Até há poucos meses, a principal moda em relação aos utilitários esportivos eram os SUVs compactos. Recentemente, diversas montadoras embarcaram em uma nova “onda”, a dos SUVs com apelo esportivo reforçado.
Nada a ver com SUVs criados por montadoras conhecidas pelos seus supercarros, esportivos de verdade, como o Lamborghini Urus, o Maserati Levante ou o luxuoso Bentley Bentayga.
Nem do Infiniti QX70, que compartilha a mecânica do Nissan 370Z, ou ainda de modelos “envenenados” de SUVs topo de linha, como o Audi SQ5, os BMW X5M e X6M, o Jeep Grand Cherokee SRT, o Range Rover Sport SVR, os Mercedes-AMG G, GLS e GLE ou os Porsche Macan Turbo e Cayenne Turbo.
Apelo esportivo
Um dos exemplares da nova tendência é o recém-lançado Peugeot 3008 GT, que foi uma das atrações do stand da montadora no Salão de Paris, em outubro. A nova versão foi apresentada poucas semanas depois do lançamento oficial do modelo 3008 da Peugeot, que o grande público conheceu pela primeira vez também nesse Salão.
Embora o uso da abreviação de Gran Turismo pareça um pouco forçada (o que não chega a ser novidade mesmo no Brasil), o modelo tem como proposta atrair os consumidores que querem projetar uma imagem mais esportiva mas não têm como comprar um dos modelos listados acima ou acham que comprar um carro de alto desempenho só para usar na cidade não tem sentido.
Enquanto o GT puro tem a opção de ser equipado com um motor mais potente, a Peugeot também está oferecendo uma versão intermediária, batizada de GT Line, na qual o apelo esportivo fica limitado praticamente aos detalhes de acabamento.
Por fora, o 3008 GT se diferencia dos demais modelos da linha, batizados de Active e Allure, conforme a política da Peugeot, pela pintura e por detalhes de acabamento, como o para-choque dianteiro, os faróis com lâmpadas LED, a grade do radiador, os retrovisores cromados, as duas saídas de escape, os extensores de para-lama e as rodas de19 polegadas em dois tons e pneus 235 50 R19.
Num toque criativo, a Peugeot embutiu luzes LED também na base das capas dos retrovisores. Quando as portas são abertas, o chão é iluminado, mas a imagem tem a forma do logotipo da montadora, um leão.
Noutro toque de concept, o 3008 GT pode levar no porta-malas um opcional, o e-Kick, um tipo de patinete elétrico dobrável, para que o usuário possa ir do local onde estacionou até o seu destino final. O acessório, disponível para toda a linha 3008, inclui uma docking station onde ele se encaixa e é carregado enquanto não é usado. Se necessário, o e-Kick também pode ser carregado em tomadas normais.
Um atributo único do 3008 GT é o motor turbodiesel de quatro cilindros 2.0 BlueHD, que desenvolve 180 cv e faz dupla com um câmbio automático de 6 velocidades EAT6 (Efficient Automatic Transmission) equipado com a tecnologia Quickshift.
i-Cockpit
O interior da linha 3008 parece ter sido a menina dos olhos da equipe de design da Peugeot, que adotou no modelo o conceito batizado de i-Cockpit, que começa com um design envolvente, limita o número de botões, teclas e seletores e chega a detalhes como a iluminação variável e o aspersor de fragrâncias desenvolvidas com exclusividade.
O motorista conta com um volante menor que a média e tem à frente uma tela digital configurável de 12,3’’, instalada em posição elevada. Uma tela multifunção capacitiva de 8’’ sensível ao toque concentra um grande número de informações e permite diversos ajustes, além de navegação em 3D, espelhamento de smartphones e as funções tradicionais.
Um conjunto de seis botões alinhados como um teclado de piano num ressalto do painel sobre o console central, os toggle switches, permitem acessar as principais funções de conforto, como rádio, climatização, navegação, telefone e aplicações móveis.
Ao seu lado, um botão adicional batizado de i-Cockpit Amplify permite adaptar o ambiente interno ao humor do motorista ou à ocasião, com ajustes na iluminação, no volume do som, na ação de massagem dos bancos ou na fragrância usada para perfumar o ambiente.
O sistema de som Hi-Fi Premium Focal inclui um amplificador digital de 515 W com 12 canais, quatro woofers nas portas, quatro tweeters nas colunas, um driver no centro do painel e um subwoofer com bobina tripla sob os bancos dianteiros.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
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