A reportagem da AutoMOTIVO esteve em Campinas visitando as instalações da PST Electronics e se familiarizando com a atual linha de produtos para o mercado de equipamentos de som e acessórios automotivos. Alexandre Jordão, gerente de Vendas Aftermarket da empresa, fez as honras da casa, com apoio da equipe de Marketing e da sua assessoria de Imprensa.
Fundada em 1988, desde 1997 a PST tem como sócio estratégico o grupo norte-americano Stoneridge. Com sede em Campinas e fábrica em Manaus, ela atua com as marcas PST no mercado de montadoras e Pósitron no aftermarket.
Áudio e vídeo são importantes
Segundo Alexandre Jordão, embora não seja a mais tradicional da empresa, a linha de som automotivo tem grande importância para a PST, tendo nascido no atendimento às montadoras e mais tarde se expandido para o mercado de varejo.
A empresa hoje é fornecedora OEM (de produtos usados nas linhas de montagem) da Fiat e de OES (peças e acessórios para revenda) da General Motors e Fiat.
Jordão diz acreditar bastante na linha de áudio e vídeo, embora reconheça que ela demande muito trabalho, pois é preciso fazer novos lançamentos e mudar o design dos produtos a cada ano que passa, já que design é muito importante nesse segmento.
A empresa tem uma linha de dez players e centrais multimídia com a marca Pósitron, indo desde um MP3 player com conexão MP3 e leitor de cartões até a central multimídia Smart, que oferece conexões 3G e Wi-Fi, sistema Android e GPS integrado.
Segundo Jordão, a Smart é a única central à venda no país que permite conexão à Internet. Ele explica que a estratégia da empresa no segmento é de ser uma ótima opção à concorrência, oferecendo uma linha completa e preços bem posicionados.
Outros produtos
Além da linha de áudio e vídeo, a PST também é pioneira na produção de alarmes, com modelos para carros, motos e caminhões, além de módulos de vidros, disponíveis para 82% dos modelos de veículo no mercado brasileiro, bem como travas elétricas.
Alexandre Jordão destaca a oferta de alarmes para caminhões e específicos para motos, protegidos contra interferência da própria moto, além dos destinados a veículos que já saem de fábrica equipados com alarme do tipo ultrassom e precisam ser complementados.
Ele chama a atenção para produtos menos conhecidos da sua linha, que podem ajudar os lojistas a venderem mais. É o caso, por exemplo, de dois acessórios para alarmes, como o 2 Way, que permite receber alerta visual, sonoro ou vibratório a até 750m. de distância em caso de violação.
Outro é o do sensor de violação sem fios, que atua por radiofreqüência e serve para detectar a violação de compartimento de estepes, porta-malas ou caçambas de motos, além do módulo universal antiesmagamento, que atua sobre os vidros, rebate retrovisores e ainda pode acionar o teto solar.
Diferenciais
O executivo também faz questão de destacar diferenciais como o emprego de fiação espaguetada e mais longa, a preparação dos produtos para funcionar com maior variação de voltagem (baterias mais fortes ou fracas) e a possibilidade de reprogramação dos seus módulos de vidro diretamente nas botoeiras, em caso de perda de programação por remoção da bateria.
Outros diferenciais apontados ainda são os módulos de vidro antiesmagamento programados para travar no próprio ponto de resistência e as travas eletro-mecânicas seladas, protegidas contra a entrada de poeira e umidade, que funcionam nas portas do motorista e dos passageiros.
Distribuição
O gerente de Vendas Aftermarket da PST Electronics comenta que o mercado de som e acessórios automotivos tem mudado bastante, destacando o surgimento de distribuidores regionais importantes. A empresa tem adotado como política comercial trabalhar com um número reduzido de distribuidores, procurando ser importante no portfólio de cada um deles.
Ele ressalta a atuação da empresa junto ao varejo, com uma equipe de 18 consultores comerciais, divididos em quatro regiões geográficas, que são encarregados de visitar lojas e concessionárias, além de quatro consultores técnicos, responsáveis por dar apoio técnico aos colegas.
Sempre que constatado um problema com produtos em garantia, a política adotada é de procurar fazer a troca imediata. No estado de São Paulo, a empresa conta ainda com o apoio de 17 promotores de venda atuando junto ao varejo.
Segundo Jordão, toda essa estrutura é resultado de uma preocupação muito grande da empresa com os seus produtos, com o pós-venda e com as funções que o produto vai ter para o cliente.
Um reflexo disso é o número de telefone 0800 disponibilizado para um serviço de suporte que funciona inclusive aos sábados e é utilizado por clientes e até usuários finais.
Muitas das dúvidas sobre instalação e configuração de produtos que chegam através dessas ligações acabam virando vídeos educacionais, disponibilizados no Espaço do Lojista e Instalador, no site da empresa, onde são oferecidos 68 vídeos sobre instalação e configuração de sua linha de produtos automotivos.
Esses vídeos também estão disponíveis na página da empresa no YouTube. Em função do alto volume de vídeos, a PST investiu na montagem de um estúdio próprio de vídeo, que conta com uma equipe operacional própria.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
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