Destaques

Spark atinge excelência no mercado de fontes

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Foi em Sacramento, cidade mineira de apenas 25.000 habitantes (segundo estimativa do IBGE) localizada a cerca de 500 km de Belo Horizonte e à mesma distância de São Paulo, que nasceram e residem até hoje Renzzo Scalon, apaixonado por som automotivo e Lester Scalon, seu pai. Renzzo frequentava eventos e campeonatos de som nas cidades vizinhas.

Acima, os sócios Lester Scalon e Renzzo Scalon, na linha de produção da Spark.

O jovem, que tirava notas medianas na escola, era aplicado, mas entediado com as matérias de rotina, fez um curso técnico de eletrônica e logo identificou a deficiência e falta de produtos que mantivessem as tensões e energias estáveis num sistema de som.

Decidiu então, juntamente com um ex-sócio, a fabricar de forma artesanal fontes de alimentação chaveadas de alto rendimento, atendendo inicialmente amigos e conhecidos. Pouco tempo depois, percebeu que já era preciso montar uma linha de produção para atender a demanda.

Foram dois anos até chegar no projeto final e foi aí que seu pai, Lester Scalon, com alto conhecimento em processos e recursos humanos, o auxiliou na formação e construção da fábrica. Estava formada a sociedade e a indústria Spark Eletrônica na cidade de Sacramento, inaugurada em dezembro de 2009, que hoje, com apenas 7 anos completos, é uma das principais indústrias fornecedoras de fontes do mercado nacional.

“Possuímos um parque fabril limpo, organizado, com ampla área de lazer e nossos funcionários possuem vários benefícios, e os horários são adequados para ninguém trabalhar no limite” - Sr. Lester Scalon
“Possuímos um parque fabril limpo, organizado, com ampla área de lazer e nossos funcionários possuem vários benefícios, e os horários são adequados para ninguém trabalhar no limite” - Sr. Lester Scalon
“Ainda temos espaço para fabricar tranquilamente o dobro do volume atual mantendo o mesmo nível de qualidade” - Sr. Lester Scalon
“Ainda temos espaço para fabricar tranquilamente o dobro do volume atual mantendo o mesmo nível de qualidade” - Sr. Lester Scalon

Marca é tudo

O nome – USINA – e sua logomarca foram criadas por Renzo mesmo. “Precisávamos de uma marca forte, agressiva e compatível com o segmento. Decidi pelo nome após consultar várias pessoas que foram unânimes no ok”. E a identidade do produto estava desenhada!

Produtos

No início foram lançados 3 modelos de fontes: 50 amperes, 100 amperes e 200 amperes. Atualmente, são mais de 10 modelos para o setor automotivo, além de fontes destinadas a outros mercados. Recentemente, a empresa lançou também um modelo inovador de carregador de tamanho reduzido para baterias de 60 ampéres, atendendo vários segmentos automotivos. “A produção saiu de duas a três fontes por dia para o número de 6.000 x mês em apenas 6 anos e temos espaço para ampliar hoje ao dobro mantendo a mesma qualidade”, explica Lester Scalon.

O momento da Resolução 624

“Veja, o usuário de som não é criminoso. Mais uma vez, devido a desinformação, criou-se um pouco esta cultura por parte da mídia. O que houve foram excessos e sobre isso, tenho certeza que nenhum fabricante é conivente. Excessos devem ser controlados, mas infelizmente, no Brasil, não existe bom senso”. No país, fiscalizar e regulamentar não é um processo simples, uma incompetência do governo. O mais fácil é proibir! E todos perdem uma receita que não é indispensável. Mas isto está sendo revertido e o mercado é grande o bastante”, afirma Renzzo Scalon.

Indústria e seu papel social

Atualmente a fábrica possui 70 funcionários diretos, fazendo sua contribuição para uma cidade com apenas 25.000 habitantes (estimado pelo IBGE). “Possuímos um parque fabril limpo, organizado, com ampla área de lazer e nossos funcionários possuem vários benefícios, e os horários são adequados para ninguém trabalhar no limite”, explica o Sr. Lester. “Estes são alguns pontos que todo empresário, seja ele fornecedor ou distribuidor, por exemplo, deveria levar em consideração para melhor qualidade de vida de todos e não simplesmente derrubar preços entrando todos numa “guerra” que ningúem ganha. Nem o consumidor, que aparentemente paga menos, mas pode estar levando muito menos também. O pior é para aquele que está pagando mais e levando menos pois a maioria dos consumidores não tem condição técnica de avaliar o que está comprando. Este é um caminho perigoso e não entramos nesse jogo”, complementa Renzo Scalon.

Spark no ENAN

No próximo mês, a Spark estará apresentando pela terceira vez a sua linha de produtos automotivos no ENAN – Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios, que reunirá em São Paulo entre os dias 21 e 23 de março os principais fornecedores e compradores de equipamentos som e acessórios automotivos do Brasil.

 

Texto: Fabio R. Codellos
Imagens: Fotos gentilmente cedidas por Lester Scalon

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

4 dias ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

4 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

4 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

8 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

8 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

8 meses ago