Alemães desenvolvem sistema onde uma tecla de ajuda e um robô virtual tornará o ato de dirigir muito mais tranqüilo
Sabe quando você compra um carro novo e não conhece a fundo suas funções e suas características básicas? Obviamente o manual do carro passa a ser um guia para que você comece a entender cada detalhe de seu veículo.
Mas como a era do papel está cada vez mais distante da realidade, os manuais também estão começando a ficar esquecidos dentro dos porta-luvas, pois agora uma nova tecnologia se tornará um objeto comum aos veículos de ponta – a tecla F1 Avatar.
Pense um manual eletrônico! Aqueles que encontramos quando iremos instalar um software nova em um computador. Certamente ele sempre vêm com o auxílio de uma tecla F1 que trata-se de uma tecla de ajuda, caso você tenha alguma dúvida em relação ao software. Pois bem, essa tecla F1 agora fará parte dos carros também.
As telas touch screen nos carros crescem cada dia mais e agregam mais funções a elas, além do entretenimento e dos navegadores GPS, agora a F1 estará presente nos carros, segundo projeto dos engenheiros da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha.
Mas obviamente como um projeto tecnológico, uma simples tecla F1 não surtiria o efeito imaginado pelos idealizadores e com tantas tecnologias automotivas o grande diferencial da invenção dos engenheiros alemães, sem dúvida é a inclusão de um avatar (um boneco virtual) pronto para esclarecer as dúvidas dos usuários do veículo, com clareza.
Detalhes de como ligar o desembaçador traseiro ou informações mais técnicas como a calibragem dos pneus, serão sanadas pelo avatar.
Além dessas funções esclarecedoras, o avatar ainda possui um assistente virtual chamado Avicos (Avatar Based Virtual Co-driver System), ou seja, um co-piloto virtual.
O boneco Avicos, ouve e fala através de um sistema de inteligência artificial que com o auxílio de um sintetizador de voz interpreta as questões feitas pelos usuários.
Como parte dos explicativos, imagens e filmes ilustram as respostas, demonstrando passo a passo das funções do carro e assim, o motorista somente aponta o item que quer explicação.
Outra inovação é o Touch & Tell que com um simples toque possibilita que o motorista possa ter contato com o avatar que explica de prontidão como operar o controle.
Outra vantagem do Avicos é que ele pode ser utilizado normalmente com o carro em movimento e para que o motorista não se distraia com o sistema, conforme acontece o aumento da velocidade do veículo, proporcionalmente acontece o desativamento das instruções que dependam do olhar para a tela, assim as animações são suspensas e apenas a voz é mantida.
Mas para quem acha que um robô virtual é o ápice do desenvolvimento tecnológico, está enganado, ainda há um trunfo na manga dos engenheiros de Munique – o reconhecimento do humor do motorista.
Parece estranho, mas o avatar reconhece e adapta-se ao humor apresentado pelo motorista, isso é possível através de uma análise feita pelo tom de voz e ritmo da fala, com um programa que consegue mensurar como o motorista está, por exemplo, muito ocupado com o trânsito.
Quando a análise detecta que há um nível alto de estresse, automaticamente o nível de interação do avatar diminui, como se o Avicos reconhecesse a melhor hora de ficar em silêncio.
O navegador GPS também pode ser acoplado a toda essa tecnologia de inteligência artificial, oferecendo indicações com maior ou menor freqüência, baseando-se no humor de quem dirige.
Inicialmente o sistema está em testes em carros da Audi, todavia não existe uma previsão concreta de quando o Avicos entrará como um acessório na linha de produção.Mas, para você que instala acessórios automotivos, fique atento, o futuro está mais próximo do que se possa imaginar!
Por: Bianca Souza
Fotos: Arquivo RA
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.