Destaque

Novo BMW X1 2023 fica mais tecnológico e chega em três versões ao Brasil

Renovado e conectado, SUV traz até realidade aumentada e sistema avançado de auxílio à condução

Novo BMW X1 notamos que ele ficou maior e mais destacado

Líder em vendas no mercado premium, o X1 2023 estreia em nova geração um ano após a chegada ao mercado europeu. E vai muito além da embalagem e do estilo inspirado nos modelos elétricos da marca. Bem tecnológico o X1 traz até recursos de realidade aumentada nas telas de alta resolução e formato curvo com os já conhecidos recursos de assistente de voz, internet e bordo e outros recursos de assistência.

Na traseira, novas lanternas e novo para-choque com preto brilhante e o escapamento fica oculto sob a peça

O design vai além de um facelift. E não é por culpa somente da grade ampliada mas também dos para-choques com novas entradas de ar funcionais no caso da versao MSport, topo de linha do X1. O carro ficou maior, mais alongado e bom bitolas mais amplas o que aumenta a sensação de espaço. Nas laterais há uma linha ascendente mais acentuada, maçanetas embutidas, rodas de 20 polegadas com acabamento cinza grafite e cinza claro com detalhes estriados. Na traseira, novas lanternas e novo parachoque com preto brilhante.

SUV tem 4,50m de comprimento e o entre-eixos de 2,69m

Ainda na dianteira a novidade fica por conta dos novos farois com o corona rings para baixo, outra mudança em relação à antiga geração. Há maçanetas embutidas, ausência de frisos cromados nesta versão e um pefil mais elegante e alinhado com o design aplicado aos modelos mais recentes da BMW.

SUV teve grade ampliada

Por dentro, se nota que o X1 bebeu diretamente da fonte do iX. Novos bancos mais largos com detalhe em losango mantém a boa costura e o mesmo tecido de couro de outos modelos BMW. Ao centro, o console destacado que vai quase até a junção do painel e abriga os botões do câmbio, volume deslizante e alguns controles que não estão na tela dupla na parte superior. Há ainda espaço para latas e garrafas (inclusive as maiores) e carregador de celular por indução que fica “em pé” com um suporte ajustável no painel. O desenho do tabelier também segue a linha do iX mas o destaque fica mesmo por conta das telas curvas que são o ponto alto do novo X1.

Rodas são de 20 polegadas com acabamento cinza grafite e cinza claro com detalhes estriados

Feitas em alta resolução permitem todos os controles do carro incluindo a câmera 360 graus e o sistema de realidade aumentada, exclusivos da versão MSport. Há controle de modos de condução, climatização, ajustes dos bancos, espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, navegação com mapeamento do trânsito em tempo real e internet a bordo.

Por dentro, se nota que o X1 bebeu diretamente da fonte do iX

Motor reconfigurado
O motor das versões XLine e MSport é o 2.0 twinpower turbo com injeção direta porém com tração dianteira e somente a gasolina, diferente da versão oferecida no Série 3 que é tração traseira e flex. No X1 ele ganha 20cv a mais e rende 204cv e 30kgfm de torque controlado pelo câmbio DCT Steptronic de sete marchas.

X1 MSport traz câmera 360 graus e sistema de realidade aumentada

O X1 é estratégico no nosso plano de liderança que terá novidades este ano como o novo i7, o iX1 elétrico e também o esportivo M2 que chegarão ao mercado brasileiro este ano. A BMW é líder no mercado premium há quatro anos com 44% de market share e iremos ampliar esse alcance tendo em breve a produção do X1 concentrada em Araquari/SC”, diz Maru Escobedo, nova presidente do BMW Group do Brasil.

Novo crossover fica visivelmente com mais fôlego nas faixas inferiores de rotação

A bordo da novidade
A bordo da novidade testamos o novo X1 em um curto percurso urbano e 80% do trajeto rodoviário. O novo crossover fica visivelmente com mais fôlego nas faixas inferiores de rotação e trabalha de forma bem silenciosa com o motor reconfigurado. Também fica visivelmente maior uma vez que agora ele tem 4,50m de comprimento (6cm a mais que a antiga geração) e o entre-eixos de 2,69m é 2,2cm maior. O porta malas tem 478 litros e nesta geração as bitolas ficaram mais largas entre 2,4 e 3,1cm para acompanhar a ampliação das medidas de carroceria.

Console destacado que vai quase até a junção do painel e abriga os botões do câmbio e volume deslizante

E tudo isso fez do BMW X1 um SUV compacto mas de porte médio. Generoso no espaço, ele tem boa posição de dirigir que parece mais baixa e com comandos simplificados à mão de fácil configuração por meio do volante. A sensação de um carro premium é a mesma e a nova tecnologia das telas com sistema Operacional BMW Connect 8 permite a conexão por meio de perfis pessoais. Na prática, cada motorista pode configurar sua climatização, posição do banco e modos de condução à sua maneira.

Bancos têm um bom nível de acabamento e comportam cinco pessoasl confortavelmente

Na versão mais cara que ilustra essa reportagem o X1 MSport traz câmera 360 graus, sistema de realidade aumentada que projeta sinais para a navegação sobreposto às câmeras do carro, há sistema de controle de cruzeiro adaptativo com controle de velocidade alta, assistente de estacionamento plus e o visual mais esportivo com os detalhes de acabamento como emblema e soleiras “Msport”.

Nova tecnologia das telas com sistema Operacional BMW Connect 8 permite a conexão por meio de perfis pessoais

O diretor de Pós-Venda Marcio Fonseca Filho destaca que o sisema de atualizaçao remoto RSU disponível no X1 “permite que o cliente tenha um veículo atualizado sem a necessidade de visitar a concessionária”. O X1 tem três anos de garantia ou 40.000km e as primeiras revisões estão incluídas no preço independente da versão.

Modelo tem GPS nativo

Preços e versões BMW X1 2023
Os preços do novo X1 também subiram consideravelmente nesta nova verbais. Parte de R$ 296,9 mil na versão SDrive 18i que é a unida com motor 1.5 turbo, R$ 329,9 mil na versão XLine 20i já com o 2.0 twinpower turbo e R$ 349,9 mil na MSport 20i que traz itens como realidade aumentada, câmera 360 e todos os assistentes de segurança.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição demarço, nas redes sociaise também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Marcos Camargo

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

3 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

3 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.