Artigos

REALIDADE AUMENTADA: uma tendência no mercado automotivo

*Por Marcos Trinca

Experiências de Realidade Aumentada tem sido cada vez mais utilizadas como estratégia de engajamento e para oferecer uma boa experiência aos consumidores. Engana-se aqueles que acham que a novidade traz retornos positivos somente para o mercado de varejo, entretenimento ou educação, o setor automotivo é um exemplo de segmento tradicional que tem se rendido aos benefícios da tecnologia.


Que a transformação digital abalou diversos negócios, isso não há dúvidas, e foi observando que a maior parte da jornada de compra de carros acontecia via internet que diversas marcas passaram a enxergar as soluções imersivas como estratégia para aumentar ainda mais suas vendas. Afinal, por que não otimizar o tempo e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes, se já é possível visualizar em tempo real o carro que deseja adquirir como se estivesse frente a frente com ele?

A Citroën, por exemplo, foi pioneira. Aliado a um chatbot no Facebook Messenger, os interessados nos produtos da marca puderam conhecer “de perto” o SUV Citroën C4 Cactus e utilizar da realidade aumentada para visualizar o carro na sua garagem e personalizá-lo com diferentes cores e acessórios, tudo isso sem ter que ir até uma concessionária.

Já a Ford começou a usufruir dessa solução para conectar técnicos a engenheiros, pois percebeu que isso ajudaria a agilizar o diagnóstico de falhas nos seus veículos e ganharia mais tempo para efetuar as reparações. A Volkswagem divulgou recentemente a produção do Nivus, primeiro crossover compacto da categoria a ser desenvolvido 100% digital, concebida pelas mais avançadas tecnologias de realidade virtual, aumentada e impressões 3D.

Como um agente nesse ecossistema reforço que as tecnologias imersivas têm sido grandes aliadas aos negócios que querem proporcionar um atendimento diferenciado aos seus clientes. Seja pelas redes sociais ou qualquer outro canal utilizado para vender ou gerar engajamento, enxergo o setor automotivo um verdadeiro oceano de oportunidades. Às montadoras cabe saber usufruir dessa inovação a seu favor e aos consumidores, vivenciar essa experiência incrível.

*Marcos Trinca é Head de XR da More Than Real, empresa brasileira referência global no desenvolvimento de experiências e soluções de realidade aumentada

Marcos Camargo

Recent Posts

Salão do Automóvel de SP 2025 recebeu mais de meio milhão de visitantes

Qual o balanço do salão do automóvel de são paulo 2025? Durante o evento, bem…

4 dias ago

Veikko by NP no Salão do Automóvel: confira o que marca levou para o evento

fabricante de soleiras, protetores e adesivos está no maior evento de carros do Brasil A…

7 dias ago

Ecotap no Salão do Automóvel: veja o que marca levou para o evento

No setor de acessórios, marca destacou produtos de borracha no maior evento do setor A…

7 dias ago

Renault Kardian recebe nota máxima no LATIN NCAP

SUV compacto é bem avaliado em novo teste pelo órgão independente Renault Kardian obtém nota…

1 semana ago

Corzus está no Salão do Automóvel 2025: veja os lançamentos da marca

Fabricante de amplificadores e caixas levou últimas novidades para o evento Screenshot Além de participar…

1 semana ago

Brucke engates no Salão do Automóvel: confira as novidades

Fabricante levou linha de engates e acessórios para o Salão Screenshot "Uma alegria estarmos com…

1 semana ago

This website uses cookies.