As quinze marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 34.597 unidades, anotaram em 2019 queda de 7,9% ante igual período de 2018, quando foram vendidas 37.582 unidades importadas.
A totalização anualizada de automóveis e comerciais leves importados ficou abaixo da previsão da entidade que havia sinalizado inicialmente 50 mil unidades para 2019 e depois revista para 40 mil unidades.
“Infelizmente, terminamos o ano com quase 8% abaixo dos números de 2018. No segundo ano sem os 30 pontos percentuais adicionais no IPI, do Programa Inovar-Auto, vislumbrávamos obter uma recuperação mais sólida, mais consistente. Mas, desta vez, a persistente alta do dólar inibiu os nossos negócios, em especial no segundo semestre do ano passado”, argumenta José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.
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No comparativo mensal, dezembro de 2019 registrou queda de 0,3% em relação a igual período de 2018. Foram comercializadas 3.380 unidades contra 3.389 licenciamentos em dezembro do ano anterior.
O desempenho de vendas no mês de dezembro, porém, significou também alta de 22,2%, comparado ao mês imediatamente anterior. Foram 3.380 unidades contra 2.766 unidades em novembro último.
Produção local
Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki fecharam o ano com 33.090 unidades emplacadas, total que representou alta de 39,6% em relação a 2018, quando totalizaram 23.699 unidades.
Ao considerar somente o mês de dezembro último, as quatro associadas emplacaram 3.584 unidades nacionais, 13,9% superior às 3.148 unidades de novembro e 47,1% mais que as 2.436 unidades de dezembro de 2018.
Para 2020, de acordo com Gandini, a Abeifa estima emplacar, entre importados e produção nacional, 90 mil unidades, crescimento de 33% sobre os dados de emplacamentos de 2019.
“Em princípio, nossa primeira projeção pode parecer otimista demais, diante das estimativas já anunciadas pela indústria e pelo setor de distribuição, na casa de 10%. Em nosso caso, porém, o porcentual de crescimento é maior por conta da demanda reprimida de 2019, ano em que o dólar flutuou na média mais próximo aos R$ 4,00”, argumenta Gandini.
Participações
Em dezembro último, com 6.964 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,76% do mercado total de autos e comerciais leves (251.974 unidades).
No acumulado, o market share foi de 2,55% (67.687 unidades, do total de 2.659.278 unidades).
Vale ressaltar que, no acumulado de 2019, o total de 34.597 unidades importadas representou apenas 1,3% do mercado interno de 2.659.278 automóveis e comerciais leves.
Se considerado o total de veículos importados, ou seja aqueles trazidos também pelas montadoras, as associadas à Abeifa responderam, em dezembro, por 11,75% (3.380 unidades, do total de 28.756 unidades importadas) e, no acumulado, 12,01% (34.597 unidades, do total de 288.103 veículos importados).
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