Veículos

Testamos a nova Volkswagen Saveiro Extreme 2024

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Versão mais equipada muda visual e mantém motor 1.6 MSI com câmbio manual

Saveiro Extreme 2024 (Marcos Camargo Jr)

A atual geração da Volkswagen Saveiro estreou em 2009. Trata-se do produto da marca mais antigo no Brasil. E para seguir com a mesma plataforma, a marca fez mudanças profundas nas versões da linha 2024. Agora vamos testar a versão mais completa e equipada da Saveiro, denominada Extreme que aposenta a conhecida “Saveiro Cross”

638kg de capacidade de carga (VW Divulgação)

Apesar das novas cores, novos acessórios originais como apliques, adesivos, uma nova dianteira mais “bicuda” com nova grade, é a mesma boa e velha Saveiro. Literalmente.

Pode parecer estranho mas mudar apenas o para-choque, o capô e dar à Saveiro alguns adereços estéticos melhoraram o visual da pickup. Na versão Extreme, a cor verde também é exclusiva bem como os adereços visuais como o rack de teto integrado ao santantônio, capota marítima e as rodas com acabamento diamantado de 15 polegadas.

mesmas medidas apenas com alguns centímetros a mais (Marcos Camargo Jr)


Interior com mudanças mais discretas

bancos em couro e forrações novas sobre as antigas portas (VW Divulgação)

Por dentro a mudança cosmética segue com novos bancos em couro, acabamento lateral nas forrações de porta, volante com revestimento em couro, pedais com capa metálica e multimídia Composition Touch de 6,5´ com conexão Apple CarPlay e Android Auto por cabo. Ela não tem Volksplay pois a arquitetura antiga não permite o uso da Volksplay.

interior com painel da Saveiro Extreme (Marcos Camargo Jr)

A versão traz boa ergonomia com regulagem de altura e profundidade da coluna de direção, monitoramento de pressão dos pneus, som com 4 alto-falantes e 2 tweeters e bloqueio eletrônico de diferencial. Itens como acendimento de farol automático, sensor de chuva, retrovisor fotocrômico e controle de descida com função off road são cobrados à parte no Pacote tech (R$ 2.160).

638kg de capacidade de carga (Marcos Camargo Jr)

Saveiro Extreme 2024: medidas

Sem mudar o projeto, a Saveiro Extreme segue com os mesmos 2,75, de entre-eixos mas agora são 4,49m de comprimento, 1,72m de largura e 1,56m de altura. A pickup leva 638kg de carga ou 580 litros de volume.

Motor 1.6 MSI (Marcos Camargo Jr)

Motor MSI: nada de turbina

O motor na Saveiro 2024 é o mesmo 1.6MSi quatro cilindros aspirado e flex que rende 110/116cv e 16,1kgfm de torque combinado com transmissão manual de cinco marchas. Sem opção de câmbio automático (que já esteve conectado a esse mesmíssimo motor no Gol e Voyage), fica a pergunta do porque a VW teria optado por deixar a Saveiro só com transmissão manual.

perfil lateral da Saveiro Extreme (Marcos Camargo Jr)

Apesar do conjunto mecânico conhecido não se pode negar que há equilíbrio. O câmbio dócil, típico de Volkswagen, tem engates suaves e convidam o motorista a encontrar a marcha ideal com prazer. A suspensão e a direção são bem precisas, o uso de molas helicoidais confirmam uma condução agradável. O motor pode ser antigo mas tem entrega de potência na medida para a Saveiro Extreme. Mas sim, poderia ter câmbio automático como os clientes apreciam.

Antiguidades

A Saveiro Extreme 2024 mantém algumas antiguidades como as duas portas (e não quatro na rival Fiat Strada), o nicho de manivela nas portas e a capa do pino de porta, o vidro traseiro basculante e o pequeno banco traseiro em ângulo reto, apertado para os passageiros.
Até mesmo os farois halógenos, amarelados, denunciam a idade da Saveiro Extreme. Há farois de neblina para equilibrar.

Saveiro Extreme custa até R$ 116 mil com pacote Tech (VW Divulgação)

Conclusão: vale a pena?


No fim das contas a Saveiro continua em linha para atender mesmo quem precisa trabalhar com a pickup. As escolhas conservadoras, o motor aspirado, a ausência de câmbio automático também são virtudes sob essa ótica. Ela terá baixa manutenção além da renomada virtude da robustez. Custa R$ 116 mil no modelo avaliado com o Pacote Tech. Fica honesto diante dos R$ 132,9 mil cobrados pela rival Fiat Strada Ranch ou Ultra e ainda mais em conta se comparado com a Chevrolet Montana 1.2 turbo e câmbio automático ou Renault Oroch, ambas a um custo superior aos R$ 140 mil.


Para concluir fica mais evidente que a VW só mudou a Saveiro para lhe dar novos ares, sem a pretensão de atingir um novo tipo de consumidor. Os mais conectados não não se encontrar na Saveiro mas o consumidor tradicional continuará se sentindo em casa a bordo da renovada pickup.

Marcos Camargo

Share
Published by
Marcos Camargo

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

6 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

6 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

9 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

9 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

9 meses ago