Não é só no Brasil que os SUVs se tornaram um fenômeno de consumo no mercado automotivo. Praticamente em todos os mercados, os utilitários esportivos têm ganho cada vez mais relevância. E isso é refletido não só nos salões das revendas, mas também nos stands das montadoras nos principais Salões do Automóvel mundo afora.
Uma das grandes atrações do Salão de Paris, que acontece de 4 a 18 de outubro, promete ser o Peugeot Quartz Concept, um crossover que combina design avançado, motorização híbrida de grande potência e uso de de materiais inovadores para oferecer o que a montadora promete ser “o supra-sumo da experiência em um carro de família”, ou seja, de um SUV topo de linha.
Embora um concept acabe englobando muitos conceitos e experiências para testar sua viabilidade e a resposta dos consumidores ao que é proposto, as imagens e especificações técnicas divulgadas pela montadora às vésperas do Salão são de deixar qualquer um que curta automóveis com água na boca.
O estilo é marcante, passando ao mesmo tempo a impressão de força e de esportividade. As linhas bem marcadas e o perfil largo e baixo contrastam com as impressionantes rodas com nada menos que 23 polegadas de diâmetro. A pintura, em cinza e preto, com detalhes em prata e vermelho, ajuda a dar um aspecto agressivo e ao mesmo tempo refinado.
É normal que os concepts deixem uma impressão de estranheza quando são vistos pela primeira vez, mas esse não é o caso do Peugeot Quartz Concept. Segundo a Peugeot, é a sua proposta de “SUV para o futuro”, o que parece ser muito mais um slogan do que realidade, ao menos do ponto de vista estético.
Aqui e ali encontramos pontos que nos parecem familiares, como se os designers tivessem juntado tudo o que gostam em outros concepts e carros que já estão no mercado. Longe de ser ruim, isso é positivo e pode indicar que o modelo pode estar mais perto de ser tornar um veículo de produção em série do que poderia parecer.
Embora só tenha 4,5 metros de comprimento e 2,6 de largura, medidas adequadas ao uso eminentemente urbano que um SUV acaba tendo, o Quartz Concept parece ainda maior, graças ao longo capô e à cabine recuada.Segundo a Peugeot, o projeto permitiram dar ao veículo um compartimento de passageiros digno de um sedã de luxo.
A proposta, segundo a Peugeot, é de reunir a parte inferior de um SUV e a superior de um sedã. Para oferecer ainda mais conforto, as portas traseiras abrem em sentido invertido, uma tendência cada vez mais presentes em diversos concepts apresentados nos últimos anos.
Por dentro do compartimento de passageiros, batizado de i-Cockpit, chama a atenção o volante quase retangular e com diversos controles incorporados, claramente inspirado nos monopostos de Fórmula 1. Segundo a montadora, a proposta é de permitir que o motorista acione os botões de controle, troque de marchas e mude os modos de condução sem precisar tirar as mãos do volante.
O belo painel de instrumentos em duplo nível ocupa dos dois lados do volante e é harmoniosamente integrado ao console central. O generoso HUD é angulado a 45 graus para garantir melhor visibilidade e os quatro bancos esportivos são do tipo concha, com ressaltos entre as pernas dos ocupantes, apoios de cabeça integrados e cintos de segurança de quatro pontos.
O conjunto mecânico combina um motor a combustão 1.6 de 270 cv com uma caixa de câmbio automática de seis marchas e dois motores elétricos de 85 kW (115 cv) montados um sobre cada eixo, somando 500 cv de potência total.
O Quartz oferece três modos de condução: o ZEV, totalmente elétrico, com autonomia de até 50 km; o Road, que usa o motor a combustão e o motor elétrico dianteiro; e o Race, que explora todos os três motores.
Uma suspensão pneumática automaticamente garante que a distância livre do solo seja sempre de 30 a 35 centímetros. O sistema de suspensão incorpora câmeras com conexão com o GPS, permitindo inspecionar o terreno à frente do veículo e antecipar mudanças na superfície da pista.
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.