Este SUV vem cada vez mais ganhando força no nosso mercado automobilístico, por isso o escolhemos para comentar alguns pontos importantes de como proceder com a instalação em seu sistema de automação de vidros, alarmes e iluminação frontal.
Automação de vidros elétricos
A instalação deste sistema, no Renault Duster, é bem simples, porém cheia de pegadinhas que causam várias dores de cabeça a você instalador. Então vamos desvendar este mito parte-a-parte com cores de fio e posicionamento dos mesmos.
Primeiramente desmonte com cuidado a porta dianteira esquerda (motorista). Lá vamos encontrar os conectores de comando dos vidros, a subida é feita fio a fio e a grande pegadinha é o modo de temporizá-la. De resto é um carro com sistema de vidros comuns, observe conector azul e branco.
Leia também:
Cores dos fios de subida
Conector azul
– Marrom – dianteiro esquerdo
(motorista)
– Verde – dianteiro direito (carona)
– Amarelo – grosso pós-chave
Conector branco
– Bege – traseiro esquerdo
– Marrom – traseiro direito
– Amarelo – grosso pós-chave
Observe agora que, tanto no conector azul quanto no branco, existe o fio amarelo de pós-chave. O que fazer? Interrompa ambos e una cada um dos dois do lado pós-chave que vem do carro – sinal positivo facilmente localizado com um multímetro e depois una os outros dois que são os lados dos botões que devem ser temporizados.
Simples assim, mas isto significa meio caminho andado. Depois de temporizado faça as ligações dos fios de subida de cada vidro como informado acima nos conectores azul e branco. Lembrando sempre de respeitar a ligação lado sinal (botão) e lado sinal (motor), a inversão de um destes sinais ocasiona a queima imediata do módulo de subida. Procedimento muito comum reportado pelas fabricantes de módulos de automação.
Neste sistema o sinal de polaridade do módulo deve ser ligado ao negativo, facilmente encontrado nos conectores azul e branco na cor de fio preto, ou seja, os vidros descansam em positivo, também deve ser utilizado um multímetro para averiguação destes sinais, feito isto feche o chicote com espuma anti ruído e lacre com um selo de sua empresa para maior segurança de não ser violado.
O próximo passo é passar o fio para dentro da coluna do veículo pelo passador original. Este procedimento é bem tranquilo: leve dois fios um 0,50 mm para interligar no sinal de sete, que a em nossa opinião é o correto. Este sinal o instalador pode encontrar no chicote da passadeira – lado do motorista.
Abra a fita protetora do chicote e localize o fio CZ/BR (cinza e branco) com o alerta ligado e o auxílio de um multímetro -não utilizamos sinal de travamento, achamos muito inconveniente para o usuário – e um 2,5 mm para alimentação do módulo. Utilizamos esta bitola, pois este veículo tem um grande consumo de corrente na subida e na falta de corrente o módulo interrompe a subida imediatamente.
Outro detalhe nesta ligação é a alimentação do módulo de subida, que deve ser ligado sempre no pé da bateria junto ao porta-fusível para garantir a integridade do sistema, em caso de curto e também para manter a garantia do veículo, caso o mesmo tenha garantia de fábrica. Veja foto abaixo:
Feito isto basta plugar o módulo de subida e programá-lo. Este sistema se aplica a todos os modelos de Renault Duster sem exceções.
Sistema de alarme
Primeiramente devemos verificar se o veículo já vem equipado com alarme perimétrico de fábrica, ou seja, dispositivo que dispara a buzina quando a porta é aberta, este sistema não possui sensor de movimento de fábrica (ultrassom).
Depois de efetuado esta verificação e detectado que o veículo possui este dispositivo devemos utilizar um alarme tipo SUS (sistema universal sensorizado), que é acionado via gravação de pulso de seta pelo chaveador original carro. Este dispositivo dispara o alarme perimétrico via interruptor de porta quando detectado movimento no interior do veículo via cápsulas de ultrassom, este SUS geralmente é aplicado nas versões intermediária e completa do veículo.
Nas versões de entrada, caso não se verifique a existência do dispositivo perimétrico citado acima, mas o carro possua chavedor eletrônico podemos instalar um alarme do tipo Keyless com sirene, este sistema é bem conhecido por todos os instaladores de acessórios.
Fios do alarme
-Setas BR/CZ
-Terra carcaça do veículo
-Alimentação interligue no fio 2,5mm
da subida junto ao porta fusível da
bateria
-Interruptor de porta BR/MR fio fino.
-Todos os fios acima se encontram no
chicote da coluna esquerda.
-Pós-chave amarelo e tomada branca ao
lado do puxador de capô.
Sistema de iluminação frontal
Farol baixo H7
Farol alto H1
Farol de milha H11
Lanterna pingão
Com nenhuma das lâmpadas acima é necessário o uso de canceler
Serginho e Bila são da loja Stop Car Áudio Design, em São Paulo. Projetistas de som e formados em eletroeletrônica embarcada, foram recordistas brasileiros de SPL em 2006 em campeonatos de som automotivo.
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.
View Comments
Sr, saudações.
Li o artigo sobre o Alarme e vidro do Duster, pois estou pesquisando alguma solução para um problema que a Renault não quer solucionar (ao meu ver).
