Categories: Brasil

Reestreia da AUTOP 2014 foi sucesso em Fortaleza e promoveu um grande encontro do setor

Entre os dias 5 e 9 de agosto foi realizada em Fortaleza a AUTOP 2014. Sob nova gestão e totalmente reformulada, a feira foi realizada no moderno Centro de Eventos do Ceará, na capital cearense, e reuniu toda a cadeia produtiva do setor (acessórios, autopeças, motopeças, equipamentos e serviços).

O encontro contou com lançamento de produtos, inovações, capacitação técnica e gestão, além de infraestrutura para novos negócios e parcerias.

De acordo com Ranieri Leitão, presidente do Sistema Sincopeças Assopeças – CE, entidade realizadora da feira, a Autop visa fortalecer a cadeia do setor e possibilitar aos empresários de menor poder aquisitivo a otimização dos serviços em suas empresas.

“Queremos ajudar o micro e pequeno empresário a oferecer um atendimento diferenciado e de qualidade, totalmente voltado para a sustentabilidade do negócio e o cuidado com o meio ambiente”, declarou. Houve ainda a participação das redes de negócios do SSA – Multicar, Uniret, Uniprosom, Off Road, Servpeças, Unir-CE e Ibiautos.

“Eles demonstraram seus serviços e divulgaram suas experiências de sucesso com a formação de redes, mostrando a eficiência dos micro e pequenos empresários no trabalho em grupo e no associativismo”, explicou.

Foram mais de 200 marcas expondo na Autop, entre elas grandes empresas do mercado de autopeças, como BOSCH, NGK e SKF, além de algumas das mais importantes distribuidoras do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos, como GRAVES E AGUDOS, SK AUTOMOTIVE e ELETROPARTS.

O stand da GRAVES E AGUDOS contou com a diversidade das marcas do portfólio da distribuidora, que apoiaram a participação e puderam expor grandes novidades.
Uma delas foi a novíssima central JVC KENWOOD, que é capaz de transmitir toda as imagens e funções do celular para a tela da central, não se utilizando de espelhamento e sim, um acoplamento no aparelho via Bluetooth, que já permite esta transferência, sendo possível inclusive a operação de toque na tela pela central.

A SK Automotive também contou com parceiros comerciais expondo produtos em seu stand. A filial montou equipe, formou estoque e está operando há dois anos no Nordeste, utilizando a infraestrutura e know how da distribuidora, que é nacional, para adquirir mais força naquele mercado.

Segundo Hermenegildo Colino Neto, gerente de acessórios, “o mercado do Nordeste está em grande ascensão e estamos fazendo um trabalho regional forte, melhorando a equipe a cada dia, excelente política de preços para atender o Ceará.”

Mayara Guimarães, coordenadora de vendas da filial, acrescentou: “Qualidade no atendimento, pronta entrega e garantia. Tudo em primeiro lugar, não tem segredo. O grande desafio é o capital humano já que a venda é técnica, e isto muda tudo”.

A ELETROPARTS, num stand próprio, levou um carro com produtos de seu portfólio, entre eles Roadstar, Stetsom, JFA e KX3.

Luiz Neto, gerente de vendas da JFA, levou toda sua linha aperfeiçoada de controles, além das fontes carregadoras e novidades como os TRIP computers (computadores de bordo com informações projetadas no para-brisa).

A revista AutoMOTIVO apoiou o evento e foi convidada com exclusividade pela organização para cobrir e dar e apoio jornalístico à feira, cujo movimento ainda não havia sido divulgado oficialmente até o fechamento desta edição, mas estima-se que tenha sido de cerca de 30 milhões de reais

Sobre o mercado do Nordeste

O mercado de autopeças e reposição automotiva no Ceará caminha a passos largos. As facilidades que o cearense dispõe hoje para a compra de veículos, sejam eles novos ou usados, estão contribuindo para o fortalecimento deste setor, movimentando a economia do Estado e estimulando a geração de renda.
Este mesmo setor está possibilitando muitas oportunidades de empregos aos cearenses. Atualmente, cerca de oitenta mil profissionais trabalham na área, que carece de mais mão de obra especializada.

Mercado automotivo cearense em ascensão

O aumento dos veículos em circulação no Ceará vem acompanhado de novas oportunidades, estimulando o crescimento do mercado de acessórios e reposição automotiva, um setor que contribui cada vez mais para a economia do Estado.

Nas ruas de Fortaleza circulam mais de 850.000 veículos e no interior do estado pouco mais de 1.300.000, somando cerca de 2.200.000 veículos na frota do Ceará. Fortaleza é hoje a décima cidade brasileira em números de carros transitando pelas ruas e a segunda do Norte/Nordeste.
A capital cearense já reúne a oitava maior frota brasileira de caminhões e caminhonetes, sendo a maior do Nordeste nessas categorias, com quase 5.000 caminhonetes e 3.500 caminhões a mais do que Salvador.

Em 2040, a população estimada da metrópole será de cerca de 4 milhões de habitantes, com uma frota estimada em 2,2 milhões de veículos, segundo levantamento do Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sianenco).

Existem hoje no Ceará, aproximadamente 894 empresas que trabalham com a instalação, manutenção e reparação para veículos automotores, informação que consta na Declaração Anual Nacional (DASN-2011). Este mercado superaquecido também tem a necessidade de mais profissionais capacitados para atuar no setor, que hoje emprega 80 mil trabalhadores no Ceará.

Porém, ao tempo em que surgem novas oportunidades, o setor de serviços automotivos também vem passando por um processo de seleção cada vez mais competitivo.
Um dos fatores é a entrada, no Brasil, de franquias especializadas na reparação de veículos, geralmente com grandes estruturas de atendimento em redes espalhadas pelo país, e o comportamento dos consumidores da classe alta que opta, cada vez mais, pela aquisição de carros estrangeiros.

Nesse cenário, as micro e pequenas empresas são pressionadas a investir na modernização dos conceitos administrativos e dos serviços.

Veja as fotos na galeria abaixo: (Clique para ampliar)

Equipe Graves e Agudos
Marcos (MDM), Tom (graves e Agudos) e Fábio Codellos (Revista AutoMOTIVO)
Equipe Multilaser no stand da SK
Mayara Guimarães, coordenadora da SK Fortaleza
Alexandre Romão Pelicano e Wilson Codellos
Forncedores no stand da Eletroparts
Equipe SK e parceiros

Por: Denise Andrade e Fábio Codellos

Imagens: Equipe AM

Denise Andrade

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

3 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

3 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.