Painel

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss

Depois das multimídias e do painel head up display, o futuro está com os painéis do tipo holográfico. Usando um tipo específico de revestimento no vidro, a solução foi patenteada pela Hyundai. Os carros com tela digital e multimídia ao lado mesmo que estejam sob a mesma moldura podem ficar no passado em breve com essa novidade. Isso é o que prometem as montadoras que estão trabalhando em novos projetos para ter informações do veículo projetadas na tela, ou melhor, no pára-brisa. E isso pode ocorrer já em 2027 e vai muito além de um “head up display” que está se popularizando. 

Depois do Cadillac Escalade ostentando uma enorme tela de 55 polegadas e o Lincoln Navigator com uma tela de 48 polegadas nos Estados Unidos há outras montadoras neste projeto. E essa disputa na verdade não é apenas sobre tamanho de tela mas sobre integração de tecnologia e novos formatos. 

Essa mudança pode chegar mais cedo do que o esperado, graças à Hyundai Mobis, que se uniu à fabricante de lentes Zeiss para criar um “display holográfico no para-brisa”. Ele transforma o para-brisa em um display head-up de alta tecnologia, capaz de substituir o painel de instrumentos digital, o sistema de infotainment e a tela do passageiro da frente. Além disso, por ser apenas uma projeção, os motoristas podem “ver várias informações sem desviar os olhos da estrada”.

A Hyundai diz que a produção em massa desse tipo de solução pode começar já em 2027.

Isso porque a Hyundai Mobis disse à imprensa asiática que o display depende de um projetor de alta tecnologia e de um filme transparente aplicado no para-brisa. O próprio filme tem uma espessura apenas um pouco maior que a de um fio de cabelo humano, medindo apenas 100 micrômetros e isso tudo aplicado ao vidro do veículo. 

O desenvolvimento m do produto já está em andamento, e a tecnologia foi recentemente demonstrada para “clientes automotivos globais domésticos” e devemos lembrar que Kia e Hyundai pertencem ao mesmo grupo. A empresa também disse que o HUD holográfico deve deve estar presente em até 7 milhões de unidades até 2030, estabelecendo-se como uma nova tendência no campo de displays de próxima geração.

Marcos Camargo

Recent Posts

Salão do Automóvel de SP 2025 recebeu mais de meio milhão de visitantes

Qual o balanço do salão do automóvel de são paulo 2025? Durante o evento, bem…

3 dias ago

Veikko by NP no Salão do Automóvel: confira o que marca levou para o evento

fabricante de soleiras, protetores e adesivos está no maior evento de carros do Brasil A…

7 dias ago

Ecotap no Salão do Automóvel: veja o que marca levou para o evento

No setor de acessórios, marca destacou produtos de borracha no maior evento do setor A…

7 dias ago

Renault Kardian recebe nota máxima no LATIN NCAP

SUV compacto é bem avaliado em novo teste pelo órgão independente Renault Kardian obtém nota…

1 semana ago

Corzus está no Salão do Automóvel 2025: veja os lançamentos da marca

Fabricante de amplificadores e caixas levou últimas novidades para o evento Screenshot Além de participar…

1 semana ago

Brucke engates no Salão do Automóvel: confira as novidades

Fabricante levou linha de engates e acessórios para o Salão Screenshot "Uma alegria estarmos com…

1 semana ago

This website uses cookies.