Destaques

Prof. Marins: Errar é humano, mas cuidado para não permanecer no erro!

Esta frase em latim – Errare humanum est, perseverare autem diabolicum – “Errar é humano, permanecer no erro é diabólico” – atribuída a Santo Agostinho, é um axioma filosófico com o qual tentamos mitigar uma falha, um erro, ou mesmo uma queda moral na sua primeira parte – errar é humano. Já a segunda parte – permanecer no erro é diabólico – nos afirma que a aceitação da fraqueza humana não deve justificar a continuidade do erro.

Em meu livro “Só não erra, quem não faz” afirmo que o erro honesto, em busca do acerto, fruto da criatividade e da busca da inovação é a base da ciência e do conhecimento e não podemos viver paralisados pelo medo de errar.

A verdade é cristalina: todos nós cometemos erros e não devemos ser condenados pelo fato de errarmos. Porém permanecer no erro, de forma deliberada, deve ser totalmente condenado.
Escrevo sobre este tema porque essa antiga sabedoria tem sido esquecida por pessoas e empresas. É comum vermos a continuada negação do erro por aqueles que erraram e, mais ainda, o vício de perseverar no erro agravando ainda mais os danos que o erro causou.

E o mais grave é que, além de permanecer no erro, essas pessoas e empresas se valem de mentiras, meias-verdades e dissimulações, prejudicando de forma ainda mais grave suas vítimas.
Nada é mais edificante para um ser humano do que pedir desculpas e agir prontamente para reparar, sempre que possível, qualquer erro que tenha cometido, mesmo voluntariamente, e do qual sempre terá o direito de se arrepender.

Se errar é humano, reconhecer o erro é altamente virtuoso e meritório, e mostra dignidade e coragem da parte de quem errou. Essa humildade libertadora e edificante só fará melhorar a imagem de quem reconhece ter cometido um deslize e poderá trazer a compreensão e mesmo a compaixão, até mesmo daquelas que tenham sido vitimadas pelo erro.

Assim, temos que lembrar que só não erra quem não faz, mas, ao errarmos, temos que reconhecer nossos erros, pedir desculpas, reparar as vítimas e jamais permanecer no erro mas, antes, aprender com eles para errarmos cada vez menos.

Pense nisso. Sucesso!

Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

Salão do Automóvel de SP 2025 recebeu mais de meio milhão de visitantes

Qual o balanço do salão do automóvel de são paulo 2025? Durante o evento, bem…

4 dias ago

Veikko by NP no Salão do Automóvel: confira o que marca levou para o evento

fabricante de soleiras, protetores e adesivos está no maior evento de carros do Brasil A…

1 semana ago

Ecotap no Salão do Automóvel: veja o que marca levou para o evento

No setor de acessórios, marca destacou produtos de borracha no maior evento do setor A…

1 semana ago

Renault Kardian recebe nota máxima no LATIN NCAP

SUV compacto é bem avaliado em novo teste pelo órgão independente Renault Kardian obtém nota…

1 semana ago

Corzus está no Salão do Automóvel 2025: veja os lançamentos da marca

Fabricante de amplificadores e caixas levou últimas novidades para o evento Screenshot Além de participar…

1 semana ago

Brucke engates no Salão do Automóvel: confira as novidades

Fabricante levou linha de engates e acessórios para o Salão Screenshot "Uma alegria estarmos com…

1 semana ago

This website uses cookies.