Categories: Seu Negocio

Saiba como montar uma loja de rodas

Mercado de rodas pode ser uma opção interessante

A cada dia que passa, os carros saem mais equipados de fábrica. Será que isso é uma má notícia para o seu negócio?

Não necessariamente: é verdade que menos proprietários vão precisar equipar os seus carros com itens como acionadores elétricos para vidros, alarme e som, mas a variedade de acessórios e equipamentos disponíveis no mercado é muito mais ampla e sempre existirão itens que não são oferecidos nos “pacotes” utilizados pela maioria das montadoras ou que oferecem preço mais atrativos no varejo especializado do que nas revendas.

Além disso, o segmento de veículos populares, que normalmente oferecem uma configuração de equipamentos mais “pobre”, promete continuar sendo o mais significativo do mercado automotivo brasileiro, continuando a oferecer muitas oportunidades de vendas para os empresários do nosso ramo.

Ao mesmo tempo, os consumidores deverão continuar querendo personalizar e diferenciar mesmo os veículos importados mais equipados, como mostra o artigo sobre a Porsche Cayenne Lumma nesta edição.

E finalmente, os consumidores que irão comprar veículos usados também vão aproveitar para, aos poucos, irem adicionando novos equipamentos e acessórios. É verdade que muito provavelmente você vai precisar se adaptar, seja fazendo alterações na linha de produtos da sua loja ou incrementando o seu negócio e passando a oferecer mais do que a venda e instalação de acessórios e equipamentos.

Thiago Francky acha que vender rodas é um b0m negócio

Uma das opções que pode valer a pena examinar é o mercado de rodas, que vem crescendo com força apesar da entrada de tradicionais redes e lojas de pneus e de muitos veículos já virem de fábrica equipados com rodas de liga leve. Para entender um pouco melhor esse segmento do mercado, a AutoMOTIVO foi ouvir o empresário Thiago Francki, da tradicional Colonial Rodas, de São Paulo.

Além de ser varejista, ele também tem uma empresa que vende rodas e pneus para outros lojistas, além de se dedicar a assessorar empresários que desejam montar lojas especializadas em todo o Brasil.

Segundo ele, vender rodas é um mercado cada vez mais interessante, pois mesmo donos de carros importados caros e sofisticados querem personaliza-los, trocando as rodas de liga leve originais por outras de aro maior ou aparência mais esportiva.

Além disso, complementa, abrir uma loja especializada não é a única opção disponível, já que criar uma área dedicada dentro de uma loja de acessórios é uma alternativa muito viável, bastando haver espaço para o mostruário, um elevador elétrico, uma máquina de montagem de pneus, um compressor e uma de balanceamento de rodas, pois o estoque pode ficar em outro local.

O investimento para abrir uma loja especializada gira em torno de 150 a 160 mil reais, desde que os equipamentos não sejam muito sofisticados e que o estoque se concentre nos itens de maior giro, já que a variedade de marcas, modelos e tamanhos é muito ampla.

A montagem da loja costuma ser rápida, demorando de duas e quatro semanas, principalmente em função do prazo necessário para a entrega e montagem dos equipamentos, já que rodas e pneus costumam ser despachados no mesmo dia. Essa rapidez, segundo ele, permite que os novos lojistas não precisem comprometer muito capital de giro com estoque.

De acordo com Thiago, a margem líquida costuma ser de 10 por cento e, na maioria dos casos, uma loja especializada consegue faturar a partir de 40 mil reais, mesmo que não seja grande ou tenha uma localização privilegiada, com tendência de esse faturamento aumentar conforme a loja vá sendo conhecida e cativando uma clientela.

 

fabio codellos

View Comments

  • eu acho muito bom isso pois eu pretendo abrir o meu próprio negocio mas ainda estou em duvida hoje eu trabalho em uma loja de som automotivo na santa ifigênia mas eu estou achando o movimento muito escasso eu nao sei como vai ser da qui pra frente por isso eu quero voltar para a mecânica e achei muito instrutivo e interessante gostei muito mesmo

Recent Posts

Salão do Automóvel de SP 2025 recebeu mais de meio milhão de visitantes

Qual o balanço do salão do automóvel de são paulo 2025? Durante o evento, bem…

4 dias ago

Veikko by NP no Salão do Automóvel: confira o que marca levou para o evento

fabricante de soleiras, protetores e adesivos está no maior evento de carros do Brasil A…

1 semana ago

Ecotap no Salão do Automóvel: veja o que marca levou para o evento

No setor de acessórios, marca destacou produtos de borracha no maior evento do setor A…

1 semana ago

Renault Kardian recebe nota máxima no LATIN NCAP

SUV compacto é bem avaliado em novo teste pelo órgão independente Renault Kardian obtém nota…

1 semana ago

Corzus está no Salão do Automóvel 2025: veja os lançamentos da marca

Fabricante de amplificadores e caixas levou últimas novidades para o evento Screenshot Além de participar…

1 semana ago

Brucke engates no Salão do Automóvel: confira as novidades

Fabricante levou linha de engates e acessórios para o Salão Screenshot "Uma alegria estarmos com…

1 semana ago

This website uses cookies.