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Stellantis confirma SUV que será produzido em Porto Real este ano

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Na fábrica foram produzidos mais de 1,7 milhão de carros e 2 milhões de motores

Plataforma CMP deverá originar o C3 Sporty

A Stellantis celebra 20 anos da unidade fabril em Porto Real, no Rio de Janeiro e adianta um novo produto que será produzido na unidade ainda em 2021. A fábrica foi inaugurada em 1º de fevereiro de 2001 e já produziu mais de 1,7 milhão de carros e 2 milhões de motores da Peugeot e Citroën.

SUV é de origem indiana e tem menos de 4 metros de comprimento

A plataforma CMP é fruto de um grande investimento do grupo em uma nova linha de produtos. Fruto dessa base é o Peugeot 208 que vem da Argentina e aqui no Brasil a plataforma deverá originar o SUV Sporty e também um sedã compacto. Outra vantagem desta nova base é que pode ser usada em veículos a combustão ou elétricos.

C3 Sporty foi flagrado já em testes no Brasil – GESSER MOTORS/REPRODUÇÃO

O C3 Sporty foi flagrado já em testes no Brasil justamente nos arredores da unidade de Porto Real. O carro é um mini SUV, que deve chegar para concorrer com o recém-apresentado o Renault Kiger e que terá, em breve, o Nissan Magnite, ambos feitos sob a mesma plataforma.

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O SUV é de origem indiana e tem menos de 4 metros de comprimento. Além disso, terá elementos visuais dos Citroën vendidos na Europa com faróis afilados esculpidos no contorno do capô, perfil mais elevado, coluna C mais larga e formas geométricas ao longo da carroceria. Este recurso aliás tem sido usado desde o lançamento do C4 Cactus.

Investimento em Porto Real
Em relação a investimentos, a montadora investiu em 2019 cerca de R$ 220 milhões para implementar esta plataforma global. Já no período entre 2016 e 2018, a empresa destinou cerca de R$ 580 milhões para manter a linha de produção mais moderna, o que permitiu realizar os lançamentos dos modelos: Citroën C4 Cactus e novo Peugeot 2008.

Já entre 2017 e 2018, a linha de produção de motores recebeu R$ 56 milhões de investimento para modernizar a fabricação de virabrequins e ampliar a linha de blocos e cabeçotes. Por lá são produzidos os motores EC5 1.6l a gasolina e EC5 EAT6 1.6l flex.

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Marcos Camargo

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