Categories: PainelVeículos

Novos Logan e Sandero são revelados em versão definitiva na Europa

Compactos ganham nova plataforma, motor e visual aerodinâmico mas devem estrear aqui só em 2022

Vendidos na Europa com sucesso desde 2007, o trio Logan, Sandero e Stepway foram finalmente revelados em sua terceira geração. Agora usando a plataforma CMF, a mesma do Clio, porém menos refinada, os compactos estreiam novo estilo, interior e motorização turbo que deve estrear no Brasil no próximo ano. Na Europa os compactos são comercializados sob a bandeira da Dacia, marca romena de baixo custo do grupo Renault.


O trio Sandero, Logan e Stepway manterão seu tamanho atual: 4,08m de comprimento, 1,85m de largura, 1,50m de altura e cerca de 1.150kg (varia conforme a versão). Em termos de design os carros parecem romper com o estilo anterior: farois e lanternas mais afilados, fortes vincos nas laterais e teto rebaixado dão aos modelos um perfil bem mais aerodinâmico apesar da mínima redução na altura. 


Enquanto o Logan terá tamanho ampliado com maior entre-eixos, sua maior virtude também na Europa, o Stepway terá capô e visual específico reforçando sua proposta de crossover compacto.
Como carros de baixo custo há três opções de entretenimento a bordo: a primeira é somente um espaço para o celular que funciona integrado ao carro com um aplicativo próprio (ou ainda um suporte específico para ele) e que funcionará com alto-falantes a serem instalados pelo proprietário. Outra opção é o Media Display, que é uma central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e a Media NAV com estas mesmas conexões e mais funcionalidades como o GPS, tal qual oferecido aqui no Brasil.


Além motor SCe 1.0 aspirado três cilindros de 65cv (o mesmo que temos no Brasil), estreia para os europeus o  0.9 TCe, um novo motor turbo com 90cv, associado a um câmbio manual de 6 marchas ou CVT. Outra versão será a 1.0 TCe de 100cv. O motor diesel deixa de ser oferecido. As vendas começam agora mas as entregas da nova geração começam no final do ano. Por aqui esta nova geração é esperada somente para 2022 uma vez que o trio mudou há cerca de um ano mantendo a plataforma e com mudanças visuais.

O trio entre em pré-venda nos próximos dias mas as entregas só começam no final do ano sem uma data determinada. Por aqui são esperados para chegar em 2022, assim que a Renault comece a fabricar produtos com a plataforma CMF, variação do Clio, e que será compartilhada com alguns modelos da marca Nissan, especialmente o Magnite que deve substituir o March.

Quer ficar atualizado com as principais novidades do mercado? Acompanhe o site da revista AutoMOTIVO, também presente nas redes sociais e no Youtube com a TV AutoMOTIVO.

Marcos Camargo

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.