Nova Ford F-150 mostra para quê serve um concept

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Para muitos, um concept pode parecer só um exercício de futurologia ou um modelo saído da imaginação dos designers de uma montadora para atrair a atenção dos visitantes de um Salão do Automóvel. E às vezes é.

Ao incorporar um grande número de conceitos apresentados na concept Ford Atlas, capa da AutoMOTIVO em junho de 2013 e um dos destaques do Salão de Detroit do mesmo ano, a nova pick-up Ford F-150, lançada há poucos meses nos Estados Unidos, mostra o outro lado da moeda e se destaca praticamente revolucionar o mercado de pick-ups.

Avanço tecnológico

  

As grandes novidades da nova F-150, que já chega como modelo 2015, não estão na aparência, mas na tecnologia e nos equipamentos oferecidos. Segundo a Ford, foram feitos mais de 100 pedidos de patente referentes a avanços incluídos no novo modelo.

Essas patentes envolvem desde o processo de manufatura até design e segurança, além de áreas como motores, carroceria, interior, parte elétrica, chassis e equipamentos. Ou seja, a pick-up não é só um modelo modernizado, mas um veículo todo novo!

Nada menos que onze inovações são oferecidas pela primeira vez numa pick-up leve (para os padrões americanos), como o sistema que usa um conjunto de câmeras para permitir uma visão de 360 graus em redor do veículo, o acionamento remoto da tampa da caçamba, o alerta de tráfego transversal, os cintos de segurança infláveis e as lanternas LED embutidas nos retrovisores externos, entre outros.

Outra novidade fica por conta dos materiais empregados na produção. A F-150 2015 é 317 quilos mais leve que o modelo do ano passado, graças ao pioneiro emprego de alumínio de especificação militar na caçamba e na carroceria, além de ligas de aço mais leves e resistentes no chassi e na suspensão. Especialistas acreditam o alumínio deve ser cada vez mais usado em pick-ups.

Todo cuidado foi dado para oferecer aos motoristas e passageiros conforto à altura de um automóvel, com bancos projetados ergonomicamente para reduzir a fadiga, amplos espaços e muitos compartimentos para objetos, inclusive um console central que acomoda até um notebook.

Lista de equipamentos

A relação de equipamentos diferenciados oferecidos na nova F-150 é longa:

– Sistema de visão 360 graus, que usa câmeras externas para permitir uma visão ao redor do veículo ;

– Duas rampas de carga alojadas na caçamba para facilitar o carregamento de motos, quadriciclos, etc.;

– Sistema de fixação de cargas BoxLink, uma combinação de fixadores metálicos e acessórios;

– Acionamento remoto da tampa da caçamba, que pode ser travada, destravada e baixada de dentro da cabine;

– Faróis dianteiros e lanternas traseiras de LED com visibilidade melhorada;

– Câmera traseira regulável de acordo com o ângulo de esterço da direção, para uso com reboques;

– Módulo de controle elétrico para uso com reboque, informando sobre falhas elétricas e lâmpadas queimadas;

– Tomadas elétricas 110 volts de 400 watts, para permitir o uso de carregadores de notebooks, smartphones e ferramentas elétricas com o veículo ligado;

– Potentes lanternas de LED embutidas nos retrovisores laterais para iluminar a área ao lado do veículo para troca de pneus ou trabalho noturno;

– Degrau de acesso escamoteável, embutido na tampa traseira da caçamba, que fica praticamente invisível quando não é acionado e inclui uma barra de apoio para facilitar o acesso à caçamba;

– Degrau escamoteável sob a lateral da caçamba;

– Tela LCD de 8 polegadas no painel, customizável e que inclui aplicativos específicos para pick-ups;

– Lanternas de LED embutidas para iluminação da caçamba;

– Aproveitamento do espaço debaixo do assento e no piso sob os assentos traseiros para armazenamento seguro de objetos;

– Cintos de segurança infláveis nos assentos traseiros;

– Controle de grade ativo, que abre a grade frontal em situações que exigem ventilação do motor e a fecham quando a pick-up está em velocidade, para melhorar o desempenho aerodinâmico e o consumo de combustível;

– Controle de curvas que atua nos freios das quatro rodas quando se entra muito rápido em curvas;

– Piloto automático adaptativo integrado, que usa tecnologia de radar para monitorar o tráfego e manter uma distância segura dos veículos que estão à frente;

– Sistema de manutenção de faixa de tráfego, que usa uma câmera montada entre o parabrisas e o retrovisor interno para detectar a sinalização de solo e evitar mudanças de faixa acidentais;

– Sistema de informação de pontos cegos com alerta de tráfego transversal, que usa radares embutidos nas lanternas traseiras para detectar veículos vindos transversalmente;

– Espaço para armazenamento de notebooks no console central e porta-objetos específicos para celulares, bebidas, canetas e até para cartões de visita.

Um modelo campeão

Embora muitas das inovações devam ser aproveitadas em outros modelos de pick-up da montadora, tamanho foco no desenvolvimento da nova F-150 tem razão de ser: há 32 anos ela é o veículo mais vendido nos Estados Unidos, liderando o segmento de pick-ups há 37 anos.

Lançada em 1948, a série F de pick-ups já superou 33 milhões de unidades vendidas. No ano passado, o ritmo de vendas dos modelos da linha foi alucinante: uma a cada 43 segundos somando 763.402 unidades.

Produtos que podem emplacar por aqui

Alguns dos produtos oferecidos pela Ford como equipamentos originais ou acessórios em sua nova F-150 são bem interessantes e podem fazer sucesso por aqui. Confira:

– Lanternas LED embutidas nos retrovisores externos

– Degrau escamoteável de acesso à caçamba embutido na tampa traseira

– Degrau escamoteável lateral para facilitar acesso à caçamba

– Iluminação LED nas laterais da caçamba

 

Por: Amadeu Castanho Neto 

Imagens: Divulgação

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