Categories: Análise

Resumo do mercado em 2013

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

mercado-analise-tabela-03mercado-analise-tabela-03O ano novo chegou trazendo uma nova realidade e pedindo uma mudança de atitude. É preciso entender o que está acontecendo, analisar as oportunidades e eventuais ameaças e estabelecer a estratégia para tirar de letra este e os próximos anos.

Para entender melhor o mercado, é essencial ter uma visão de conjunto, saber que marca, veículo e categoria vende mais, qual a participação de mercado de cada um. É preciso analisar e comparar, procurar similaridades e diferenças com os resultados do seu negócio.

E para isso, é importante olhar um pouco para o passado recente.

A seguir, você encontra um resumo de alguns dados de 2013. Apesar da falta de recordes, dá para dizer que foi um bom ano. Já para 2014, as previsões da Fenabrave e da Anfavea, entidades que reúnem revendas e montadoras, apontam para a manutenção dos resultados de emplacamentos de 2013.

Participação de mercado 

É fácil entender o que significa participação de mercado: basta multiplicar o percentual de cada marca na tabela acima por 100. Portanto, de cada 100 veículos zero vendidos no Brasil, 21,96 são da Fiat, 19,62 da GM, 6 da Mini, 3 da Suzuki e assim por diante.

O segmento de veículos pequenos é o que oferece mais oportunidades para o mercado de acessórios, pois reúne a maioria dos modelos de veículos que saem de fábrica menos equipados com itens que a cada dia que passa o consumidor vai considerando como obrigatórios, como vidros e travas elétricos, alarme, etc.

Mercado de Usados

Em 2013, o mercado de veículos usados movimentou quase 9,5 milhões de unidades no país, entre automóveis e veículos comerciais leves, com um crescimento médio de 4,69% sobre os resultados de 2012. Merece destaque o crescimento de vendas dos comerciais leves.
A cada veículo novo emplacado, são vendidos em média 2,8 usados. Quando se considera modelo por modelo, a relação pode surpreender: o Celta supera a média, com 4,68 usados vendidos para cada zero emplacado; o Gol, com 4,28; o Uno, com 3,50 e o Palio, com 3,44, entre outros. Por outro lado, há modelos abaixo da média, como por exemplo o Fiesta, com 1,66 usados para cada zero, o Siena e a Strada, com 1,68 e o Civic, com 2,31.

 

Por Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

3 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

3 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

6 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

6 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

6 meses ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

6 meses ago