Destaques

Pósitron apoia revisão da Lei Antiesmagamento do vidro elétrico para segurança do usuário

Resolução proíbe a fabricação e comercialização de produtos que não sejam dotados de dispositivos de proteção antiesmagamento

A Pósitron, empresa do Grupo Stoneridge, informou à imprensa que apoia ações das autoridades competentes para que haja uma atualização da Resolução número 468 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), evitando qualquer ambiguidade, e para que, desta forma, todas as empresas cumpram os requisitos de segurança, implementando o sistema antiesmagamento nos dispositivos de abertura e fechamento de vidro elétrico.

A Resolução do Contran, datada de 13 de dezembro de 2013 e que entrou em vigor no dia 01 de janeiro de 2017, estabelece rigorosas exigências técnicas para automatizadores de vidros elétricos e tetos solares, proibindo a fabricação e comercialização de produtos que não sejam dotados de dispositivos de proteção antiesmagamento.

Esses dispositivos permitem que quando for encontrado algum obstáculo durante a subida do vidro elétrico, ele será pausado e descerá, evitando quaisquer possíveis danos ao usuário.

A Pósitron ainda lamenta o fato de que algumas empresas se apoiam em brechas na Lei para fabricar dispositivos que não possuem o sistema de segurança antiesmagamento e continuam a comercializar esses produtos no mercado, colocando a vida de usuários em risco – especialmente a de crianças, que são as maiores vítimas desse problema.

De acordo com a empresa, os módulos de vidros elétricos da Pósitron cumprem rigorosamente as normas técnicas estabelecidas pela Resolução do CONTRAN e reafirmando sua posição de apenas comercializar produtos 100% seguros.

Segundo o diretor de Tecnologia da Pósitron, Fábio Favari, é muito importante que o público tenha conhecimento dos riscos e exija o produto seguro.

“A equipe de pesquisa e desenvolvimento da Pósitron sempre atuou para desenvolver soluções que sejam interessantes para o mercado e tendo como premissa a segurança do usuário. A evolução tecnológica e a viabilidade econômica das soluções andam junto com a legislação automotiva em prol da segurança dos usuários de veículos, são vários os exemplos onde itens de segurança não eram e são hoje em dia são obrigatórios. Por isso é fundamental que as pessoas tenham ciência desse tema, discutam e cobrem das autoridades, dos fabricantes e dos revendedores uma postura em prol da segurança, acima de tudo. Um ajuste na Lei eliminando as brechas que alguns fabricantes utilizam e uma fiscalização mais rígida são extremamente necessárias para que tenhamos somente os produtos seguros no mercado de módulos de vidro elétrico.”

Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

Salão do Automóvel de SP 2025 recebeu mais de meio milhão de visitantes

Qual o balanço do salão do automóvel de são paulo 2025? Durante o evento, bem…

4 dias ago

Veikko by NP no Salão do Automóvel: confira o que marca levou para o evento

fabricante de soleiras, protetores e adesivos está no maior evento de carros do Brasil A…

1 semana ago

Ecotap no Salão do Automóvel: veja o que marca levou para o evento

No setor de acessórios, marca destacou produtos de borracha no maior evento do setor A…

1 semana ago

Renault Kardian recebe nota máxima no LATIN NCAP

SUV compacto é bem avaliado em novo teste pelo órgão independente Renault Kardian obtém nota…

1 semana ago

Corzus está no Salão do Automóvel 2025: veja os lançamentos da marca

Fabricante de amplificadores e caixas levou últimas novidades para o evento Screenshot Além de participar…

1 semana ago

Brucke engates no Salão do Automóvel: confira as novidades

Fabricante levou linha de engates e acessórios para o Salão Screenshot "Uma alegria estarmos com…

1 semana ago

This website uses cookies.