Quando se fala de carro, existem alguns conceitos que são muito difundidos. Por exemplo, um sedan se entende como um carro mais conservador, de três volumes e quatro portas. Já um cupê se percebe como um carro de duas portas e estilo um pouco menos conservador que um sedã.
Quando se diz que um carro é esporte ou esportivo, se entende que é um carro com características e desempenho mais avançados, próprio para a prática de esportes ou para uma condução mais esportiva, normalmente com espaço para só duas pessoas. E quem ouve falar em uma limousine já pressupõe que seja um carro mais longo, formal e luxuoso. Certo?
Estava certo até chegar um fabricante e bagunça tudo ao apresentar no Salão de Genebra do mês passado um belo carro que subverte todos esses pré-conceitos começando pelo nome, que indica que ele é esportivo e limousine ao mesmo tempo.
Que é elétrico, tem uma potência equivalente a 900hp, promete um desempenho de supermáquina e ainda por cima usa revolucionárias baterias elétricas que usam água salgada como “combustível”.
Como se isso não bastasse, o Quant e-Sportlimousine ainda faz questão de detonar outro pré-conceito, o de que carros elétricos são ótimos para a ecologia mas decepcionam no quesito desempenho.
Ainda em estágio de concept, o carro apresentado no mês passado em Genebra já mostra resultados para muito esportivo italiano ou alemão botar as barbas de molho: nada menos que 2,8 segundos para acelerar de 0-100 km/h e uma velocidade máxima estimada em 380 km/h.
Estilo delicadamente marcante
É difícil encontrar adjetivos para descrevê-lo. Por fora ou por dentro, as linhas e detalhes atraem os olhos e são de deixar o queixo caído. Cada traço parece ter sido cuidadosamente pensado e avaliado para compor um todo que marca pela fluência e pelo equilíbrio, mas sem deixar de remeter à velocidade.
Ao contrário de alguns superesportivos que mais lembram aviões de combate, verdadeiras lâminas projetadas para cortar o ar, com traços propositadamente brutos, ele tem linhas mais comportadas e delicadas, mas inegavelmente belas e esportivas.
Confira nas fotos os traços da frente, com as grandes entradas de ar laterais com frisos que, delicadamente, dão perspectiva e movimento. Ou os da traseira, com a luz de posição central posicionada verticalmente, remetendo às dos bólidos da Fórmula Um.
Ou então ao interior, onde se destacam o enorme monitor digital colorido que abrange toda a extensão do painel de instrumentos, de porta a porta, ou os delicados fios de LED que delineiam toda a cabine e lhe dão um aspecto definitivamente futurista.
Um salto tecnológico
Por trás do Quant e-Sportlimousine está Nunzio La Vecchia, um genial cientista suíço que desde 1991 se dedica à pesquisa de tecnologias de energia alternativas. Em 2008, ele entrou com o pé direito na indústria automotiva ao fechar uma parceria com a fabricante de ultra-esportivos holandesa Koenigsegg para desenvolver um esportivo com motorização alternativa, que foi apresentado no Salão de Genebra de 2009.
Nascia a primeira versão do Quant. Desde então, La Vecchia se dedicou a resolver os principais problemas dos carros elétricos, como as caras e pesadas baterias, com séria limitação de armazenamento de energia, que acabam limitando a autonomia e o desempenho dos veículos.
Em vez de baterias seladas, a solução adotada adota uma bateria que utiliza uma mistura chamada simplesmente de “água salgada” pela fábrica, mas que também inclui diversos sais metálicos e outros ingredientes.
Armazenada em dois tanques separados de 200 litros de capacidade, a solução, em versões com alta e baixa carga de íons, é depois bombeada para a bateria propriamente dita, onde o contato entre as duas soluções gera energia, que então flui para dois supercapacitores e depois alimenta quatro motores de três fases instalados em cada uma das rodas.
Embora tecnicamente complicada, a solução permite alto aproveitamento energético, permitindo que o carro tenha uma autonomia de 400 a 600 quilômetros e um desempenho similar ao de um carro de competição.
Além disso, em vez de ter de ser recarregado numa tomada – o que muitas vezes exige horas – os dois tanques de solução do Quant e-Sportlimousine podem ser reabastecidos facilmente, como fazemos com um carro movido a gasolina, álcool ou diesel.
Embora ainda vá demorar algum tempo para podermos ver uma beleza dessas à venda, La Vecchia já fechou uma parceria com a Bosch Engineering para acelerar a entrada do modelo em produção e pretende colocar ainda este ano alguns modelos de pré-série em testes. Vai valer a pena esperar!
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação
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