Destaques

Tesla cresce 32% e se torna a marca automotiva de crescimento mais rápido do mundo, com um valor de marca de US$5,9 bilhões

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

A Tesla é a marca automotiva de crescimento mais rápido, aumentando + 32% para US $ 5,9 bilhões, de acordo com o ranking 2017 BrandZ™ Top 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo, lançado pela WPP e Kantar Millward Brown. O crescimento dessa marca se deve ao fato que os automóveis começam a posicionar-se como um objeto inovador, mas, ao mesmo tempo, de luxo, que oferece um excelente desempenho sem prejudicar o meio ambiente.

A Toyota continua a ser a marca de automóveis global mais valiosa. A empresa registrou uma queda de -3% no valor da marca, para US$ 28,7 bilhões, com o aumento das vendas compensado por desafios da modernidade, bem como pelo aumento do investimento e dos custos de mão de obra.

A BMW (US$24,6 bilhões) e a Mercedes-Benz (US$23,5 bilhões) completam as top 3 marcas automotivas mais fortes, com a Ford subindo uma posição e ocupando o quarto lugar com um valor de marca de US$13,1 bilhões.

Em um ano de sucesso em termos de venda, o valor total das 10 marcas de carro mais valiosas se manteve no patamar dos US$139,2 bilhões, comparado com a queda de -3% no último ano. No período, a inovação tem sido um tema forte para muitas marcas este ano, que estão buscando desenvolver soluções para os inúmeros desafios que enfrentam, incluindo as novas formas de propriedade e a melhor conectividade de seus veículos.

O nível de desempenho do setor reflete o fato de que, enquanto as vendas crescem em mercados-chave – tanto a China quando os EUA registram recorde em vendas – os descontos exigidos para serem competitivos reduziram as margens entre as principais marcas. Em contraste, as marcas de luxo evitaram a pressão dos preços e por isso representam agora 52% das Top 10 marcas de carros mais valiosas, comparado aos 36% que representavam em 2016, quando foi lançado o BrandZ Top 100.

Ao ser uma das maiores e mais efetivas plataformas de construção de marca do mundo, o ranking BrandZ reflete as marcas que estão integradas no estilo de vida do consumidor atual. Este é o único estudo de avaliação de marcas que combina entrevistas com mais de 3 milhões de consumidores globalmente, análise de resultados financeiros e análise de performance de cada empresa (usando dados da Bloomberg e da Kantar Worldpanel).

A Mercedes-Benz, crescendo +4%, foi a que teve melhor desempenho entre as 7 primeiras colocadas no ranking, enquanto o movimento mais significativo ficou mesmo entre as últimas posições deste top10.

Adicionalmente ao sucesso da Tesla, Land Rover (no.9) e Porsche (no.10) também cresceram bastante, +17% e +16% para US$5,5 bilhões e US$5,1 bilhões respectivamente. Land Rover aproveitou a crescente demanda por SUVs, enquanto Porsche construiu sua popularidade em mercados importantes da Ásia, como Taiwan, Cingapura, Malásia, Tailândia e Filipinas.

“O negócio da indústria automotiva está antecipando mudanças rápidas, e muitas marcas já estão se preparando para atuar em novos canais de vendas, mudanças no formato de propriedade de marca e a chegada de carros mais conectados e autônomos”, comentou Peter Walshe, Diretor de Estratégia do BrandZ Global na Kantar Millward Brown. “As pressões financeiras para entregar as vendas ao mesmo tempo em que investem e antecipam o futuro, estão colocando marcas estabelecidas sob grande pressão e criando espaço para que os recém-chegados, como a Tesla, avancem. Marcas fortes não só ajudam os grupos automotivos a aumentar as receitas existentes, mas também incentivam os consumidores a se manterem fiéis a elas, já que o veículo que eles conduzem muda fundamentalmente”.
Veja o ranking abaixo:

Rank 2017 Brand Brand value 2017 ($M) Brand value change Rank 2016 Rank in global Top 100
1 Toyota 28,660 -3% 1 30
2 BMW 24,559 -8% 2 35
3 Mercedes-Benz 23,513 +4% 3 40
4 Ford 13,065 0% 5 83
5 Honda 12,163 -8% 4 91
6 Nissan 11,341 -1% 6 100
7 Audi 9,393 -1% 7
8 Tesla 5,876 +32% 10
9 Land Rover 5,534 +17% 8
10 Porsche 5,141 +16% 9
Felipe Negri Vicentini

Share
Published by
Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

1 semana ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

4 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

4 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

8 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

8 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

8 meses ago