Destaques

Stinger, o esportivo puro sangue da Kia

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Conhecemos de perto o carro, apresentado no Salão de NY em Abril e ele é surpreendente

Pouca gente sabe, mas o QG de engenharia da Kia não fica na Coréia, mas na Alemanha. Mais precisamente em Frankfurt, onde está baseado o badalado Peter Schreyer, seu Chief Design Officer, tirado a peso de ouro da Audi e responsável pela marcante renovação do visual dos produtos da Kia. Foi em Frankfurt que nasceu o “concept” Kia Gran Turismo ou simplesmente GT, apresentado em 2011 no Frankfurt Motor Show, um dos mais tradicionais e badalados salões de automóveis de todo o mundo.

A excelente acolhida que o público dispensou ao “concept” mostrou aos executivos da montadora a viabilidade de produzir um GT “de rua” e o projeto passou a ser desenvolvido pela equipe de Peter Schreyer. Como seria de se esperar de um Gran Turismo, os protótipos de pré-produção foram testados na famosa pista de Nurburgring, tradicional “casa” do Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula Um e o resultado final de todo esse esforço foi apresentado na edição de 2017 do Salão de Detroit.

Ao contrário de outras criações da equipe de Schreyer, o Kia Stinger não tem um visual muito moderno, como suas outras obras ou mesmo como o “concept” sugeria. De certo modo, seu design é conservador, remetendo a modelos como os da Maserati ou da BMW. Provavelmente isso é proposital, mirando num segmento específico de consumidores mais maduros, interessados em comprar um carro que não chame demais a atenção, mas que tenha um desempenho esportivo quando necessário.

Enquanto a equipe de Peter Schreyer cuidava do estilo do Stinger, a parte de desempenho ficou aos cuidados da equipe de Albert Biermann, ex-vice-presidente da divisão M (de veículos esportivos) da BMW e agora chefe de Desenvolvimento de Alto Desempenho da Kia. Portanto, a aparência semi-comportada do sedan da Kia deve encobrir um carro que dá prazer de pilotar quando se pisa fundo no acelerador.

A Kia oferece o Stinger com duas opções de motorização turbo: um 2.0 litros de quatro cilindros que desenvolve 255 hp e um V6 de 3.3 litros, que entrega 365 hp. Nos dois casos a transmissão é automática, com 8 velocidades e 5 diferentes modos de condução.

O estilo “comportado” do Kia Stinger pode enganar. Com motor de 365 hp e câmbio de oito velocidades, ele promete dar muito prazer ao dirigir.
A saia traseira com quatro saídas de escapamento é a única coisa que se destaca na traseira comportada.
Painel equilibrado e conservador.
Bom espaço interno e bancos projetados para segurar os ocupantes são destaque.
Todos os controles estão ao alcance do motorista

 

A tração pode ser só traseira ou integral. Para segurar toda essa potência, a Kia instalou freios Brembo nas quatro rodas de liga leve de 19 polegadas. Como não poderia deixar de ser, o motorista tem à disposição um grande número de equipamentos avançados de segurança, que a Kia chama de Tecnologia Drivewise: Alerta de Atenção ao Motorista (Driver Attention Alert – ADA), Assistência de Colisão Avançada (FCA), Frenagem de Emergência Autônoma (AEB), Advanced Smart Cruise Control (ASCC), Assistência de Manutenção de Faixa de Trânsito (Lane Keep Assist – LKA), Detecção de ponto cego (BSD) e Alerta de Trânsito Cruzado Traseiro (RCTA), entre outros.

Ainda às contas com a cobrança abusiva de IPI, a Kia não tem planos imediatos de trazer o Stinger para o Brasil. Isso, no entanto, não quer dizer que o modelo não esteja presente no stand da empresa no próximo Salão Internacional do Automóvel, em 2018. Vamos esperar – e torcer!

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

 

Felipe Negri Vicentini

Share
Published by
Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

1 semana ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

4 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

4 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

8 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

8 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

8 meses ago