Antes, o que considerávamos um opcional – ou mesmo um item de série de pouquíssimos carros de luxo, pelo seu alto custo (por volta R$ 2 mil reais, podendo chegar a R$ 7 mil) para um acessório de veículo – agora ao alcance de todos e podendo facilmente ser adaptado a qualquer veiculo pelo valor de R$ 600 a R$ 700 – bem mais em conta, se levarmos em consideração a média de ganhos do público em geral/consumidor final.
Várias empresas nacionais de tecnologia desenvolveram este produto para o nosso mercado com a mesma característica do sensor original de fábrica, mas com um grande diferencial: seu excelente custo-beneficio.
Vamos, agora, comentar algumas características técnicas destes produtos. O fator primordial – como o próprio nome sugere – é o acionamento automático do limpador de pára-brisa, assim, que a chuva começa, sem a necessidade de acionamento humano. O seu principio de funcionamento é o mesmo dos originais de fábrica.
Mas, como isto funciona?

A princípio, é um sistema muito versátil e de rápida resposta ativa – um dispositivo instalado no vidro detecta pelo seu sensor de captação a variação da superfície do vidro, assim que ele fica levemente umedecido pelas gotas de água da chuva. Este dispositivo funciona emitindo feixes de luzes invisíveis no vidro frontal do veículo e, quando a água ou mesmo a lama atinge a área de detecção, as condições de reflexão dos feixes emitidos são alteradas, gerando uma informação ao módulo e este gerando um sinal elétrico para o acionamento do limpador, que vai operar enquanto a chuva estiver caindo – e desligando-se assim que ela deixar de detectar a alteração de reflexão causada pelas quedas das gotas de água.

Um único ponto inconveniente neste sistema é que os limpadores podem ser acionados durante um dia de sol sem que o motorista deseje, ao passar com o carro (e o vidro dianteiro) em áreas de sombra – ou mesmo se o carro entrar em um túnel. Tudo isto é decorrente da variação de luminosidade que o sensor detecta como variação em seus feixes, interpretando chuva e assim acionando involuntariamente os limpadores. Para minimizar este inconveniente, a maioria das empresas criaram para o sistema uma chave de liga e desliga instalada no painel do veículo – tornando, assim, viável o acionamento e o desligamento dos sensores quando preciso.
Observação: este dispositivo deve ser considerado como um auxiliar ao sistema original, não dispensando o bom senso, não sendo aconselhável prescindir das normas de segurança e visibilidade na condução do veículo.

fabio codellos

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