Destaques

Tury inaugura nova fábrica e investe pesado em qualidade e produtividade

Investimento em toda infraestrutura da nova fábrica chega perto dos R$ 5 milhões

Se preparando para atender as exigências de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, no final do ano passado a Tury do Brasil transferiu as suas atividades para uma nova fábrica em São Bernardo do Campo, berço da indústria automotiva brasileira, onde também estava localizada a fábrica anterior.

A mudança para as novas e modernas instalações é estratégica e faz parte dos investimentos da empresa para atender o crescimento da demanda do mercado brasileiro, a entrada em novos segmentos e a expansão internacional.

A nova fábrica ocupa um imóvel próprio com mais de 8.000 m2 de área construída em um terreno de 25.000 m2. de área. A mudança, além de praticamente quadruplicar a área fabril e de escritórios em relação às instalações anteriores, oferece à direção da empresa tranquilidade em relação ao atendimento de futuras necessidades de expansão.

Mais do que só uma mudança

A Tury não se limitou a fazer uma simples transferência de instalações e, aproveitando a oportunidade, investiu pesado na nova fábrica, nos novos escritórios e na estrutura de apoio para poder se adequar às exigências de uma indústria moderna.

Entre as diversas melhorias introduzidas, as novas instalações oferecem uma extensa área dedicada ao estoque e expedição de produtos, novos espaços produtivos, bem como um amplo e moderno refeitório e áreas para descanso e lazer dos funcionários, cujo número foi ampliado consideravelmente.

O investimento em toda infraestrutura da nova fábrica chega perto dos R$ 5 milhões, que resultaram em inúmeros upgrades no fluxo de produção e em um ambiente de trabalho muito mais moderno e agradável.

Essas melhorias já estão se refletindo em avanços na qualidade dos produtos, em aumentos de produtividade e até na atitude da força de trabalho, que segundo Daniel Turi, diretor da Tury, está engajada e aproveitando para fazendo inúmeras sugestões de mudanças.

Daniel Turi, Diretor

A despeito do expressivo aumento de área produtiva, a Tury não se acomodou e, para fazer frente às necessidades resultantes dos ganhos em produtividade e da retomada do ritmo do mercado, já está investindo em novas ampliações e no melhor aproveitamento do espaço vertical do novo prédio.

De acordo com Daniel, a nova fábrica faz parte de um plano de expansão Tury, que contempla uma nova abordagem comercial e de marketing que suporte a crescente demanda nacional e internacional projetada pela empresa.

Novos equipamentos

Os equipamentos foram destaque fundamental no investimento feito, a exemplo dos utilizados na produção e controle de qualidade de placas eletrônicas e os dedicados à produção de chicotes elétricos. Mesmo com os novos maquinários tendo acabado de ser instalados, novos investimentos já estão previstos a curto prazo.

Um dos exemplos do resultado positivo da estratégia da empresa, apostando na verticalização e em um rígido controle de processos voltado para eliminar a ocorrência de falhas e aumentar a qualidade dos produtos, é a área de chicotes elétricos.

Para fazer frente aos problemas de qualidade e prazo de entrega que estava enfrentando com a produção terceirizada, que se refletiam negativamente na avaliação de seus produtos, a empresa entendeu que era necessário passar a responder por toda a produção.

Para isso foi preciso investir em uma série de novos equipamentos que, não só eliminaram os problemas enfrentados com fornecedores externos, como também permitiram alcançar um nível de qualidade superior e abrir um novo segmento de atuação, com o fornecimento de chicotes para montadoras e outras indústrias de diversos segmentos.

Hoje a empresa tem cinco frentes de atuação, cada qual sob os cuidados de uma equipe de vendas dedicada: acessórios automotivos para o aftermarket, acessórios automotivos para montadoras, exportação, GNV e vendas industriais. A estrutura produtiva é compartilhada e utilizada de acordo com a demanda de cada segmento.

Trabalho a longo prazo

Segundo Daniel Turi, o processo de melhoria não pode ser pontual. Ele tem de ser contínuo e é preciso trabalhar sempre com olhos postos no futuro, planejando o crescimento da empresa e a preparando para fazer frente às demandas dos próximos anos.

Daniel confessa estar bastante otimista com as perspectivas para 2018 em função dos bons resultados colhidos nos últimos anos, quando, mesmo num período difícil para o nosso mercado, a empresa registrou crescimento tanto em termos de vendas quanto em participação de mercado (market share).

Ele esclarece que esses não são resultados colhidos por acaso, mas consequência de um contínuo e cuidadoso trabalho de planejamento. “Há anos que a empresa estava se preparando para crescer, mapeando oportunidades no mercado brasileiro e no Exterior”, explica.

Segundo Daniel Turi, embora sejam resultados muito bons, não dá para se contentar com eles. O planejamento da empresa para os próximos cinco anos abrange expandir o reconhecimento da marca Tury como sinônimo de produtos de qualidade, nos quais se pode confiar, para instaladores, lojistas e consumidores finais de todo o continente latino-americano.

O investimento em pessoal também faz parte do plano de expansão da Tury, para isso a empresa está reforçando seu quadro gerencial com profissionais altamente capacitados e aumentando a quantidade de funcionários na produção para que suportem todo plano de expansão desenhado.

Filiais garantem atendimento de alto padrão

Um dos muitos pontos dessa estratégia de conquista de mercado é a abertura de filiais, de modo a garantir um melhor atendimento aos clientes, um suporte técnico do mesmo nível que o oferecido pela matriz e um abastecimento rápido e confiável.

A Tury está investindo em países na América Latina e possui um plano de expansão internacional, já em execução. Daniel revela que a conquista do novo mercado é feita com calma, não só vendendo, mas garantindo todo o apoio necessário para que os novos clientes tenham bons resultados com a linha de produtos Tury.

Ele esclarece que um dos cuidados da empresa, é entender as particularidades do mercado de acessórios de cada país, chegando até a desenvolver produtos para atender às necessidades específicas. Em função dos bons resultados obtidos, a empresa já estuda repetir o investimento em outros países.

A estratégia da empresa também abrange a abertura de filiais no mercado brasileiro.Duas delas já estão em funcionamento e outras estão previstas para curto prazo para outros estados. Uma das justificativas para o investimento é a linha de produtos cada vez mais extensa da empresa, que já soma 360 part numbers (códigos de peça) diferentes só para veículos comercializados no Brasil.

A justificativa para a abertura das filiais, é que além de possibilitar um abastecimento mais rápido e fácil, diminuindo o custo operacional dos clientes, uma filial permite à Tury estar mais próxima dos clientes da região, podendo atendê-los melhor e conhecer melhor suas características e necessidades, com óbvios ganhos em termos de relacionamento comercial e fidelização.

Lançamentos devem fomentar novos negócios

Aproveitando a presença dos principais compradores do Brasil e de importadores da América Latina e Caribe, a Tury vai apresentar no seu stand no ENAN 2018, no próximo mês de abril, um produto inovador que vem sendo desenvolvido há anos e que deve contribuir para que os resultados a serem obtidos a partir deste ano sejam ainda mais positivos.

Esse e outros lançamentos da empresa devem fomentar novos negócios e garantir que a empresa continue repetindo – e até superando – os bons resultados obtidos nos últimos anos.


Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Equipe AM/Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.