O fato é que eu tenho um duster 4wd 2014 e perdir a chave principal, aquela que vem com acionamento da tranca e alarme originais. A chave reserva não contem controle. Eu já acho o alarme de fábrica muito limitado, mas somos obrigados a não instalar outro pois tenho 3 anos de garantia e se cortar ou mudar a originalidade do carro, a culpa será da instalação, concorda? O que fazer para termos mais tecnologia sem perder a garantia do veículo. Existe alguma solução do tipo plug and play, sem cortes para duster, o qual posso instalar sem problema com a renault. Grande abraço.
Caro amigo aconselhamos a você refazer uma chave igual a que perdeu. Vamos explicar o porquê... Primeiro você terá que fazer de qualquer jeito quando for vender o veiculo pois esta chave faz parte do seu código do carro e o segundo segue dentro da garantia de fabrica. Quanto a limitação do alarme isto é muito simples de se resolver com o acoplamento de um sistema de ultra-som ao sistema original como citamos em nossa matéria, lógico que esta instalação deve ser feita em uma loja conceituada não pelo tamanho mas sim pela competência, lembre disto, levando em conta isto pode fazer todo o tipo de instalação fora da concessionária que você não vai ter problema exemplo estas que citou plug-in-play facilmente encontradas nas melhores lojas do segmento. Atenciosamente Serginho e Bila Stop car áudio design ...
Amigos da Revista Automotivo, saudações.
Agradeço a atenção e deixo meus elogios quanto à qualidade informativa do site.
A pergunta que me surgiu foi: Onde devo instalar tal dispositivo aqui em Niterói ou proximidade. Grande abraço
Mauro, usamos aqui a linha FKS, aconselho que o você entre no site deles e ligue no sac para que a empresa possa lhe indicar uma loja mais próxima de você aí no RJ. Abraço!
Companheiro, se você morar no Rio de Janeiro, se dirija ao Carrefour da Barra da Tijuca, lá tem um chaveiro que tem a chave original da Renault, e acredito que esteja pouco mais que R$ 400,00 (preço que vi já faz um ano e pouco, na época tinha um Sandero), o resto acredito ser configuração para a frequência do alarme. Boa sorte.
para fazer a subida com o sinal da seta preciso colocar um rele para inverter o sinal (modulo pw42 l sofl)
Rafael, te aconselho consultar o suporte do fabricante do modulo para maiores esclarecimentos do equipamento.
boa noite, vcs fazem ou indica alguem para a instalação do kit aventura na Duster?
Este esquema de ligaçao serve tambem para o Sandero? No meu caso 13/14. Com uma pequena diferença: sinal seta na passadeira fio roxo/branco.
Olá, Marcelo. Se seu carro tiver quatro vidros elétricos igual ao da matéria, sim, pois a plataforma elétrica do Duster e Sandero são as mesmas.
Boa noite, tenho um Sandero 2013/2014 e comprei o som original, porem não encontro nenhum local onde possa ser instalado, uns cobram um absurdo, outros falam que tem q desmontar o painel todo, outros dizem q não, estou com medo de levar em algum lugar que vai me cobrar caro e não fará o serviço correto. Podem me ajudar?
Paula, o que a Sra chama de absurdo? E qual é o modelo do seu equipamento e é na caixa? Aguardo seu retorno para melhor encaminhamento.
Boa tarde, preciso de uma ajudinha, o meu renault duster novo, tem um problema. O som desliga sozinho depois de alguns minutos. Mesmo em andamento. Alguma suguestão? Obrigado
Procure um concessionário. Isto me parece placa do aparelho.
Bom dia,
Este problema de o radio desligar sozinho mesmo em funcionamento do veiculo aconteceu com meu duster 2013, antes ligava com o acionamento da chave na ignição e desligava junto. Agora não realiza esta função e desliga sozinho.
Carlos, seu radio é original Renault? Se for e não tiver havido nenhum tipo de violação pós-fabrica, é só procurar uma concessionária para questionar sua garantia, pois se nada foi violado na fiação, pode ser um defeito do radio, ou, ainda mais grave, do próprio sistema elétrico.
Na Duster 2015 é possível fazer a instalação do módulo pronnect440 da pósitron? Tem que alterar o fio do pós chave também? E os fios VM/BR vai no positivo ou no negativo?
José, é melhor consultar o suporte da Pósitron antes do precedimento.
Olá equipe, bom dia.
Alguém poderia me informar ou indicar aonde eu posso colocar os botões do meu renault sandero para acender?
Ele já vem de fábrica sem as luzes.
Att.:
Djair Cabral
Djair, infelizmente esse é um erro mesmo. Infelizmente, ainda não temos para substituição de um conjunto com iluminação interna. Uma pena, com certeza.
Djair, concordo com você que faz muita falta, mas infelizmente não existe um botão com iluminação.
Bom dia, quando comprei a Duster 2017 gostei muito da luz diurna, só que descobri que a noite ela não desliga. Alguma vezes saio de madrugada para buscar a minha filha em saída de festa, fico dentro do carro para esperar e desligo os faróis mas a luz diurna não apaga o que me traz insegurança, gastaria de saber se tem algum jeito de desligar também a luz diurna.
Boa noite alguem poderia me ajuda comprei um dos ter 2016 e quando eu desligo ele trancou ele começa fazer um alerta de 10 em 10 minutos ele toca um bip verifiquei porta mala os vidros as portas e o capo tudo bem fechado mas continua alguém pode me dizer o que pode ser ?