Destaques

Saiba o que as empresas do setor automotivo estão fazendo para ajudar no combate da Covid-19

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Desde o dia 19 de março, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) vem atualizando a situação de todas as suas associadas sobre as medidas tomadas por cada uma delas para conter o avanço da Covid-19 no Brasil.

Seguindo orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde do Brasil, 19 fabricantes de veículos anunciaram interrupções de produção.

Algumas fabricantes de autopeças também optaram por suspender as atividades para permitir o maior isolamento social das pessoas, já que no momento, segundo os órgãos internacionais de saúde, esta é a forma mais eficaz de contenção da multiplicação de contágios pelo Coronavírus.

Devido a esta pandemia sem precedentes no mundo, algumas consultorias já apontam os primeiros impactos que a indústria pode sofrer.

A Bright Consulting, por exemplo, aponta que a produção de veículos leves pode registrar queda de 4% em 2020, voltando a um nível inferior ao de 2017.

Boas ações também se expandem no Brasil e no Mundo

O Corona vírus se espalha pelo mundo de forma crescente e muitos empresários já entenderam que não há como deixar de perder, mas podem minimizar as perdas e ainda colaborar com a saúde e a vida da população se trabalharem juntos.

Algumas montadoras, em parceria com o ministério da Economia, com o Senai e a Abeclin (Associação Brasileira de Engenharia Clínica) vão criar uma força tarefa com o objetivo de reparar todos os aparelhos de respiração auxiliar inoperantes no País.

O equipamento é fundamental no tratamento de pacientes graves infectados com o novo Corona vírus.

A General Motors do Brasil vai liderar esse movimento, que será coordenado por Carlos Sakuramoto, gerente de inovação da empresa.

A Volkswagen também está engajada em combater o avanço do Covid-19. Anunciou que vai emprestar uma frota de 100 veículos para utilização de prefeituras onde possui fábricas: São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Os carros são cedidos por empréstimo e deverão ser usados principalmente para apoiar deslocamento de profissionais da saúde e de equipamentos médicos.

Além disso, anunciou no dia 25 de março, que vai doar 2 mil máscaras de proteção facial para as administrações das quatro cidades.

O equipamento já fazia parte do estoque da montadora e normalmente é usado pelos funcionários da linha de produção.

A FCA começou a preparar suas fábricas nos Estados Unidos para produzir máscaras de proteção com volume estimado em 1 milhão de unidades por mês e doá-las aos profissionais que atuam na linha de frente no combate do avanço da Covid-19 no país.

A Ford se uniu a empresas como 3M e GE Healthcare para acelerar a capacidade de produção de respiradores auxiliares da 3M e em um modelo desenvolvido por técnicos da montadora a partir de ventiladores dos assentos da picape F-150, peças impressas em 3D e baterias portáteis.

Fonte: Automotive Business

Felipe Negri Vicentini

Share
Published by
Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

3 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

7 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

7 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

10 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

10 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

10 meses ago