autódromo no lançamento o foco desta vez esteve no dia a a dia do Mustang. Com buchas e barra estabilizadora do modelo GT350, a suspensão é mais rígida e por vezes desconfortável mas o ronco do escapamento, derivado do GT500, instiga a aceleração forte. 

O motor V8 de 483cv e 57kgfm de torque controlado pelo câmbio de dez marchas evolui com rapidez em giro mais alto. Feito para acelerar fundo, o motor gruda o piloto no banco como nos bons tempos dos clássicos da marca. 

A receita mescla o motor mais conhecido da linha com implementos como  “open air box” (a caixa de entrada do ar com o fitro em destaque) do MustangBullitt, corpo de borboletas o coletor de admissão, o sistema de arrefecimento do motor e o radiador da transmissão são do Shelby GT350.

São sete modos de condução:  “Normal”, “neve/molhado”, “Esportivo”, “Esportivo+” e “Pista” além do “My Mode” totalmente personalizável. Vale destacar que são modos visivelmente distintos entre si sendo que no dia a dia é um desperdício usar os modos esportivos em vias de 50km/h ou no máximo 90km/h. Até mesmo nas estradas de alta velocidade paulista, com limite de 120km/h, é pouco para um carro com tanto apetite. 

Cabe também elogio para a transmissão de dez marchas que explora muito bem a relação de marchas para a economia no modo normal e para a performance nos modos esportivos. A atuação dos controles de tração e estabilidade e suspensão adaptativa é rápida quando o sistema do carro percebe a disposição do piloto para andar mais forte. 

Pelo tamanho do motor o consumo do carro é interessante. Na cidade o computador de bordo marca 6km/l e na estrada chega a 10km mas basta acelerar com força para derrubar essa média.Mesmo com combustível em alta o Mustang não passa despercebido seja na hora de acelerar seja na hora de desfilar pelas ruas da cidade. 

Marcos Camargo

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

3 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

3 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.