Você sabia que a troca das lâmpadas halógenas originais do automóvel pela tecnologia LED é permitida?
Essa possibilidade é garantida pela resolução 227 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e proprietário do veículo deve seguir algumas determinações.
Para as lâmpadas de farol, seja alto, baixo ou neblina, é necessário fazer mudança no documento do veículo, onde constará a alteração do tipo de iluminação usada.
Leia também:
Isso é necessário pois o Contran considera a troca para o LED como uma mudança na tecnologia do veículo e a alteração deve constar na documentação do veículo.
O processo de mudança do documento é feito no Detran e visa garantir que a lâmpada de LED obedeça aos critérios das lâmpadas originais, ou seja, que ela ilumine a via sem ofuscar os outros motoristas, por exemplo.
Nesse momento a diferença de qualidade entre as lâmpadas de LED é visível. A lâmpada da Philips, por exemplo, foi desenvolvida para iluminar muito mais, porém somente dentro da área permitida, o que aumenta a visibilidade do motorista sem ofuscar quem vem no sentido contrário.
Caso seja detectada a substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED e a documentação não estiver em dia, está prevista multa e perda de pontos na carteira de motorista.
Para qualquer substituição na iluminação interna do veículo não é necessário mexer nos documentos.
Alterações no carro
Apesar de simples, a mudança para as lâmpadas de LED deve ser feita por um profissional habilitado.
Leia também:
É preciso checar a regulagem dos faróis para alinhar de forma correta a emissão de luz de acordo com o que é previsto na lei. O serviço é fácil e pode ser feito em oficinas ou autoelétricas.
Na maioria dos casos, o uso de LED não causa interferência no computador de bordo do carro, mas é importante ficar atento para qualquer mudança.
O baixo consumo das lâmpadas, como as da Philips, pode ser erroneamente confundido pelo sistema, que aponta que ela está queimada.
Leia também:
Caso isso ocorra, é possível instalar um produto chamado Canceller, que corrige o erro.
De olho nas exceções
Nem todo carro pode ter seu sistema de iluminação modificado devido a algumas restrições eletrônicas e de encaixe para poucos modelos no mercado.
Por isso, antes de sair trocando as lâmpadas, é necessário verificar a compatibilidade e observar se o tipo de LED é o mesmo da lâmpada original do veículo.
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.
View Comments
E quanto custa pra fazer essa mudança, sou instalador e sempre somos questionado pelo cliente se proibido, sabemos que sim, mas que pode ser feito essa alteração de tecnologia, mas não sei quanto custa.