Aposta da Renault para mudar a posição da montadora no cada vez mais concorrido ranking dos utilitários esportivos, o Captur chega ao mercado depois do Hyundai Creta e do Honda WR-V. Se a aposta da Renault vai ser bem sucedida ou não, só o tempo dirá, mas com certeza ela não está brincando em serviço. Seu meio-irmão Nissan Kicks parece ter agradado aos consumidores e vem tendo um bom desempenho de vendas. Além de ser o campeão de vendas da Nissan no Brasil, o Kicks vem se posicionando bem no ranking dos mais vendidos.
No entanto, é importante esperar que o consumidor conheça melhor todas as opções oferecidas pelas diferentes montadoras e que as revendas estejam bem abastecidas. Aí, com movimentos de todas as marcas, é que o jogo realmente vai começar.
Captur X Duster
Ainda não ficou muito claro se o Captur vai fazer com que o Duster seja tirado de linha ou se o modelo mais antigo vai ser deixado como opção de entrada para quem quiser comprar um SUV da Renault. Por enquanto o Duster fica, mas a médio prazo isso pode mudar, dependendo da resposta dos consumidores.
O Duster chega com muito atributos para emplacar. Para começar, é um projeto original francês e não romeno, como no caso do Duster. Isso se traduz num visual mais atual e elegante e num acabamento mais cuidadoso e refinado.
O projeto francês foi adaptado à realidade brasileira pela Renault Tecnologia Américas (RTA), único estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano, localizado em São Paulo. A montadora rodou mais de um milhão de quilômetros no Brasil com o Captur, o que resultou em mudanças na suspensão, carroceria e arquitetura eletrônica.
A montadora destaca como diferenciais a maior altura em relação ao solo, a posição de direção mais elevada, além do comprimento e entre-eixos maiores que outros SUV da sua categoria, assim como alta oferta de conectividade, tecnologia e segurança.
Equipado para brigar
A montadora parece ter feito a lição de casa e lança o Captur bem equipado de fábrica e com poucos opcionais. A maioria está disponível tanto para a versão de entrada Zen, equipada com o novo motor 1.6 SCe de 120 cv e câmbio manual de cinco marchas quanto para a topo de linha Intense 2.0, com motor de 148 cv e câmbio automático.
Em termos de segurança, as duas versões contam com 4 airbags e controle de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (ASR), freios ABS, auxílio de frenagem de emergência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de assistência de partida em rampas (HSA) e fixação de cadeirinhas Isofix. Outro equipamento padrão é a chave cartão que aciona a ignição só pela sua presença dentro do veículo, além de permitir a abertura e o travamento das portas e do porta-malas só por aproximação ou afastamento, sem necessidade de tocar no cartão.
As duas versões também são equipadas com piloto automático com indicador e limitador de velocidade (cruise control), retrovisores externos rebatíveis eletricamente, ar-condicionado, velocímetro digital e vidros elétricos nas quatro portas.
Para a versão Intense 2.0, a Renault reservou equipamentos como as luzes de conversão Cornering Lights, integradas aos faróis de neblina e acionadas automaticamente ao girar o volante, permitindo melhor visibilidade em áreas de menor luminosidade.
Também exclusivos dessa versão são o sensor crepuscular, que acende as luzes externas automaticamente conforme a necessidade. Além disso, o sensor de chuva ativa o limpador de para-brisas caso seja necessário.
Oportunidades para equipar
A central multifunção Media Nav, com câmera de ré e sensor de estacionamento integrados, é equipamento de série na versão Intense 2.0 e opcional na Zen 1.6, o que é uma excelente oportunidade para os varejistas de som e acessórios.
Além disso, a montadora preparou uma linha de acessórios originais, que inclui barra de teto transversal, porta tablet, rede de porta-malas e caixa organizadora de porta-malas. Mesmo assim, com certeza o Captur ainda pode receber muitos outros acessórios nas lojas especializadas!
Confira a lista de equipamentos
Captur Zen 1.6 SCe câmbio manual
Quatro airbags (dianteiros e laterais)
Controle eletrônico de estabilidade (esp)
Controle eletrônico de tração (asr)
Assistente de partida em rampas (hsa)
Freios com abs
Fixação isofix para cadeirinhas
Direção eletro-hidráulica
Volante com regulagem da altura
Ar-condicionado
Rodas aro 17 polegadas de liga leve
Vidros elétricos
Alarme perimétrico
Chave-cartão hands free
Comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite)
Assento do motorista com regulagem de altura
Sistema car (travamento automático das portas a 6 km/h)
Drl em led
Retrovisores rebatíveis
Piloto automático com indicador e limitador de velocidade
Captur Intense 2.0 automático
Todos os equipamentos da versão zen 1.6
Rodas aro 17 polegadas de liga leve diamantadas
Central multifunção media nav 7” touchscreen
Farol de neblina com função cornering light
Câmera de ré
Ar-condicionado automático
Sensor de chuva
Sensor crepuscular
Apoio de braço
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.