Interessante como hoje tudo se resume a compras em promoção. Chega fim de ano e é maxiliquidação aqui, megaliquidação ali, Black Friday, grupos de compra e venda com oportunidades imperdíveis e por aí vai. Mas por que o varejista deve fazer uma promoção? Aqui, você encontrará dicas valiosas para você promover a sua.
Promover vendas não significa somente abaixar os preços de maneira brutal e esperar o grande consumismo comum a todos que acreditam em vantagens onde não há nenhuma. Significa também aproveitar o produto e momento certos, baseados numa negociação vantajosa tanto para quem compra quanto para quem vende.
Para o varejista, muito mais do que isso, é a oportunidade de elevar o número de produtos vendidos por meio de uma ação, seja ela qual for.
Saiba o que deve ser pensado antes de realizar uma promoção
Caso você tenha percebido que os números e resultados obtidos pela sua loja para o período, não tenham alcançado a expectativa desejada e então acredite que a solução seria realizar uma promoção em seu estabelecimento, aqui vão algumas dicas importantes — por vezes ignoradas quando se aplicam às benditas promoções:
– Se você pretende promover algum produto de baixo giro, antes explique para sua equipe de vendas o motivo real e a necessidade do resultado de maneira clara. Entenda que denegrindo o produto ou caso sua equipe não acredite nele será muito difícil executar a tarefa com sucesso.
– Analise os custos dessa promoção. É importante lembrar que faturamento não significa lucro e por isso, fique ligado nos resultados reais.
– Considere impostos e uma margem mínima que cubra os custos da venda para então executar a ação.
– Em um universo de bens de consumo, margens se sobrepõem e, com isso, compensam ações de liquidação. Em alguns casos, essas ainda são subsidiadas por fornecedores: essa parceria é muito importante.
– Observe bem o tipo de produto que será promovido e estude a incidência de garantia e/ou assistência técnica sobre ele. Se é um produto que quebra em demasia ou em altos percentuais, posicione o preço promocional ainda mais alto.
– Ao trabalhar em margens absolutas podemos fazer uma simulação do impacto das promoções antes de executá-las. O ideal é que se tenha um mapa das ações promocionais já predeterminadas no plano de negócios e orçamento do ano.
Lembre-se de que ao fazer uma promoção agressiva de preços, apenas, você está criando uma demanda que depois não será possível atender. E aí? Como explicar ao seu consumidor que aquele produto vendido aos milhares na promoção por R$ 100,00 agora custa R$ 150,00? O que o consumidor vai pensar de você?
Mas promoção é somente baixar os preços?
Como vimos acima, não se trata apenas de desovar o estoque. Uma promoção bem planejada pode ajudá-lo a promover não só seus produtos (encalhados ou não), mas também a sua loja e porque não dizer, seus parceiros e clientes internos.
Existem inúmeras idéias para ações deste tipo como: na compra deste produto, concorra a uma viagem! E também pode ser uma moto, um carro, uma TV, um par de ingressos para um show ou espetáculo, entre tantas outras opções que são sonhos de consumo do brasileiro.
Para isso, você não precisa necessariamente baixar os preços, ao contrário, depois de estudar de maneira clara as finanças você pode aumentar a margem de lucro e com esse valor adicional custear o prêmio. E este é só um exemplo.
Promoções bem-sucedidas são fruto da criatividade e da análise profunda dos impactos que ainda virão. Pense nisso e boas vendas!
Por: Denise Andrade
Fotos: Divulgação
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