Categories: Análise

Resumo do mercado em 2013

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

mercado-analise-tabela-03mercado-analise-tabela-03O ano novo chegou trazendo uma nova realidade e pedindo uma mudança de atitude. É preciso entender o que está acontecendo, analisar as oportunidades e eventuais ameaças e estabelecer a estratégia para tirar de letra este e os próximos anos.

Para entender melhor o mercado, é essencial ter uma visão de conjunto, saber que marca, veículo e categoria vende mais, qual a participação de mercado de cada um. É preciso analisar e comparar, procurar similaridades e diferenças com os resultados do seu negócio.

E para isso, é importante olhar um pouco para o passado recente.

A seguir, você encontra um resumo de alguns dados de 2013. Apesar da falta de recordes, dá para dizer que foi um bom ano. Já para 2014, as previsões da Fenabrave e da Anfavea, entidades que reúnem revendas e montadoras, apontam para a manutenção dos resultados de emplacamentos de 2013.

Participação de mercado 

É fácil entender o que significa participação de mercado: basta multiplicar o percentual de cada marca na tabela acima por 100. Portanto, de cada 100 veículos zero vendidos no Brasil, 21,96 são da Fiat, 19,62 da GM, 6 da Mini, 3 da Suzuki e assim por diante.

O segmento de veículos pequenos é o que oferece mais oportunidades para o mercado de acessórios, pois reúne a maioria dos modelos de veículos que saem de fábrica menos equipados com itens que a cada dia que passa o consumidor vai considerando como obrigatórios, como vidros e travas elétricos, alarme, etc.

Mercado de Usados

Em 2013, o mercado de veículos usados movimentou quase 9,5 milhões de unidades no país, entre automóveis e veículos comerciais leves, com um crescimento médio de 4,69% sobre os resultados de 2012. Merece destaque o crescimento de vendas dos comerciais leves.
A cada veículo novo emplacado, são vendidos em média 2,8 usados. Quando se considera modelo por modelo, a relação pode surpreender: o Celta supera a média, com 4,68 usados vendidos para cada zero emplacado; o Gol, com 4,28; o Uno, com 3,50 e o Palio, com 3,44, entre outros. Por outro lado, há modelos abaixo da média, como por exemplo o Fiesta, com 1,66 usados para cada zero, o Siena e a Strada, com 1,68 e o Civic, com 2,31.

 

Por Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

6 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

6 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

9 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

9 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

10 meses ago