Categories: Análise

Resumo do mercado em 2013

O ano novo chegou trazendo uma nova realidade e pedindo uma mudança de atitude. É preciso entender o que está acontecendo, analisar as oportunidades e eventuais ameaças e estabelecer a estratégia para tirar de letra este e os próximos anos.

Para entender melhor o mercado, é essencial ter uma visão de conjunto, saber que marca, veículo e categoria vende mais, qual a participação de mercado de cada um. É preciso analisar e comparar, procurar similaridades e diferenças com os resultados do seu negócio.

E para isso, é importante olhar um pouco para o passado recente.

A seguir, você encontra um resumo de alguns dados de 2013. Apesar da falta de recordes, dá para dizer que foi um bom ano. Já para 2014, as previsões da Fenabrave e da Anfavea, entidades que reúnem revendas e montadoras, apontam para a manutenção dos resultados de emplacamentos de 2013.

Participação de mercado 

É fácil entender o que significa participação de mercado: basta multiplicar o percentual de cada marca na tabela acima por 100. Portanto, de cada 100 veículos zero vendidos no Brasil, 21,96 são da Fiat, 19,62 da GM, 6 da Mini, 3 da Suzuki e assim por diante.

O segmento de veículos pequenos é o que oferece mais oportunidades para o mercado de acessórios, pois reúne a maioria dos modelos de veículos que saem de fábrica menos equipados com itens que a cada dia que passa o consumidor vai considerando como obrigatórios, como vidros e travas elétricos, alarme, etc.

Mercado de Usados

Em 2013, o mercado de veículos usados movimentou quase 9,5 milhões de unidades no país, entre automóveis e veículos comerciais leves, com um crescimento médio de 4,69% sobre os resultados de 2012. Merece destaque o crescimento de vendas dos comerciais leves.
A cada veículo novo emplacado, são vendidos em média 2,8 usados. Quando se considera modelo por modelo, a relação pode surpreender: o Celta supera a média, com 4,68 usados vendidos para cada zero emplacado; o Gol, com 4,28; o Uno, com 3,50 e o Palio, com 3,44, entre outros. Por outro lado, há modelos abaixo da média, como por exemplo o Fiesta, com 1,66 usados para cada zero, o Siena e a Strada, com 1,68 e o Civic, com 2,31.

 

Por Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

fabio codellos

Recent Posts

Salão do Automóvel de SP 2025 recebeu mais de meio milhão de visitantes

Qual o balanço do salão do automóvel de são paulo 2025? Durante o evento, bem…

4 dias ago

Veikko by NP no Salão do Automóvel: confira o que marca levou para o evento

fabricante de soleiras, protetores e adesivos está no maior evento de carros do Brasil A…

1 semana ago

Ecotap no Salão do Automóvel: veja o que marca levou para o evento

No setor de acessórios, marca destacou produtos de borracha no maior evento do setor A…

1 semana ago

Renault Kardian recebe nota máxima no LATIN NCAP

SUV compacto é bem avaliado em novo teste pelo órgão independente Renault Kardian obtém nota…

1 semana ago

Corzus está no Salão do Automóvel 2025: veja os lançamentos da marca

Fabricante de amplificadores e caixas levou últimas novidades para o evento Screenshot Além de participar…

1 semana ago

Brucke engates no Salão do Automóvel: confira as novidades

Fabricante levou linha de engates e acessórios para o Salão Screenshot "Uma alegria estarmos com…

1 semana ago

This website uses cookies.